duas dúvidas sobre a regra

Olá!

tava eu procurando respostas na regra mas ainda ficou na mesma:

2.5.8. Um atleta “obstrui” a bola, se ele, ou qualquer coisa que carregue ou vista, toca na bola em jogo quando ela ainda está acima ou passando e se dirigindo a superfície de jogo, não tendo tocado seu lado desde a última batida do seu oponente.

neste caso achei q se alguém pegar na bola rebatida pelo oponente e em cima da mesa perderia o ponto, mas pela regra diz q é uma obstrução . Sendo assim deve-se recomeçar sem valer ponto?

2.7.1. A bola tendo sido sacada ou retornada deve ser batida de forma que ela passe sobre ou em torno da rede e seus acessórios e toque o campo oponente, diretamente ou mesmo que ela tenha tocado na rede ou seus acessórios.

o oponente rebate a bola e esta toca no suporte de rede e cai na sua mesa, isto vale mesmo? Aconteceu ontem num treino e ficou esta dúvida.

[color=blue]2.3.3. A bola deve ser feita de celulóide ou plástico similar e deve ser branca ou laranja e fosca.
3.2.2.2. A cor principal da camiseta, saia ou short, a não ser as mangas e a gola da camiseta devem ser de uma cor claramente distinta da bola em uso.[/color]

tinha a idéia q não podia usar roupa branca e/ou amarela/laranja, mas pela regra possa usar o branco se a bola for laranja ou vice-versa?

obrigado pela atenção e respostas.

Até onde eu sei:

  1. É o classico caso de vc pegar a bola com a mao antes dela sair… o correto se nao me engano é vc só pegar ela apos ultrapassar os limites da mesa.
  2. Sim… Vale o ponto… Assim como as bolas batidas por fora da rede.
  3. Sim… porem a bola “oficial” atualmente é a de cor branca.

Amigos;

2.5.8. Um atleta “obstrui” a bola, se ele, ou qualquer coisa que carregue ou vista, toca na bola em jogo quando ela ainda está acima ou passando e se dirigindo a superfície de jogo, não tendo tocado seu lado desde a última batida do seu oponente.
1º - A partir do momento que você obstruiu a bola antes que ela toque a sua mesa, você obstruiu o ponto, ou seja, é ponto de seu adversário.
2º - A partir do momento que você obstruiu a bola antes que ela visivelmente saia da superfície de jogo sem que toque na mesa, é ponto do adversário.

2.7.1. A bola tendo sido sacada ou retornada deve ser batida de forma que ela passe sobre ou em torno da rede e seus acessórios e toque o campo oponente, diretamente ou mesmo que ela tenha tocado na rede ou seus acessórios.

Apesar de a regra escrita dizer que pode bater nos acessórios da rede, na última reunião de arbitragem que tive antes da Olimpíada Escolar, foi dito que não pode, só na rede, se pegar no suporte é ponto do adversário.

2.3.3. A bola deve ser feita de celulóide ou plástico similar e deve ser branca ou laranja e fosca.
3.2.2.2. A cor principal da camiseta, saia ou short, a não ser as mangas e a gola da camiseta devem ser de uma cor claramente distinta da bola em uso.

A partir do momento que a bola é branca, a camisa e o short só não podem ser brancos, e sendo laranja não podem ser laranja. Ou seja, se a bola for branca pode usar camisa laranja e se for laranja pode usar camisa branca.

Abraços

[quote=“betinhoita”:2dsr7f4x]Amigos;

2.5.8. Um atleta “obstrui” a bola, se ele, ou qualquer coisa que carregue ou vista, toca na bola em jogo quando ela ainda está acima ou passando e se dirigindo a superfície de jogo, não tendo tocado seu lado desde a última batida do seu oponente.
1º - A partir do momento que você obstruiu a bola antes que ela toque a sua mesa, você obstruiu o ponto, ou seja, é ponto de seu adversário.
2º - A partir do momento que você obstruiu a bola antes que ela visivelmente saia da superfície de jogo sem que toque na mesa, é ponto do adversário.

2.7.1. A bola tendo sido sacada ou retornada deve ser batida de forma que ela passe sobre ou em torno da rede e seus acessórios e toque o campo oponente, diretamente ou mesmo que ela tenha tocado na rede ou seus acessórios.

Apesar de a regra escrita dizer que pode bater nos acessórios da rede, na última reunião de arbitragem que tive antes da Olimpíada Escolar, foi dito que não pode, só na rede, se pegar no suporte é ponto do adversário.

2.3.3. A bola deve ser feita de celulóide ou plástico similar e deve ser branca ou laranja e fosca.
3.2.2.2. A cor principal da camiseta, saia ou short, a não ser as mangas e a gola da camiseta devem ser de uma cor claramente distinta da bola em uso.

A partir do momento que a bola é branca, a camisa e o short só não podem ser brancos, e sendo laranja não podem ser laranja. Ou seja, se a bola for branca pode usar camisa laranja e se for laranja pode usar camisa branca.

Abraços[/quote]

Concordo com tudo o que voce disse sobre a obstrução apesar da Regra dizer:

2.5.3. Uma obstrução é uma seqüência a qual o resultado não é contado

Isso é muito estranho eu não entendi direito o que eles querem dizer com isso ou há erro na tradução.preciso ler a Regra em Ingles da ITTF.

Conforme citado em 2.9.1.1 a parte que diz:

" ou a bola ser obstruída pelo recebedor ou seu parceiro "

Significa que o recebedor ou parceiro se tocar na bola antes que caia do seu lado da mesa ou seja no ar antes ou depois de passar pela rede a jogada será anulada conforme indica 2.5.3. , volta o ponto ??? será isso ???
Isso seria um absurdo!!!

Espero que eu seja um BURRO que entendeu tudo errado e alguem possa me esclareçer esta parte, para mim está confuso.

2.9. UMA OBSTRUÇÃO

2.9.1. Uma seqüência deve ser uma obstrução:

2.9.1.1. Se no saque a bola, passando sobre ou em volta da rede e seus acessórios, tocá-los e ainda assim o saque ser considerado como bom, ou a bola ser obstruída pelo recebedor ou seu parceiro.

2.9.1.2. Se o saque for executado quando o recebedor ou o seu parceiro não esteja preparado, desde que o recebedor ou seu parceiro não tenha tentado rebater a bola.

2.9.1.3. Se a falha para executar um saque ou um retorno, conforme determinam as regras, foi provocada por distúrbios fora do controle dos atletas.

2.9.1.4. Se o jogo for interrompido pelo árbitro ou árbitro auxiliar.

2.9.1.5. Se o recebedor está em uma cadeira de rodas devido a problemas físicos e a bola

2.9.1.5.1. Se o recebedor for um cadeirante, devido a seus problemas físicos, a bola tocar na rede.

2.9.1.5.2. Pára em cima da mesa do recebedor;

2.9.1.5.3. No individual quando o saque ultrapassar as linhas paralelas.

2.9.2. O jogo pode ser interrompido:

2.9.2.1. Para corrigir um erro na ordem do saque, recebimento ou lado.

2.9.2.2. Para ser introduzido o sistema de aceleração.

2.9.2.3. Para se advertir ou penalizar um atleta ou técnico.

2.9.2.4. Quando as condições de jogo forem prejudicadas de forma tal que o resultado da seqüência possa ser afetado.

Mas com relação a bola tocar a haste da rede , na regra da ITTF está escrito que vale, portanto os arbritos da Olimpiada Escolar erraram.

Abraço a todos

olá!

hehehe, comecei com 2 dúvidas e terminei com 3, por isso o título do tópico ficou errado :oops:

Da cor da camisa ja entendi, como nos torneios tem se “oficializado” a bola branca, então não pode usar camisa e calção branco.
O suporte vale como acessório e o ponto vale. Neste caso em alguns torneios os juízes fazem exceção à regra, seria isto?
Com relação à obstrução não entendi, assim como NationalKid fiquei mais ainda em dúvida.

Caros amigos;

Vou tentar ser mais claro no uso da palavra “obstrução”, e o seu diferente sentido nas duas afirmações.

Primeiro quero deixar claro que os árbitros não “erraram”, foram instruídos desta forma, é diferente.

Bem, vamos lá:
Obstrução que não vale ponto é quando o ponto sofre uma interrupção por um motivo de força maior, como uma bola que entrou na área de jogo, etc.

quando o atleta “obstrui” a bola antes que ela toque o seu lado da mesa ou antes que saia da área de mesa, ou seja, saia da área demarcada pela mesa sem tocá-la, ele usou de um golpe não permitido, sendo assim ele perde o ponto.

no primeiro caso, o ponto foi obstruído - parado - por um motivo de força maior, com a autorização do árbitro.
no segundo caso, o atleta obstruiu a bola, sem a autorização do árbitro. Ponto do adversário.

espero ter melhorado agora a explicação.

abraços

[quote=“betinhoita”:16hcufy8]Caros amigos;

Vou tentar ser mais claro no uso da palavra “obstrução”, e o seu diferente sentido nas duas afirmações.

Primeiro quero deixar claro que os árbitros não “erraram”, foram instruídos desta forma, é diferente.

Bem, vamos lá:
Obstrução que não vale ponto é quando o ponto sofre uma interrupção por um motivo de força maior, como uma bola que entrou na área de jogo, etc.

quando o atleta “obstrui” a bola antes que ela toque o seu lado da mesa ou antes que saia da área de mesa, ou seja, saia da área demarcada pela mesa sem tocá-la, ele usou de um golpe não permitido, sendo assim ele perde o ponto.

no primeiro caso, o ponto foi obstruído - parado - por um motivo de força maior, com a autorização do árbitro.
no segundo caso, o atleta obstruiu a bola, sem a autorização do árbitro. Ponto do adversário.

espero ter melhorado agora a explicação.

abraços[/quote]

Eu não tenho nenhuma dúvida a respeito das Regras , quando eu disse :
" eu não entendi direito o que eles querem dizer com isso "

Eu apenas comentei como é confuso a maneira como é definido a Obustrução, dá possibilidade para outras interpretações.

Quanto ao seu comentário de que os Arbitros " não erraram foram instruidos desta forma ", isso não tem sentido, pois nesse caso eles foram instruidos para errar, regra é regra não se pode mudar ao bel prazer.
Vamos mudar de esporte:

Imagine um torneio de Futebol e os arbitros resolvem mudar uma das Regras:

Se a bola chutada pelo " TIME A " contra o gol adversário " TIME B " bater na trave antes de entrar no gol , o gol será considerado contra, ou seja o gol será validado para o " TIME B ".
Guardadas as proporções , FOI ISSO QUE ACONTECEU QUANDO FOI MUDADO A REGRA NA OLIMPIADA ESTUDANTIL.
Toda bola que tocasse o haste o ponto seria do adversário.

Quanto a sua explicação de Obstrução:

Em nenhum lugar da Regra está EXPLICITO o que voce disse:

" quando o ponto sofre uma interrupção por um motivo de força maior "

Eu sei que isso é motivo de Obstrução.

E QUANDO VOCE DIZ:

quando o atleta “obstrui” a bola antes que ela toque o seu lado da mesa ou antes que saia da área de mesa, ou seja, saia da área demarcada pela mesa sem tocá-la, ele usou de um golpe não permitido, sendo assim ele perde o ponto.

Perde o ponto?
Onde diz isso no Tópico Obstrução na Regra ?

Lá esta bem claro

2.5.3. Uma obstrução é uma seqüência a qual o resultado não é contado

Segundo esta parte da Regra, não existe ponto numa Obstrução, na prática isso não vale, mas pela regra…

QAUNDO VOCE DIZ:

" segundo caso, o atleta obstruiu a bola, sem a autorização do árbitro. Ponto do adversário. "

???
Eu nunca sobe de algum caso em que o juiz autorizasse alguem a Obstruir uma bola durante um saque, como seria isso?

Portanto para mim :

A Regra sobre Obstrução não é clara para mim, eu sei o que vale durante o jogo, não que esteja escrito na Regra.

Por exemplo:

2.5.8. Um atleta “obstrui” a bola, se ele, ou qualquer coisa que carregue ou vista, toca na bola em jogo quando ela ainda está acima ou passando e se dirigindo a superfície de jogo, não tendo tocado seu lado desde a última batida do seu oponente

Segundo o que está escrito acima, depois que o sacador manda a bola para meu lado da mesa eu posso tocar até propositalmente na bola antes que toque o meu lado da mesa e será uma OBSTRUÇÃO.
E com isso posso até " verificar o peso da bola " batendo nela com a raquete, e se seguirmos a regra:

2.5.3. Uma obstrução é uma seqüência a qual o resultado não é contado

Não perderei o ponto

REPITO:

NA PRÁTICA ISSO NÃO VALE, MAS DEIXO CLARO, NÃO ESTÁ EXPLICITO NA REGRA SOBRE OBSTRUÇÃO QUE EU NÃO POSSA FAZER ISSO, SEM PERDER PONTO.

Um abraço a todos.

Caro NationalKid;

Obrigado e desculpe, acho que não havia entendido o que você disse quando do sentido de obstrução.

Realmente é complicado, também acho que o nome deveria ser mudado, sei lá, para não haver confusão.

Quando disse que o árbitro autoriza o atleta a obstruir o jog, quis dizer que, quando por exemplo ele percebe uma bola de outra mesa que invadiu o campo de jogo de sua mesa, ele levanta o braço e “obstrui” o ponto, me expressei mal na colocação da autorização do árbitro. Ele não autoriza, e sim pára (obstrui) o ponto.

Acho que a palavra obstruir é que causou esta confusão toda, no caso do atleta, como você citou, interceptar (ao invés de obstruir) a bola antes que ela toque seu campo ou que ela passe da área delimitada pela superfície da mesa sem tocá-la, nesta situação você usou de um golpe irregular (já que teria que deixar a bola picar na mesa ou esperar a bola passar pela mesa sem tocar nela), a aí, na linguagem da regra “obstruiu” a passagem da bola.

De repente se mudássemos a palavra obstruir por outra de mesmo sentido nos dois casos ficaria mais claro não é mesmo?

Podemos até quem sabe dar esta sugestão para quem é responsável por isso na cbtm.

Pelo comentário que fez acima acho que deve saber bem inglês, eu sou fraco, você teria condições de olhar isso?

Acho que seria legal, para podermos esclarecer totalmente o sentido de obstrução, não é verdade? Eu como árbitro iria ficar muito satisfeito de conseguirmos deixar isso sem dúvidas.

Ah, e quanto ao problema da interpretação da regra nas olimpíadas escolares, tudo deu certo, pois não aconteceu um ponto que gerasse esta situação, senão realmente seria desastroso. Acredito que de repente houve uma falha de comunicação, como na regra, hehehe.

Abraços. Ah, e você não é em hipótese nenhuma BURRO como colocou anteriormente, pelo contrário, dá para ver que entende do assunto, pois está muito confuso mesmo, e será muito legal se chegarmos a um termo que não deixe dúvidas.

abraços

Quanto a questão das Olimpíadas Escolares, faço aqui um pedido de desculpas.
Acabo de conversar com o Breno, que foi o coordenador auxiliar de arbitragem e eu me enganei.
Desculpas a todos que leram esta besteira que escrevi.
Inverti a ordem dos fatos.

A Regra redigida pela CBTM é confusa e dá margens até para interpretações diferentes.
Deveria ser clara e objetiva, já houve aqui no Site alguns " ARRANCA RABOS " por causa dela.
O que prova que ela é confusa .

Nada é feito para mudar por que os jogadores na realidade não precisam dela, por que todos sabem e seguem as regras ( MAS CREIO QUE NINGUEM APRENDEU LENDO O LIVRO DE REGRAS DA CBTM )

Abraço a todos.