Dureza da borracha (esponja), quais as diferenças?

Olá galera, sou iniciante no mundo dos mesas tenistas, já procurei na internet sobre a importância da dureza da esponja, e obtive respostas um pouco confusas e distintas.

Alguém poderia me dar uma ajuda?

Outra pergunta simples, qual a diferença entre loop e drive?

Pois li que quem joga a base de drive e smash preferem as duras e quem joga a base de loop preferem as moles…

Boa noite, como você é iniciante como um dia eu fui quando descobri este site, comece lendo primeiro os tópicos deste endereço:

https://mesatenista.net/forums/inici … l?start=30

ou clique em Forum e procure pela indicação de INICIANTE, pois muitas das dúvidas que você tem já estão lá, inclusive outras que poderam surgir. Depois entre em materiais, onde existem várias dicas e análise sobre borrachas e madeiras(raquetes) e sempre acompanhe o site e veja seus ou procure no www.youtube.com

Grato.

tudo bem, desculpe, mas continuo sem resposta

Olá amigo

Respondendo à sua pergunta, geralmente eu uso a seguinte metáfora:

Imagine que o conjunto (borracha e madeira) seja igual a uma cama elástica. então quando você pula nela, se ela for mole e pular nela, vai notar que afunda mais e sobe menos do que se ela fosse mais dura. Percebe a situação?

Numa borracha mais dura, portanto, a bolinha entra menos e sai mais, e isso significa maior velocidade. Mas como esse contato (atrito) é pouco, seu controle é bem pequeno.

Numa borracha mais mole (que eu particularmente prefiro), a bolinha entra mais e sai menos. Então é mais lenta com maior possibilidade de controle/feeling.

Quanto à ser novo no fórum, de certa forma, algumas perguntas (como esta) sempre são feitas e refeitas, e a maioria delas já foram respondidas em algum canto do fórum. Então a busca é sua melhor amiga. Take it easy!

Tá vamos lá:

A raquete é formada pela madeira, esponja e borracha.

  • A borracha possui a viscosidade para gerar o efeito. Ela é dividida entre vários tipos:Pinos Longos, Lisas, Pino Curto, Pino médio, Anti, Pino sem esponja.

-Pinos Longos: Como possuem os pinos externos tiram o efeito proporcionado pela borracha do adversário

-Lisas: São as borrachas com os pinos internos (para dentro) que geram efeito pela sua viscosidade

-Pino Curto: Como possuem os pinos externos tiram o efeito proporcionado pela borracha do adversário e geram efeito

-Pino médio: Como possuem os pinos externos tiram o efeito proporcionado pela borracha do adversário e geram efeito

-Anti: são borrachas lisas que produzem muito efeito que tiram o efeito gerado pela borracha do adversário

-Pino sem esponja: Não pussuem esponja e produzem o contato da madeira

Todos estes tipos com exceção das lisas comuns servem para tirar o efeito e para defesa.

  • A esponja se diferencia normalmente entre macia(japonesa por exemplo) e dura (Chinesa por exemplo) apesar que atulamente existem modificações.

Cada esponja possui uma espessura(grossura)1.0, 1.5, 1.8, 2.0, 2.1, 2.1 caracterizando controle, velocidade e principalmente peso(quanto maior a espessura mais pesada é a esponja). Ela determina em conjunto com a borracha a velocidade, pois uma esponja mais macia proporciona uma velocidade maior, pois no momento do contato com a bola ela “amorteceria” ocasionando uma devolução mais rápida(mais explosão), só que com menos efeito por ter um contato maior com a esponja em conjunto com a borracha(top sheet). Ela tem um feeling melhor pois você consegue sentir a bolinha ter contado com a borracha e a esponja.

Já uma esponja mais dura proporciona uma velocidade menor, pois no momento do contato com a bola ela não “amorteceria” ocasionando uma devolução mais lenta(menos explosão), só que com mais efeito por ter menor com a esponja e maior com a borracha, sendo o efeito produzido pela mesma, onde o nível de aprendizado para jogar com a este tipo de material é maior, pois é preciso aprender a “raspar” o top sheet na bolinha o que produz grande efeito. Ela não tem muito feeling, pois você não consegue sentir a bolinha ter contado com a borracha e a esponja em função da dureza fica uma batida meio chapado.

Para se diferenciar as esponjas utiliza-se uma numeração em graus, por exemplo: 38º corresponde a um esponja macia(como por exemplo: Butterfly Bryce, Butterfly Cermet, Butterfly Ekrips, Butterfly Renova , Butterfly Tackifire Drive, Donic Desto F3) , 44º a uma esponja dura(como por exemplo: Butterfly Tackifire C, DHS Hurricane 2, DHS Hurricane 2 PRO, Globe Super 999), sendo que praticamente de 39º a 40º em diante caracteriza-se como dura. Entre os dois 38º a 44º temos as sem-rígidas(Semi-duras como por exemplo:DHS PF4-JS, Donic Desto F1, Friendship 729 Super JS, Nittaku Hammond) que não são nem tão mole nem tão duras.

No caso das borrachas mais duras (alguma chinesas) utilizou-se por muito tempo tempo uma cola chamada de cola-rápida, onde sua composição esticava a esponja aumentando a velocidade da borracha em geral, mas em fumção de ser muito tóxica atualmente seu uso é proibido. Para resolver este problema foi criado o boster que é um tipo de óleo que produz o mesmo efeito da cola rápida só que não é tóxico mas é proibido, mas é utilizado pois não é detectado.

Atualmente foram criadas as borrachas chamadas “tensionadas” que produzem o mesmo efeito que as borrachas que tinham cola rápida, onde algumas borrachas como as novas Hurricanes e Skylines Neo vem com boster para gerar o efeito da cola rápida entre outras.

Existem outras colas como a base de água, através de uma adesivo autocolante ou a cola fixa que é utiliada para cola a borracha na raquete apenas. As borrachas, os top sheets, podem ser comprados juntos ou separadamente e colados utilizando-se as colas mencionadas acima para produzir combinações junto com a madeiras conforme a necessidade do mesatenista.

-Maderia existem de diversos tipo e materiais como a de camadas que são as mais comuns com 5 folhas, que na verdade são lâminas da mesma madeira ou composições diferentes, onde as mesmas podem ser mais macias ou mais rígidas. A quandidade de folhas interfere na velocidade onde temos de 9 folhas que proporciona mais velocidade que a de 7 folhas que proporciona mais velocidade que a de 5. Temos a de uma folha 1 e de 3 folhas.

Os materiais que complementam a madeira podem de fibra de carbono, vidro, entre outros proporcinando uma maior velocidade, controle, vibração e peso da própria madeira.

Existe uma especificação recomendada por usuário experientes que já usaram muitos tipo de madeira e borrachas do site:
Para borrachas com esponjas duras utiliza-se raquetes com lâminas macias (provavelmente para proporcionar maior controle com efeito e velocidade) e para borrachas com espojnas moles madeiras mais duras para o mesmo objetivo. Alguns utilizam madeira com lâminas de madeira e outros materiais (carbono, vidro) com borrachas mais duras para compensar a falta de velocidade em função da esponja dura. Em função da proibição da cola rápida, muitos mesatenistas tiveram que se adaptar utilizando outros materiais, como borrachas e madeiras para compensar a velocidade antes proporcionada pela cola rápida.

E em torno de tudo isso existe o estilo de cada masatenista o que determina o tipo de material(madeira e borracha(esponja e topsheet) a ser escolhido determinando DEF(que joga mais na defensiva), ALL(Defende,ataca com muitas variações), OFF(jogo ofensivo),OFF-(jogo ofensivo usando efeito e velocidade), OFF-(jogo ofensivo usando muito efeito e muita velocidade), OFF+(jogo extremamente ofensivo usando muita efeito e muita velocidade).

Além disso existe também o estilo com relação a forma de usar a madeira chamado de Grip:

-Caneta: Normalmente utiliza-se de uma raquete quadrada (japonesa) ou as vezes redonda(Chinesa) utilizando uma borracha para o ataque, defesa ou contra-ataque.

-Clássico: Pegando no cabo da raquete com esta na posição vertical utilizando duas borrachas para o ataque, defesa ou contra-ataque.

-Classineta: Normalmente utiliza-se de uma raquete redonda(Chinesa) utilizando uma borracha, utilizando duas borrachas para o ataque, defesa ou contra-ataque.

Bom é isso. Por favor moderadores e mesatenistas mais experientes, se houver alguma coisa errada me corrijam por favor e postem suas experiências aqui por favor.

Para mais informações sobre Borrachas e suas esponjas(Dureza, velocidade, efeito):

https://mesatenista.net/forums/mater … /5857.html

Para mais informações sobre madeiras:

https://mesatenista.net/forums/mater … goria.html

MUITO OBRIGADO pelas reposta, já tinha usado a busca e tinha conseguido algumas informações, mas mesmo assim, obrigado, me esclareceu mais ainda.

Essa dúvidas comuns e corriqueiras para iniciantes deveria ter um tópico separado, e fixo, iria ajudar bastante.

Abraços.

Mas tem, quando você entra na opção iniciante aparece no primeiro tópico:

ATENÇÃO INICIANTES LEIAM ISSO ANTES DE POSTAR QUALQUER COISA que corresponde ao link abaixo:

https://mesatenista.net/forums/inici … /6062.html

Se tiver alguma outra dúvida pois eu também tenho um monte é só criar um tópico e podendo ajudar estamos aí.

Grato.

OLÁ,SOU INTERMEDIARIO NO TM,JOGO ESTILO CLASSICO.MAS NAO SEI QUAL BORRACHA COMPRAR.COMPREI UMA RAQUETE SANWEI 3 STAR.E PRECISO TROCAR AS BORRACHAS.QUAL EU ESCOLHO???

Pessoal, eu sei que vcs falando sobre dureza e maciez das esponjas, mas não ficou claro pra mim qual a interferência da grossura. No que uma esponja 1.0 se sifere de uma 2.2 se as duas forem duras? Ou mesmo sendo moles. Muito obrigado pelas respostas, estão ajudando muito

@Bruno_Jose,

Houve uma dúvida similar recentemente, e acredito que possa ter algum esclarecimento na minha resposta:

Caso tenha maiores dúvidas, há muita coisa por aqui que pode ser encontrada com a busca num primeiro momento, e claro, seguir a discussão caso não tenha te esclarecido.