Dúvida em ranking "todos contra todos"

Recentemente fizeram um ranking no meu clube. Dividiram em categorias A, B e C no conhecido sistema “todos contra todos”.
No final para classificar os jogadores deve-se olhar o número de vitorias.
Até aí nenhum problema. Mas, no final do ranking A, 3 pessoas empataram em número de vitórias. Segundo o técnico o confronto direto só vale para 2 jogadores. O problema é que um dos que empataram ganhou dos outros 2, e sendo assim mereceria ficar na frente dos outros dois pelo confronto direto, sem precisar usar saldo de sets ou outros critérios. Mas o técnico falou que para 3 o critério usado é o saldo de sets.

Minha pergunta é: se o primeiro critério depois do número de vitórias é o confronto direto, ele vale não importando o número de jogadores empatados, certo? O técnico está certo ou errado?

Eu acho que seu técnico se confundiu. Os três jogadores empataram no número de vitórias, um deles ganhou dos outros dois e um deles perdeu para os dois oponentes, então o que ganhou dos dois é o primeiro, o que ganhou de um é o segundo e o que perdeu para os dois é o terceiro.

No empate entre três atletas utilizaria-se o criério de sets ganhos se um tivesse ganhado do outro, por exemplo: João ganhou do pedro, pedro ganhou do José e José ganhou do João.

Não existe “regra fixa”. Os critérios de desempate variam de acordo com o Regulamento Geral de Competições de cada entidade.

Portanto, não existe esta obrigatoriedade de definir através de confronto direto apenas quando 2 empatam. No caso em tela creio que seria mais razoável desempatar por confronto direto mesmo.

Abraços,

Mazinho

[quote=“Mazinho”:2r93612w]Não existe “regra fixa”. Os critérios de desempate variam de acordo com o Regulamento Geral de Competições de cada entidade.

Portanto, não existe esta obrigatoriedade de definir através de confronto direto apenas quando 2 empatam. No caso em tela creio que seria mais razoável desempatar por confronto direto mesmo.

Abraços,

Mazinho[/quote]

Com certeza o desempate por confronto direto é bem mais justo. Mas realmente isso depende das regras da competição.

Regulação da ITTF sobre competições:

3.07.05.01 In a group, or “round robin”, competition, all members of the group shall compete against each other and shall gain 2 match points for a win, 1 for a loss in a played match and 0 for a loss in an unplayed or unfinished match; the ranking order shall be determined primarily by the number of match points gained. 7/15/2003

3.07.05.02 If two or more members of the group have gained the same number of match points their relative positions shall be determined only by the results of the matches between them, by considering successively the numbers of match points, the ratios of wins to losses first in individual matches (for a team event), games and points, as far as is necessary to resolve the order.

Traduzindo:

3.07.05.01 Em um grupo, ou competição “round-robin”, todos os membros do grupo deverão competir uns contra os outros e deverão ganhar 2 pontos por uma vitória, 1 ponto pela derrota em uma partida disputada e zero por uma derrota em uma partida não disputada ou não concluída; a ordem do ranking será determinada primeiramente pelo número de pontos ganhos.

3.07.05.02 Se DOIS OU MAIS membros do grupo ganharam o mesmo número de pontos suas posições serão determinadas pelos resultados das partidas ENTRE ELES, considerando sucessivamente o número de pontos ganhos, o saldo de vitórias para derrotas nas partidas individuais (em evento de equipe), sets e pontos, tanto quanto necessário para se determinar a ordem.

Resumindo, no que podemos concluir do texto, os 3 deveriam ser separados e confrontados exclusivamente entre eles. O atleta que ganhou dos outros dois ficou em 1°, pelo ´que seria o n° de pontos (ou número de vitórias) no seu caso.

Lembrando que, se for decidir por sets, é um calculo diferente.

Número de sets ganhos / numero de sets jogados

EXEMPLO:

Joao, Pedro e José

Joao 3 x 1 Pedro
Joao 0 x 3 José
Pedro 3 x 2 José

João: 3/7 = 0,428

Pedro: 4/8 = 0,5

Jose: 5/8 = 0,625

Nesse caso, José passou em 1 lugar, Pedro em 2º, Joao em 3º.

Acredito que a dúvida surgiu devido ao hábito de não se utilizar o confronto direto para se classificar 3 jogadores.

Porém, nesse caso o confronto direto não é utilizado para GRUPOS com 3 jogadores. Com grupos desse tipo é impossível classificar por confronto direto, pois, se houve empate em número de vitórias, obrigatoriamente cada jogador venceu uma partida perdendo de um dos companheiros e vencendo o outro. Veja:

1º jogo: A x B - vencedor A
2º jogo: A x C - vencedor C
3º jogo: B x C - vencedor B

Jogador A - venceu B e perdeu de C
Jogador B - venceu C e perdeu de A
Jogador C - venceu A e perdeu de B

Nota-se que é impossível calssificá-los por confronto direto.

No entanto, se um grupo tiver MAIS de 4 jogadores, ou seja, 5 ou mais jogadores, é possível em alguns casos classificá-los por confronto direto.

A generalização da impossibilidade de desempate por confronto direto só pode ser feita quando o grupo tem 3 ou 4 jogadores empatados em vitória. Em grupos com mais jogadores, essa generalização está errada.