A diferenciação de escolinha e de treinamento ocorre baseada em:
- objetivo dos atletas/alunos
- programação envolvida (preparo físico, lançamentos, nutricionista, psicólogo esportivo)
- estabelecimento de metas pelo técnico
- horas treinadas?!
As classificações e as nomenclaturas variam muito, os estudiosos definem de maneiras diferentes. Eu gosto muito de seguir esta linha:
alto rendimento -> você treina buscando sempre superar os seus limites técnicos, táticos, físicos, psicológicos, você busca o seu melhor rendimento mas você não necessariamente é atleta olímpica, você estuda , tem outro emprego;
atleta de alto nível -> atleta que disputa mundial, olimpíada, representa seleção nacional, campeonatos internacionais;
atleta profissional -> atleta que vive da modalidade, recebe salário, viaja pelo mundo competindo, disputa seletivas e campeonatos internacionais, o esporte é aquele emprego pra ele pelo menos por um tempo;
atleta semiprofissional -> atleta que recebe alguns benefícios em virtude de competir naquela modalidade, mas tem outra fonte de renda e divide seu tempo com estudos ou outro emprego, de outra natureza.
- Falando de faixa etária:
como você citou, tem criança que treina todo dia, compete na federação, viaja, etc. Até que ponto isto é saudável pra ela? Se a criança está em processo de especialização precoce, muita coisa ruim pode aparecer depois de certo tempo, lesões, frustrações, etc.
Se a criança realmente sente prazer em competir, treinar, não faz aquilo por obrigação, é interessante. É dificil você disciplinar uma criança pra treinar todos os dias e competir frequentemente, mesmo porque muitos autores defendem que, é melhor você permitir que ela pratique todos os esportes, faça esportes de natureza, de raquete, esportes coletivos, e perto dos 12 anos, 13 anos, ou seguindo uma faixa específica da pré-puberdade ou da maturação psicológica e fisiológica, pra depois escolher uma modalidade pra competir.
Eu li algumas coisas referente ao Federer e ao Jordan por exemplo. O Federer jogou tênis de mesa e futebol até certa idade, pra depois se fixar no tênis e hoje é o melhor de todos os tempos. Jordan praticava beisebol.
- Em relação aos objetivos:
. quando você detecta uma criança na escolinha que tem talento, rebate muitas bolas sem errar, sabe se movimentar, tem facilidade pra jogar, é até dificil discutir objetivos com ela, acho interessante então sondar o que os pais acham sobre a possibilidade de mudar a criança de grupo, ao invés de ir pra escolinha 2x na semana, ir para o grupo de treino 3x por semana.
. essa transição escolinha-treino tem que ser feita com certo cuidado, de modo que a criança não caia em um grupo somente de adultos
. então os objetivos direcionam muita coisa, a criança pode ter 9 anos e ter maturidade suficiente e vontade pra treinar com os mais velhos, e o técnico deve ficar atento pra isso. Pode ser o momento de mudar ela de grupo
. mas também existem crianças de 12 anos e adolescentes de 15 que não querem saber de competir, só querem passar o tempo jogando , brincando, se divertindo, assim como existem adultos assim.
. penso que na escolinha, e até certa idade ou maturidade, a criança deve praticar por lazer, e tem autores que afirmam que o lazer e o prazer na atividade é alcançado pelo estabelecimento correto de algumas regras
Pesquise no google por: escolas da motricidade humana
Elas são divividas em perceptivo motora, psicomotora e sociomotora.
Eu recomendaria as diretrizes da psicomotora e da sociomotora para crianças até 11-12 anos no tênis de mesa, com algumas poucas partes das aulas voltadas para a perceptivo-motora.
O que significam essas escolas?
Perceptivo motora afirma que você deve praticar os movimentos com objetivos de melhorar os próprios movimentos, ou seja, você dá 100 drives pra melhorar o próprio drive. Pra mim ela é adequada somente para treinamento.
Psicomotora afirma que os seus movimentos devem ser praticados objetivando uma vivência de elementos psicomotores: lateralidade, ritmo, equilíbrio, coordenação fina, global, percepção espacial e temporal, entre outros elementos.
Sociomotora afirma que os movimentos devem ser uma alternativa, um meio para socializar os individuos.
Você dificilmente vai utilizar somente uma escola, mas sempre alguma com predomínio.
Em escolinha, eu acho interessante utilizar a psicomotora, pois você dá uma base pra criança e ela pode escolher qualquer esporte a partir de certa idade e terá bons resultados. A sociomotora é interessante pra grandes grupos.
Em treinamento, predomina a perceptivo motora e em alguns casos sociomotora para melhorar a relação das pessoas em um grupo, ou psicomotora para eliminar problemas na chama base.
. Em relação a programação envolvida na escolinha e no treinamento
Eu acredito que, em uma escolinha onde o objetivo é fornecer o maior número de vivências para as crianças, você pode fazer o trabalho sem ajuda de outras pessoas. Não acho necessário que exista acompanhamento nutricional, ou psicólogo (exceto em casos extremos de indisciplina ou problemas pessoais), ou preparo físico.
Ou seja, a escolinha na minha concepção deve ser um momento totalmente recreacional, a criança deve sentir prazer em estar lá. A satisfação é enorme quando bate o sinal de fim da aula e as crianças pedem pra fazer mais uma rodada de determinada brincadeira.
No treinamento, já acho necessário que exista acompanhamento nutricional, psicológico, preparo físico adequado, escolha de metas, campeonatos importantes a serem jogados, entre outras variáveis. A programação é mais técnica e envolve uma série de profissionais. Daí vem o seu objetivo. Você quer ganhar o campeonato brasileiro ou quer ser competitiva dentro do seu clube?
. Em relação ao tempo praticado semanalmente.
Escolinha - na minha concepção, acredito que 2 a 3 horas semanais, no máximo 4horas, é ideal para fornecer uma base grande de movimentos e jogos onde a criança socialize, pense, e adquira prazer no tênis de mesa
Treinamento - aqui depende totalmente da periodização , quando ela é feita , porque quase ninguém faz no Brasil devido diversos fatores: os técnicos e atletas desconhecem os métodos pra elaborar uma periodização, ou os calendários da confederação e federações são constantemente alterados, ou o atleta se lesiona frequentemente
Aquela máxima de que o atleta deve descansar perto da competição é válida se ele realmente treinou o que era necessário nas semanas que estavam distantes de campeonatos.
. Estabelecimento de metas pelo técnico
Escolinha - as metas que estabeleço em uma escolinha estão voltadas para a melhora das batidas de forehand e backhand, mas principalmente que eles façam muitas sugestões durante a aula, não se atrasem, sintam vontade em praticar a aula, façam perguntas, e consigam cada vez mais ter progresso no seu equilíbrio, no seu raciocínio, na sua motricidade de modo geral.
Treinamento - depende do nível do atleta e da época.
A meta pode ser a longo prazo: um campeonato daqui 8 meses
Médio prazo: um campeonato daqui 2 meses ou então melhorar satisfatoriamente o backhand
Curto prazo: campeonato daqui 1 semana, ou acertar 300 bolas em determinado treino
Em relação a seguinte afirmação:
"“Não se pode ter um local de treino visando competições treinando menos de 14h/semana.”
Isso na minha concepção é incorreto, pois varia com a periodização. Já ouvi comentários de pessoas com conhecimento aqui do site que atleta top10 foi treinar 3x na semana , duas horinhas cada sessão e descanso.
O próprio Dunga disse ontem na globo: meus jogadores estão treinando cada vez menos, pois precisam estar descansados para jogar, etc.