Drive forehand classista

Então, eu notei, há alguns anos ainda, que por exemplo, o Waldner quando executa um drive de forehand, ele usa um movimento grande do braço com este esticado ainda e praticamente atrás do joelho a raquete, até a testa. enquanto o Timo Boll, da altura da cintura e também até a testa. eu já tenho uma ideia em relação aos dois movimentos, mas o que vocês acham de cada um, citando os prós e contras e qual dos dois vocês utilizam, ou usam os dois mas para situações diferentes.
espero ter sido claro, desde já agradeço,
abrs!

bem eu realmente uso o da cintura mais acho q ñ tem um geito certo de jogar, mais sim o q mais vc se adapta

uhmm, ninguém mais tem algo a acrescentar ou já foi discutido algum tópico semelhante, será?

Falae!..
Essa questão acho que foi abordado por aki quando conversamos sobre drive classico x caneta…

Em resumo, caso utilize o “longão” pode até dar mais potência, mas vai te desgastar mais, além de te forçar a ser mto mais rápido, pra que não seja pego de surpresa no retorno da bola (caso aconteça).

Usando-se borrachas euro/japas, ideal é trabalhar esse drive da cintura, com maior transferencia de peso com movimentação de quadril, tem a vantagem de exigir menor esforço e menor tempo de preparação. (Drive europeu)

Usando borrachas tacky (chinesas) não tem como dar drive com “meio movimento”, daí tem que ser esse drive mais ao estilo caneteiro (drive chines).

Nada impede de vc usar esse “drive chines” usando borrachas jap/euro…

[]´s

Atualmente estou tentando executar drives de fore com takeback bem amplo. Takeback é o movimento de preparação antes do impacto, ou melhor, o quanto o jogador leva a raquete para trás antes de fazer movimento de drive.
Com takeback amplo o drive sai forte sem que eu precise fazer movimento completo (até a testa, por ex). Desta maneira posso retornar a posição neutra mais rápido. Em tempo, estou com Desto F2 no forehand.

A questao nao é assim tao simples, quanto parece…
Vc está comparando épocas diferentes, e com isto, materiais diferentes ( borrachas, madeiras, cola), bola diferente…
Assim sendo, a comparaçao nao pode de forma alguma ser direta…
Porém, “ao que se sabe” , no TM de hoje, aquele “velho costume” de esperar a bola cair um pouco p/ dar drive, hoje em dia é cada vez menos usado, em funçao da eficiência…
Quem esteve na clínica do Blondel sabe disso…
Movimentos podem ser mais curtos, modificando o ângulo e o timming com que vc atinge a bola…
Repare que borrachas super-tensionadas, dao drives muito fáceis em bolas com efeito pesado p/ baixo…(basta deixar o ângulo pouco mais aberto)…