dúvida mais que cruel.

Oi galera jogo como caneta japonesa faz uns 2 anos,até gosto de jogar nesse estilo,mais começei a me interessar pelo jeito clássico,fiquo em dúvida:continuo caneta ou mudo para clássico?vlw…

SRN

cara, eu tbm fiquei jogando por um ano caneta e resolvi trocar pro classico por dois motivos, um pela fraqueza q tinha na esquerda e outra pq gosto msmo, eu diria para jogar como vc se sente mais a vontade e como vc gosta mais.
ate

Caro Bernardo…

Sou técnico e sempre tenho alunos com essas dúvidas.

Muita gente começa jogando Caneta aqui no Brasil, principalmente quem joga o famoso Ping-Pong. Muita gente também continua a jogar Caneta depois que começa a jogar Tênis de Mesa, pois gosta do estilo de jogo. Porém, um bom caneteiro deve ter um bom BACKHAND ou CHOTO Essas batidas de esquerda são realizadas com uma pronação do antebraço, deixando a palma da mão virada para cima.

Muitos alunos canetas querem aprender essa técnica de caneta e tem um erro grave, que é a elevação do ombro para compensar o punho ou má posicionamento de outras partes do corpo.

A transferência para o clássico geralmente ocorre por isso. Pela dificuldade de realizar o Backhand. O Backhand do classista é um pouco mais “fácil”, porém existe também algumas quebras de punho em batidas específicas.

Outra técnica também, continuando com a empunhadura caneta, é o Classineta. (Clássico+Caneta). O jogador faz o Backhand com quase com a parte lateral da mão, próximo ao dedo mínimo e possui borracha nos dois lados da raquete.

Obs.: Um jogador classineta pode variar entre seu golpes com as duas borrachas para o Backhand

Além disso, você deve sentir, observar, o que é melor pro seu jogo. Como você se sente melhor batendo e jogando contr alguém. O importante é você conhecer todas as técnicas e treiná-las para saber qual a melhor pra você.

Espero que isso ajude em algo, ok?

Só reforçando…tente as três técnicas com golpes variados e evja o que é MELHOR PRA VOCÊ!!!

Boa sorte…