Gostaria de uma orientação dos colegas quanto ao critério de escolha da dureza da esponja para o backhand e forehand. Aparentemente é uma discussão teórica (creio que cada um deve analisar o que lhe cai melhor, conforme o seu estilo de jogo, não é?). Mas, ainda assim, qual esponja, em tese, deveria ser mais “dura” e qual deveria ser mais “mole” (entre o backhand e o forehand)? Ou essa diferença não deveria existir?
No meu caso, comprei uma lâmina YASAKA MA LIN EXTRA OFFENSIVE FLA e borrachas (esponjas tensionadas) YASAKA MARK V HPS e YASAKA MARK V HPS SOFT (esta é mais macia). Confesso que estou com dificuldades de adaptação e não encontrei uma resposta para a minha pergunta acima, embora tenha jogado apenas duas vezes com esta raquete. Antes usava uma lâmina TIBHAR SENSITEC, com borrachas NIMBUS SOFT nos dois lados.
Pra complementar, meu estilo de jogo é a curta (+) e média (-) distância. Gosto de drives e procuro atacar sempre que possível. Mas não bato até em mosquito quando sobe da mesa :lol: . (Por curiosidade, isso seria OFF ou ALL?)
Trenei e competi por cinco anos, na década de 80 (não vale me chamar de Dinossauro :roll: ). Voltei a treinar há alguns meses (apenas por esporte), quatro vezes por semana. Também mudei de estilo (caneta para clássico) há pouco tempo. Acredito que isso tudo está influenciando, não é?
Abs a todos!
Eu vou falar por mim.
apanhei muito tempo tentando achar alguma borracha pro meu back, sempre me falaram de borracha macia, que era melhor e tals, no fim foi um amigo meu que usava borracha igual dos dois lados que me falou um negocio interessante com as duas iguais é mais facil porque voce nao tem que pensar como bater so porque mudou o lado da raquete.
e realmente porque na frente gosto de borracha mais dura pra chapar mais, ai se ponho uma mole no back tenho que ficar so raspando. nao acertava um back, agora com duas duras eu acerto uns dois de cada 10 tentados hehe
De fato, DarkStalker.
Talvez seja exatamente este o ponto. Eu usava uma lâmina TIBHAR SENSITEC, com borrachas iguais, TIBHAR NIMBUS SOFT nos dois lados. Senti que o conjunto estava ficando lento e resolvi fazer um “up grade” (mas sem exageros). No entanto, talvez, tenha errado em adquirir duas borrachas diferentes, pois tenho sentido diferença entre ambas e não consegui, ainda, lidar bem com isso. Percebi uma necessidade de mudar bastante os movimentos para não errar com frequência, principalmente na posição em que coloco a borracha mais “dura”. Não sei se vou acostumar e encontrar uma posição ideal para essa borracha. Ou vou acabar trocando de borracha logo por outra soft e guardando a HPS normal para uma outra troca, também com borrachas iguais.
Esta nunca deixará de ser uma questão subjetiva. Tem tudo a ver com o estilo de jogo de cada um, mas eu diria que tem muito a ver também com os objetivos de cada um. Qual o seu objetivo? Se tornar um profissional? Vencer os colegas no rachão? Jogar por prazer? Jogar torneios locais?
Vou falar por mim. Eu jogo por prazer mas ocasionalmente disputo torneios locais. E quando jogo torneios jogo tentando vencer, evidentemente. Sendo assim o material que eu uso nos treinos, na verdade rachões, tem que ser o mesmo que usarei nos torneios, para me acostumar a eles. Aqui entra o objetivo maior (vencer no torneio) que influencia diretamente na minha escolha de materiais.
Como eu conheço muitíssimo bem meu próprio estilo (tem gente que não sabe o seu…) optei por colocar borracha de alto índice de acerto (para mim) no backhand, já que tenho o back como melhor opção de ataque. E como meu forehand é apenas razoável e pouco ofensivo, optei por colocar borracha que gera muito efeito para tentar passar a bola mais difícil para o oponente.
Claro que você pode perguntar: mas como eu vou saber se tal borracha me fará acertar mais? Aí não tem jeito, só mesmo testando diferentes materiais para tirar a dúvida. A dica é pegar a raquete dos companheiros de clube emprestada e bater bola para ver se se adapta ou não ao seu estilo. Comprar 2 borrachas como você fez, no escuro, é muito arriscado e a possibilidade de jogar dinheiro fora ou atrasar seu desenvolvimento, é grande.
Antes de mais nada, gostaria de agradecer pela atenção do NAKATA e demais colegas e, também, de elogiar o profissionalismo do site.
Confesso que fiquei preocupado ao ler o tópico ATENÇÃO INICIANTES LEIAM ISSO ANTES DE POSTAR QUALQUER COISA. Não me pareceu uma boa recepção, não. Mas foi apenas uma impressão inicial distorcida. Todos os contatos que mantive com a comunidade mesatenística até o momento foram muito positivos e concluídos com cordialidade e muito bom humor.
As minhas pretensões no TM? Essa é pra rir. Voltei a treinar tênis de mesa em razão de um problema crônico no ombro direito que, depois de muitos anos, impossibilitou-me de jogar voleibol. Interessante que no TM não sinto dor e estou me readaptando bem. E, por incrível que possa parecer, além de despertar uma antiga paixão, venho conseguindo perder peso (já se foram uns 5 kg). Marquei muitos pontos com o meu cardiologista. Ele disse que vai indicar aos pacientes o esporte como uma boa opção daqui em diante… ::aplausos::
Meu objetivo é jogar por prazer e praticar um esporte que gosto muito. E, hoje, até já fixei uma meta: inscrever-me num torneio até o final deste ano. Como em qualquer esporte, treinar com paixão e ter uma meta é fundamental para prosseguir. Mas não se preocupe, estou satisfeito com a minha e não sonho em trocar de profissão a essa altura do campeonato. Até porque, sou um pouco mais novo que o HUGO HOYAMA, o que seria um problemão pra ele :lol: .
Vou destacar o seguinte comentário do colega NAKATA:
“…optei por colocar borracha de alto índice de acerto (para mim) no backhand, já que tenho o back como melhor opção de ataque. E como meu forehand é apenas razoável e pouco ofensivo, optei por colocar borracha que gera muito efeito para tentar passar a bola mais difícil para o oponente.”
Essa observação sobre a sua lógica na escolha do material é muito pertinente e esclarecedora. Demonstra, mais uma vez, como o TM é um esporte intrigante e tem muito mais do raciocínio do xadrez que, por vezes, podemos imaginar (até mesmo na escolha do material).
Como ex-caneteiro, eu identifico, ao contrário do NAKATA, que o meu forehand é a minha principal opção de ataque e sempre busco essa estratégia. Portanto, com base na sua dica, vou insistir bastante no treinamento com a opção exatamente inversa. Usarei a borracha com maior índice de acerto (MARK V HPS SOFT) no forehand.
Gostei muito da dica! Depois eu volto a postar as minhas (humildes) impressões.
De fato, eu dei um tiro no escuro. Conhecia a YASAKA MARK V (comum) e da época da cola com solvente. No entanto, as borrachas da YASAKA MARK V HPS não são parecidas nem de longe com as tradicionais.
Mas, com aquela sorte de curioso iniciante (“ou reincidente”), não achei o material ruim, não. Pelo contrário, apesar da dificuldade em adaptação entre a dureza da esponja das diferentes borrachas, gostei bastante do conjunto. Exceto pelo peso levemente mais elevado, em comparação ao conjunto anterior. Interessante que a extremidade da raquete é que parecer ser mais pesada que a anterior (não sei se é uma característica da lâmina da YASAKA, ou se foi uma impressão minha).
Grande abs.