[quote=“betinhoita”:16hcufy8]Caros amigos;
Vou tentar ser mais claro no uso da palavra “obstrução”, e o seu diferente sentido nas duas afirmações.
Primeiro quero deixar claro que os árbitros não “erraram”, foram instruídos desta forma, é diferente.
Bem, vamos lá:
Obstrução que não vale ponto é quando o ponto sofre uma interrupção por um motivo de força maior, como uma bola que entrou na área de jogo, etc.
quando o atleta “obstrui” a bola antes que ela toque o seu lado da mesa ou antes que saia da área de mesa, ou seja, saia da área demarcada pela mesa sem tocá-la, ele usou de um golpe não permitido, sendo assim ele perde o ponto.
no primeiro caso, o ponto foi obstruído - parado - por um motivo de força maior, com a autorização do árbitro.
no segundo caso, o atleta obstruiu a bola, sem a autorização do árbitro. Ponto do adversário.
espero ter melhorado agora a explicação.
abraços[/quote]
Eu não tenho nenhuma dúvida a respeito das Regras , quando eu disse :
" eu não entendi direito o que eles querem dizer com isso "
Eu apenas comentei como é confuso a maneira como é definido a Obustrução, dá possibilidade para outras interpretações.
Quanto ao seu comentário de que os Arbitros " não erraram foram instruidos desta forma ", isso não tem sentido, pois nesse caso eles foram instruidos para errar, regra é regra não se pode mudar ao bel prazer.
Vamos mudar de esporte:
Imagine um torneio de Futebol e os arbitros resolvem mudar uma das Regras:
Se a bola chutada pelo " TIME A " contra o gol adversário " TIME B " bater na trave antes de entrar no gol , o gol será considerado contra, ou seja o gol será validado para o " TIME B ".
Guardadas as proporções , FOI ISSO QUE ACONTECEU QUANDO FOI MUDADO A REGRA NA OLIMPIADA ESTUDANTIL.
Toda bola que tocasse o haste o ponto seria do adversário.
Quanto a sua explicação de Obstrução:
Em nenhum lugar da Regra está EXPLICITO o que voce disse:
" quando o ponto sofre uma interrupção por um motivo de força maior "
Eu sei que isso é motivo de Obstrução.
E QUANDO VOCE DIZ:
quando o atleta “obstrui” a bola antes que ela toque o seu lado da mesa ou antes que saia da área de mesa, ou seja, saia da área demarcada pela mesa sem tocá-la, ele usou de um golpe não permitido, sendo assim ele perde o ponto.
Perde o ponto?
Onde diz isso no Tópico Obstrução na Regra ?
Lá esta bem claro
2.5.3. Uma obstrução é uma seqüência a qual o resultado não é contado
Segundo esta parte da Regra, não existe ponto numa Obstrução, na prática isso não vale, mas pela regra…
QAUNDO VOCE DIZ:
" segundo caso, o atleta obstruiu a bola, sem a autorização do árbitro. Ponto do adversário. "
???
Eu nunca sobe de algum caso em que o juiz autorizasse alguem a Obstruir uma bola durante um saque, como seria isso?
Portanto para mim :
A Regra sobre Obstrução não é clara para mim, eu sei o que vale durante o jogo, não que esteja escrito na Regra.
Por exemplo:
2.5.8. Um atleta “obstrui” a bola, se ele, ou qualquer coisa que carregue ou vista, toca na bola em jogo quando ela ainda está acima ou passando e se dirigindo a superfície de jogo, não tendo tocado seu lado desde a última batida do seu oponente
Segundo o que está escrito acima, depois que o sacador manda a bola para meu lado da mesa eu posso tocar até propositalmente na bola antes que toque o meu lado da mesa e será uma OBSTRUÇÃO.
E com isso posso até " verificar o peso da bola " batendo nela com a raquete, e se seguirmos a regra:
2.5.3. Uma obstrução é uma seqüência a qual o resultado não é contado
Não perderei o ponto
REPITO:
NA PRÁTICA ISSO NÃO VALE, MAS DEIXO CLARO, NÃO ESTÁ EXPLICITO NA REGRA SOBRE OBSTRUÇÃO QUE EU NÃO POSSA FAZER ISSO, SEM PERDER PONTO.
Um abraço a todos.