Drive poderoso

Pessoal, ultimamente tenho participado de alguns torneios aqui na região e apesar de ganhar alguns noto que as vezes ganho muitos pontos forçando o erro do adversário do que executando winners, qual o grande problema ? meu drive. Alguns jogos são pessoas com físico bem inferior ao meu e no entanto sinto muita força, peso e velocidade em seus drivers, tenho um drive até que dá pro gasto no meu nível (não esqueçam que sou panga hehehehe) mas sinto que ainda falta potência, por mais que eu jogue o corpo junto do movimento não consigo aquela explosão indefensável, qual o segredo gente ?

Valew por qualquer dica.

Deve ser devido a falha em seu posicionamento.

Para se executar um bom drive é necessario que seja feito o seu movimento em toda a sua plenitude…

Em alguns videos de treinamento, vc pode analisar tais movimentos.

O mais comun e eficiente, é vc, no momento do golpe flexionar um pouco os joelhos, levar o braço com a raquete para trás, girando o corpo para direita (destro), posicionar o pé esquerdo a frente e o direito atrás.

No momento do golpe (impacto da bola), vc faz uma troca rápida das posições dos pés e girando todo tronco para esquerda.

Assim escrevendo pode ficar dificil a compreensão, mas vc assistindo aos videos, vai facilitar o entendimento.

Abraços

Veja vídeos, depois vai treinar, procure alguém que saiba fazer drives do modo correto, e peça pra te ensinar, só treino vai te dar potência, confiança, spin, etc.
No meu caso, eu deixo a bola subir um pouco, e acelero forte com o antebraço pra frente, usando pulso no final pra aplicar mais spin, uso o corpo pra botar impacto na bola. Tente fazer sempre pra frente, nunca caindo pra trás ou com o braço pra cima. Não tire o cotovelo do lugar.

O Edilson sempre falava no Itaim: “Gente, a força é na hora da batida na bola.” Ou seja, não adianta fazer um movimento exagerado de preparação se não colocar força no impacto.

E de onde vem essa principal força Nakata ? punho ? quadril ? braço ? ou tudo combinando ?

Valew.

Principalmente da transferência de peso p/ perna oposta. Um swing (movimento de braço) completo e bem rápido também faz muita diferença.

Se entendi, na parte de transferência de peso, inicia-se com a perna esquerda na frente e no momento do impacto a perna direita vai à frente - gira corpo à esquerda - de forma a auxiliar o braço e punho. Tb tenho dificuldades de velocidade do drive. Na hora acabo não fazendo o jogo de corpo que deveria.
E não só em Drive. Nos Treinamentos Chineses desde mulequinho os karas são ensinar a jingar o corpo numa simples troca de bola.
T+

Utilizar a passada para aumentar a potência dos golpes é uma das formas, mas que não será usada frequentemente.

Melhor lançar a raquete da perna de apoio(sem muito arm swing), mover levemente o quadril, raspar a bola com auxílio do punho e relaxar todos os músculos após o contato, retornando para a posiçao neutra.

Em resumo diminuir o início e o final do golpe, focando o contato na borracha e o tempo de bola.

[quote=“hinoki”:ftoynvue]Utilizar a passada para aumentar a potência dos golpes é uma das formas, mas que não será usada frequentemente.

Melhor lançar a raquete da perna de apoio(sem muito arm swing), mover levemente o quadril, raspar a bola com auxílio do punho e relaxar todos os músculos após o contato, retornando para a posiçao neutra.

Em resumo diminuir o início e o final do golpe, focando o contato na borracha e o tempo de bola.[/quote]

Pra que simplificar se se pode complicar ainda mais a explicação!
Svrst

Desculpe, você não entendeu o que está escrito ou está sendo sarcástico de forma inadequada?

Eu não entendi o último post!!!

Hinoki

tem algum treino pra essa transfêrencia de peso das pernas?
eu não consigo fazer direito. quando faço, mexe tronco, tudo junto

Justamente o quê estou comentando é a possibilidade de diminuir a preparação e a finalização do movimento.

Ao invés de transferir todo o peso corporal para a perna de apoio, armar a mão da raquete, golpear movimentando o corpo na direção da bola para finalizar o balanço, a proposta é sair da posição fundamental para a frente, eliminando 70% do balanço, encaixando mais o quadril e focando o golpe na borda inferior da raquete.

O tempo de preparação diminui e o drive ganha eficiência próximo a mesa.

Nakata, a historia que você falou sobre usar a força somente na hora da batida é o principio do martelo, né?
Não adianta você fazer força antes de bater o martelo no prego. A força têm de ser aplicada na hora da batida. O mesmo vale para bater na bolinha.
E bem observado a movimentação do corpo. A força das minhas batidas e dos meus drives vêm basicamente do movimento do meu quadril.

a proposta é sair da posição fundamental para a frente, eliminando 70% do balanço, encaixando mais o quadril e focando o golpe na borda inferior da raquete.
perfeito hinoki. E pegando a bola na subida ou no ponto mais alto você consegue usar o efeito e a velocidade do adversário a seu favor. E dá-lhe sapatada! :D

[quote=“hinoki”:3516hir4]Justamente o quê estou comentando é a possibilidade de diminuir a preparação e a finalização do movimento.

Ao invés de transferir todo o peso corporal para a perna de apoio, armar a mão da raquete, golpear movimentando o corpo na direção da bola para finalizar o balanço, a proposta é sair da posição fundamental para a frente, eliminando 70% do balanço, encaixando mais o quadril e focando o golpe na borda inferior da raquete.

O tempo de preparação diminui e o drive ganha eficiência próximo a mesa.[/quote]

Hinoki, comigo acontece justamente o indesejado…

Pois quando saio pro drive de potência, o drive vai uma bomba, vejo porém que a transferência de peso, o jogo do quadril e o momento de impacto raquete/bola, foi perfeito… agora o indesejado… quando o adversário consegue devolver, eu ainda estou na posição final do drive… :cry: ou seja, exagero no swing e não retorno a posição fundamental, outro defeito meu, após minhas trocas de bola, parece que inconscientemente fico vendo se a bola vai na mesa, e não retorno.

Tem algo, ou algum exercício que corrija isso :?:

Abraços,

Bob

Bob, as vezes, o problema não é voltar, mas sim a distribuição desse seu drive. Comece a atacar mais no meio, tente sempre variar, provavelmente a bola não vai voltar. E eu acho que o seu exagero deve ser na aceleração , creio que você deve acelerar mais no impacto e fazer menos swing, acho que vai dar tempo pra vc voltar.

Ah, eu já percebi pq a transferência do peso estava errada, a perna direita estava a frente da esquerda… Na verdade, eu faço transferência de peso de forma correta no jogo, mas no treino, não.

Olá Bob, veja que interessante, a maior parte dos jogadores não sabe ou desconhece totalmente seus vícios e virtudes.

Como não parece ser o seu caso, você sabe o quê está errado então é muito mais fácil corrigir.

Obrigue-se a treinar tendo em mente esta imperfeição e peça para seu parceiro observar se realmente está realizando o desejado.

Explico: muitas vezes executamos uma ação de uma forma (corpo) mas a mente registrou outros dados.

O parceiro deve ter a idéia do movimento e conforme o treino vai progredindo ele vai situando.

Por exemplo cada movimento que você não retornar ele vai dizer: solta o braço, Bob, relaxa a musculatura…

Pois bem, aqui temos ausências de treino, simplesmente “jogamos”, eu adoro treinar, e quando acho um pra fazer exercícios, logo o cara cansa e já chama pra jogar, porém, tenho em mente que o importante nesse caso é fazer do jogo um treino, por isso, nunca preocupo em ganhar, e sim em executar o que tenho em mente naquele dia ou naquele jogo, isso de certa forma tem sido otimo pra mim, pois nesse caso tenho que executar meus planos, em cima de bolas aleatórias, e como o adversário não sabe minha intenção, fica fácil, pois nunca deixei isso transparente a eles.

De forma que eu imagino que: o “movimento” tem que ser “automatico” isso acredito que já alcancei, pois, não preciso mais ficar olhando a bola para executar o golpe, o reflexo por si só entende a posição da bola e o movimento já estando automatizado, o “corpo” por si só faz, tá certo que as vezes erro um ou outro movimento, esse indice de erro tem diminuido bastante.

Agora a questão de ficar olhando se acertei o golpe, isso é em fração de segundos e com certeza inconsciente, estou tentando já há alguns dias me mater concentrado e falando comigo mesmo, “bate e volta”, assim sendo tento corrigir essa deficiência.

Agradeço pelas dicas Hinoki e estarei tentando corrigir isso a cada dia “mais”.

Abraços,

Bob

É importantíssimo utilizar a visão focal (objetos pertos) para encaixar a bola no ponto certo da raquete e da borracha.

Executar o movimento é o início, a visão permite o tempo de bola correto.

Ao errarmos basicamente falhamos em um ou mais destes elementos:

A)Movimento (os golpes)

B)Tempo de bola (quando fazer)

C)Julgamento (o quê fazer)

Outra sugestao: se voce ver os jogadores profissionais, estao muito relaxados na hora do movimento, Normalmente quem nao tem muita prática deixa o punho tenso, muito preocupado em direcionar a bola, Isto atrapalha demais o balanco (em qualquer esporte: golfe, tenis, etc…) porque tira muita energia do giro.

O sgredo é treinar muito e pegar confianca na trajetoria, para nao se preocupar tanto em aonde a bola vai bater e ficar com o braco tenso.,