dúvida mais que cruel.

Oi galera jogo como caneta japonesa faz uns 2 anos,até gosto de jogar nesse estilo,mais começei a me interessar pelo jeito clássico,fiquo em dúvida:continuo caneta ou mudo para clássico?vlw…

SRN

cara, eu tbm fiquei jogando por um ano caneta e resolvi trocar pro classico por dois motivos, um pela fraqueza q tinha na esquerda e outra pq gosto msmo, eu diria para jogar como vc se sente mais a vontade e como vc gosta mais.
ate

Caro Bernardo…

Sou técnico e sempre tenho alunos com essas dúvidas.

Muita gente começa jogando Caneta aqui no Brasil, principalmente quem joga o famoso Ping-Pong. Muita gente também continua a jogar Caneta depois que começa a jogar Tênis de Mesa, pois gosta do estilo de jogo. Porém, um bom caneteiro deve ter um bom BACKHAND ou CHOTO Essas batidas de esquerda são realizadas com uma pronação do antebraço, deixando a palma da mão virada para cima.

Muitos alunos canetas querem aprender essa técnica de caneta e tem um erro grave, que é a elevação do ombro para compensar o punho ou má posicionamento de outras partes do corpo.

A transferência para o clássico geralmente ocorre por isso. Pela dificuldade de realizar o Backhand. O Backhand do classista é um pouco mais “fácil”, porém existe também algumas quebras de punho em batidas específicas.

Outra técnica também, continuando com a empunhadura caneta, é o Classineta. (Clássico+Caneta). O jogador faz o Backhand com quase com a parte lateral da mão, próximo ao dedo mínimo e possui borracha nos dois lados da raquete.

Obs.: Um jogador classineta pode variar entre seu golpes com as duas borrachas para o Backhand

Além disso, você deve sentir, observar, o que é melor pro seu jogo. Como você se sente melhor batendo e jogando contr alguém. O importante é você conhecer todas as técnicas e treiná-las para saber qual a melhor pra você.

Espero que isso ajude em algo, ok?

Só reforçando…tente as três técnicas com golpes variados e evja o que é MELHOR PRA VOCÊ!!!

Boa sorte…

Abraço grande

uau, um post bastante constructivo ping man…
eu sou “classico” mas jogo bastantes jogos amigaveis entre colegas como caneteiro, gosto bastante. se tivesse dinheiro, ou me fosse mais facil arranjar uma raquete quadrada, com certeza pensaria na hipotese de mudar, mas tambem os fracos resultados dos tops caneteiros (quer dizer, do RSM, so ha ele e o Lee Jung Woo) nao motivam muito…mas ultimamente tenho pensado mais nisso que antes.

Bernardo, primeiro de tudo, se gostas de jogar classico (ou melhor, se gostas mais de jogar classico que caneta) ja e um bom motivo para mudar, na minha opiniao, mais ainda o facto de ser a pega mais popular, ou seja e quase impossivel teres problemas de falta de aconselhamento tecnico, ou de madeiras (cabo, blade) para o teu estilo. ainda mais se te sentias inseguro com aquele backhand, e classico fornece te esse apoio, porque nao? assim “do ar” e dificil dar uma resposta precisa, mas pelo que disseste, e pela minha opiniao, eu diria vai em frente como classico =)

gostei da resposta de voçês,mais quem criou o topico foi eu e não bernado

Mas o bernardo (apesar e pouco) ainda disse qualquer coisa sobre o que sentia… aconselho te a qui digas o que te interessa no estilo classico, ou que te desanima no estilo caneta, etc. pedir do nada para que te digam qual e a melhor empunhadura para ti, e pedir demais, acho.
se dominares mais ou menos bem o ingles, ha um artigo que ja diz o basico sobre as diferentes empunhaduras: http://tabletennis.about.com/od/griptyp … ptypes.htm . de qualquer maneira, uma procura neste mesmo forum por empunhaduras ja te deve ser bastante util, ha uns tempos isso foi bastante discutido…
assim que disseres um pouco mais sobre o teu jogo, estarei pronto a dar a minha opiniao e ajuda que conseguir dar :slight_smile: .
Fica bem

vlw cara…Pow o que me desanima no caneta é que meu shoto não é muito bom,mas também não é fraco.E queria conheçer a empunhadura clássica queria saber outros jeitos de jogar e vê como é sabe…

Mas bicho, a quanto tempo você treina/joga?

Quando começei a jogar era caneteiro. Na época não tinha nenhum classista no lugar que eu jogava, mas quando começei a ir pra torneios começei a ver classistas jogarem e me interessei. Depois de 3 anos como caneta que consegui criar a concepção que seria melhor tentar rumar pro clássico, e no meu caso deu muito certo pois evolui muito mais como classista.

Se você é iniciante tente mais um tempo jogar como caneteiro porque não é do dia pra noite que seus shotos vão ficar bons.

Perdão Dudu22…mas espero que tenha servido…

O que precisar, estamos aí…

Abraço grande

pow valew aí pela ajuda de todos,mais o problema é que eu não sei se depois de treinar clássico o mesmo tempo que eu jogo caneta,terei um nível superior…o que voçês acham?

Dudu22

Fique tranquilo…se você começar a treinar clássico agora, não irá “esquecer” como se joga caneta. Só não terá as mesmas técnicas.
Os famosos reflexos( na verdade velocidade de reação) mudarão!

Mas tente…veja o que é melhor…sinta, veja qual você reage melhor aos estímulos e ao que você gosta mais de treinar e jogar.

Se não gostar, volte…sempre há tempo!!O importante é que você postou a dúvida e está esclarecendo-a. Esse foi seu passo mais importante.

Um abraço, caro amigo…

[quote=“PINGMAN”:164h3418]Dudu22

Fique tranquilo…se você começar a treinar clássico agora, não irá “esquecer” como se joga caneta. Só não terá as mesmas técnicas.
Os famosos reflexos( na verdade velocidade de reação) mudarão!

Mas tente…veja o que é melhor…sinta, veja qual você reage melhor aos estímulos e ao que você gosta mais de treinar e jogar.

Se não gostar, volte…sempre há tempo!!O importante é que você postou a dúvida e está esclarecendo-a. Esse foi seu passo mais importante.

Um abraço, caro amigo…[/quote]

essa nao me pareceu a duvida dele… eu percebi a duvida dele, resumindo: “classico e superior a caneta?” e pa, eu na minha mais que sincera opiniao discordo, a falta de referencias caneteiras nos tops realmente nao dao força, mas o maior exemplo, o ryu, quando ta em alta, ta em alta, e joga que e uma coisa parva. ou seja, e possivel ser-se um grande jogador sendo caneteiro, nao e limitado.

olá galera, estou com grande dificuldade de falar com a federação do Espirito Santo, sou da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, estou querendo trazer o esporte pra cidade, mais tá muito dificil de falar com a federação do estado.
Agradeço a todos que poderem me ajudar, quero divulgar o esporte na cidade por favor me AJUDEMMMMM…
VALEU GALERA.
Wever.