[Dúvida] Por que os tops chineses jogam com...

… madeiras de material diferente?
O que eu quero dizer é que os classistas migraram para as carbonadas:

• WL e Ma Long com TBS
  • ZJK com Viscaria
  • Chen Qi com Maze

Enquanto os classinetas permaneceram com madeiras puras:

• ML com ML YEO
  • WH com H-Hao
  • XX com Ebenholz ou Rosewood

Eu tenho um palpite sobre isso mas gostaria primeiro de ler a opinião de vocês.

Nakata,

Como já dito anteriormente em vários outros tópicos, o forehand caneta/classineta é considerado mais “agresssivo” do que o forehand clássico (lembrando que há excessões).

NMO eu acho que se deve a isso os classistas estarem migrando para madeiras mais rápidas, tentando se equivaler de alguma forma a agressividade dos classinetas.

De forma alguma quero dizer que o forehand clássico não é eficiente, mas sim menos agressivo. Como já joguei nos 03 estilos eu posso garantir que meu jogo era mais “Kamikaze” quando jogava caneta/classineta, 3º bola forte e tentando matar o ponto, hoje jogando clássico tento mais trocas de bola.

Abraço.

Maybe os clássicos chutaram o balde tal como vc fez na assinatura citando literalmente seu hardware atual…ehauehaueah
(Não resistí a piadinha infame…rs…)

Voltando ao tópico, realmente não tinha me perguntado sobre essa questão, talvez os clássicos estejam com menos booster que os classinetas, visto que até o Liqin já foi pego no “antidopin” de material.

[]´s

Oq o junior flw pra mim é válido, mas eu tenho mais uma opinião tb.

Eu acredito q no classineta se utilize mais do jogo de punho q os classistas, principalmente no fore. Entao eu acho q com as madeiras puras se dá mais controle para aproveitar mais esse movimento do punho, já q em tese segura mais a bola.

Bem essa é minha opinião.

Já que é um tópico de dúvidas e sobre raquetes, vou aproveitar para perguntar uma coisa ao Mutley-BR.
Então Mutley, vi na sua assinatura que você usa uma raquete pra treino diferente da de jogo, como isso funciona? Você não se confunde na hora de jogar? (confusão a respeito do ângulo da força nos katos, essas coisas)

Desculpem perguntar nesse tópico, mas desde que vi a assinatura fiquei curioso a respeito disso.

Abraços!

Falae grande…

É sim um negócio meio doido, reconheço. Mas com algum tempo investido em pesquisa de materiais e testes, acabei chegando neste “esquema” que tô hj em dia.

Uso o material mais frenético pra dar treinos pq me poupo muito mais, me cobra exatidão nos bloqueios (ângulo e tempo de bola) quando fico de sparring.

Quando alguém bloqueia pra mim, faço uso da raquete com chinesa no forehand pra calibrar o movimento. De cara sei que não vai ser por força (somente) que o drive sairá bom, mas sim com o uso certo da técnica, tempo de bola, etc… Objetivo é melhora da regularidade.

Daí quando vou pra partida, uso a que me dá o melhor dos 2 mundos: Bloquear com a p700 fica infinitamente mais fácil visto que bloqueava com Amultart… Dar drives com p700 e borracha européia saem mais rápidos e mais regulares já que conseguia acertar usando TG3.

Claro que pra não zonear minha cabeça, não faço essa salada mista próximo de competições, tipo com 1 semana e meia antes do torneio só fico na p700, independente do que eu faça.

Ah, de quebra ainda tenho o “bônus” de poupar minhas borrachas de jogo… Minhas Hexer tem mais de 6 meses de adquiridas e estão ainda em boas condições.

(Imagine o que fiz nas férias de testes e misturas entre as raquetes…rssss…)

[]´s

Esclarescendo, eu não “chutei o balde” em relação ao tênis de mesa. Eu diria que fui chutado para este canto do mundo onde o esporte ainda vive na pré-história…
Quanto a questão que propus, eu também acredito que os classistas chineses estão usando carbonadas em parte por causa da perda de potência em relação as madeiras de 5 folhas. E ainda mais com as borrachas super tensionadas (leia-se Tenergys) usadas pelos europeus, a desvantagem ficaria evidente para os classistas chineses se continuassem com 5 folhas. Isto porque o jogo clássico em geral tem amplitude maior que o jogo de caneteiro, ou seja, o oponente de um classista tem mais tempo de reação do que o oponente de um classineta chinês.
Por outro lado, os classinetas chineses permaneceram com 5 folhas principalmente por causa do forehand. O drive de forehand de um classineta tem uma característica única de unir o movimento do braço + movimento de pulso no impacto. Ma Lin usa isso com frequencia. E com madeira de 5 folhas, que segura mais a bola, o raquete fica ideal para tal jogada. Se se tentar com carbonada, a raquete solta muito rápido a bola, não aproveitando totalmente o movimento de rotação do pulso.
E além disso, como já foi citado, o drive de classineta em geral é mais potente que o de classista, por apoiar os dedos atrás da raquete, e por pegar a bola num tempo menor que os classistas. Talvez o termo nem seja potência, mas ganho de velocidade e diminuição do tempo de reação do adversário.
Mas como eu citei antes, é apenas um palpite, nada disso deve ser considerado 100% correto.