drive de back

por favor postem ae informaçoes para c efetuar um bom back(forte e com bastante efeito) pq tem um mané aqi q eu tenhu q abrir mais a raqete mais eu nao consigo, realmente meu back sai com a raqete beim fecha da mesmo e eu nao achu q ta ruim nao mais eu qeru opinioes pára aperfeiçoar
valew ae

Fabio Kbça

olha, eu gosto muito de deixar a bola descer um pouco, posicionar a raquete no meio do corpo, e disparar quando a bola começar a descer.
Eu faço com muito pulso também, dá pra imprimir bastante efeito. No mais é treino.
O meu back tem muito efeito, boa velocidade, mas eu erro MUITO.
pra ter efeito, a area de contato com a bola tem que ser a maior possivel, eu aconselho voce a tentar raspar a bola o maximo possivel, abaixar bem as pernas, e disparar no momento do impacto sem chapar, fazer o possivel pra que ao tocar na bola,vc consiga literalmente fazer a bola andar na borracha.[/i]

tá explicado porque vc erra MUITO

pra que tudo isso???

vc só preciza virar a raquete e abrir o polegar… deixar a raquete de cabeça pra baixo… a ponta dela fica pra cima e os dedos pra baixo… é o mesmo movimento do drive… só que a raquete vai estar de ponta cabeça… (não tanto… ela fica quase… pq se não vc quebra o pulso… uahuhauAUhAUHA)

no drive a raquete fica assim

…|…
…__
e no revez fica assim
…___

…|
…\

deu pra entender… e assim só mandar bala… não esqueça de abrir o polegar… deixar ele reto empurrando o cabo… é por isso que as raqeutes caneta japonesas são diferentes da chinesas… justamente pra vc abrir o dedo e deixar bem preza com o indicador…

Bom… é claro… isso é pra caneteiro… pra classista não tenho a minima ideia… isso é bastante esclarecedor pra nós caneteiros… por isso to deixando essas dicas… ehhehehe

[quote=“fabiokbssatte”:2z53t90t]por favor postem ae informaçoes para c efetuar um bom back(forte e com bastante efeito) pq tem um mané aqi q eu tenhu q abrir mais a raqete mais eu nao consigo, realmente meu back sai com a raqete beim fecha da mesmo e eu nao achu q ta ruim nao mais eu qeru opinioes pára aperfeiçoar
valew ae

Fabio Kbça[/quote]

E ai Fabio blz… olha só em primeiro lugar vc é clássista ou classineta, pois caneteiro vc com certeza não é… segundo preste atenção em movimentos do pessoal onde vc treina… talvez esse “mané” que vc citou esteja informando certo, pede para ele fazer, se der certo com ele siga as orientações dele, caso ele tente 20 vezes e não consiga ai sim realmente ele é um mané…

Eu não sei muito… mais se vc for classista tente fazer o seguinte,

A) identifique se a bola é uma bola para driver ou para topspin, terceiras bolas as maiorias das vezes são bolas de topspin para abrir o jogo, é importante que ele saia pesado senão vc toma chapada na cara, para efetuar o topspin de back vc devera abaixar a raquete na altura do joelho ou até mais baixo e na descida da bola proximo ao nivel da mesa vc raspa com a raquete mais paralela ao corpo.

B) sendo bola para driver que geralmente é na quinta bola ou em terceiras dependendo do seu saque, ai vc efetua o driver de back, eu acredito que deve ser o movimento mais dificil para o classista, mais o mais deficil tb de errar depois que se aprende a fazer, a raquete fica com o cabo pra frente e o corpo da raquete voltada para seu corpo, o ante braço fica tipo como um ponto fixo que serve de base para o giro do braço o movimento começa e termina com o pulso abrindo, fazendo a função do efeito o braço quando gira terá a função de direcionar a bola e emitir força na mesma e o ideal é pegar a bola na subida dela, dáperfeitamente para pegar ela caindo mais ai vc teria de estar há uns dois passos afastado da mesa.

É um pouco dificil de explicar assim teclando o bom é fazendo com a pessoa, no gif ao lado vc pode mais ou menos ver como funciona o movimento do pulso e braço, apesar de não ter sido bem um “driver” porque o cara comeu o saque e a bola subiu, mais tente fazer algo próximo disto, porém como vc deve ser bem mais novo que eu, tente flexionar mais as pernas, ai vc ganhará mais potência no golpe, atenção a recomposição deve ser rápida, senão o cara devolve e seu braço está lá em cima ainda.

Tente escutar sempre os “manés” as vezes não precisa ser bom para saber ensinar, tem gente que é excelente técnico mais que não joga nada.

espero ter ajudado…

Abraços,

Bob

Sem dúvida. Tudo que foi escrito aqui não vai ajudar + que 10% a melhorar seu back. O que tem + importância msm é vc ir p/ mesa e tentar. Muita coisa pode (e deve) ser aprendida por meio de tentativa e erro.

opa galera vlw ae eu achu q meu back nao esta tao ruim ate tameio q legalzinhu :lol: para executar o back eu flexiono as pernas e na hora q pega na bola eu estico as pernas para ter mais força no drive
e em relaçao ao “mané” ele mesmo nao abre a raqete do eito q ele msm fala e eu achu q na hora do jogo vc nao vai conseguir efetuar o back com efeito na mesa c é q a pra acertar a mesa issu ai cervir para dar porradao em bola com meia altura…
Estou procurando ver videos d jogadores tops mundias vendo o q eles fazem em cada bola q vem

Brigadao ae pelas dicas

Obs:Tenis sde mesa sem duvida é o melhor esporte de tds 8) :lol:

Olha, pode não ser de grande ajuda para você mas eu vi em um site que agora não me recordo :oops: que o movimento do back é semelhante ao de jogar frisbee.Eu pelo menos faço esse movimento e ele é bem eficaz…quando pega na veia msm ngm segura hehe :stuck_out_tongue:

Espero ter ajudado!!
Abraços
Victor

O que é Frisbee? que movimento é esse? sou classineta e gostaria de saber se a raquete no movimento do drive de back tem que sair da barriga, bem próximo ao corpo ao mesmo, e se é com a raquete mais inclinada ou com pouca inclinação.

Explica melhor pra gente, por favor :smiley:

frisbee é aquela brincadeira em que vc fica jogando um disco pro ar, geralmente se brinca com animais, cães, vc joga e eles correm pra buscar, também pode-se jogar entre pessoas. ficam lançando o frisbee e o outro pega sem deixar cair.

todas as dicas são ótimas, mas muita coisa deve ser levada em consideração, sua altura, sua raquete, sua borracha.
uma sugestão que poderia realmente te ajudar é descolar um video de treinamento para vc ver o movimento, é legal que alguns videos mostra em camera lenta o movimento correto que deve ser feito.
desta forma vc pode corrigir seus erros e treinar com mais eficiência.
Um toque legal é vc aprender a escutar o barulho que a raquete faz, se o barulho da madeira for forte vc esta chapando muito a bola e não raspando para dar um bom drive. o drive deve ser raspando a bola quando ela estiver caindo e a raquete deve ser levada para cima no momento em que toca a bola se não ela não faz curva e vai para fora da mesa. use as pernas, o ante braço, braço e pulso para que possa imprimir bastante efeito. tente treinar com alguém lançando bolas mortas para fora da mesa e quando ela estiver abaixo da mesa tente traze-la de volta. tenho certeza que com muito treino vc vai ajustar força e efeito e ter um bom resultado. o posicionamento é fundamental por isso vigie bastante. os videos que o Mazinho tem de treinamento são ótimos, veja o jogador que tem mais ou menos o seu estilo e arrume um video de treinamento deste para que vc possa usar como referência.
bom treino e um abraço.

Explica melhor pra gente, por favor :smiley: [/quote]

Latour, vou te explicar citando a afirmação a q me referia:

[quote=“j0rnal1sta”:1ovkgsvq]O meu back tem muito efeito, boa velocidade, mas eu erro MUITO.
pra ter efeito, a area de contato com a bola tem que ser a maior possivel, eu aconselho voce a tentar raspar a bola o maximo possivel, abaixar bem as pernas, e disparar no momento do impacto sem chapar, fazer o possivel pra que ao tocar na bola,vc consiga literalmente fazer a bola andar na borracha.[/i][/quote]

Em trocas de bola lisa devemos usar o Drive e não o Topspin, sendo tospin um golpe q direcionamos na vertical com a raqt ligeiramente fechada, raspamos e abaixamos e levantamos muito o corpo e tentamos grudar a bolinha o máximo na nossa borracha; e o drive direcionamos para frente com a raqt menos fechada, batemos e raspamos ao mesmo tempo, levantamos e abaixamos menos o corpo.

Pq devemos utilizar drive e não topspin numa troca lisa?
Porque sendo troca lisa, a bola corre mais rapidamente. Então, temos menos tempo para preparar. Portanto, recorremos ao golpe de preparação mais eficaz correspondente ao tempo da bola lisa.
Outro fator importante é que numa bola que vem com efeito para cima, vc não necessita de um golpe que direciona o movimento para cima e ainda por cima tem como essência grudar a bolinha na raqt e carregá-la até em cima.
Outro fator é q o tospin necessita-se q a raqt esteja mais fechada, e quanto mais se fecha a raqt menor será seu domínio manual sobre a bola e maior será a variação da trajetória de sua bola.
Outra coisa é que utilizando o drive, vc tem a possibilidade de aproveitar a velocidade do oponente e revertê-la mais intensamente contra ele, enqtunato que no topspin não.

Resumindo, utilize o golpe mais adequado ao tipo de bola q estás recebendo. Se estiver na troca, DRIVE. Se vier pesada baixa, TOPSPIN. Com isso diminuirá os erros e terás um jogo mais eficiente.

::nija2:: ::perfeito::

Viu :?: quando me referir acima que existe bola para Topspin e bola para Drive, me referia a isso, tipo assim,

3º bola quando volta cavada temos que dar um Top bem forte para vencer a rede, enquanto que em trocas de bola e em saques ou devoluções de saque mais corridos em que se percebe que está “fácil” entramos de Drive.

Talves eu tenha me expressado errado no primeiro post, é uma questão de fala mesmo, como eu mesmo disse e o proprio Nakata citou as vezes é dificil explicar teclando e corremos o risco de sermos avaliados como “esse cara não saca nada de relação de efeito”, hehe :smiley:

Abraços,

Bob

Outra coisa q falo é:

  • tente fazer uma sequência de drives e uma sequência de topspins contra um bloqueio…Qual q é mais fácil de acertar e qual q erra mais?

Só pra tirar uma dúvida:

Topspin = Loop Drive (Drive de efeito)
Drive = Speed Drive (Drive de velocidade)

Estou certo?

Pois o conceito de Drive e Topspin são parecidos. Na verdade o Drive seria um golpe que usa efeito para cima (Topspin). E o conceito de Topspin é só para diferenciar de Underspin ou Backspin que seria o efeito para baixo (cozinhadas e kato).

sim, ao pé da letra vc está certo…mas nenhum técnico chega pro atleta e fala:

  • olha, nessa bola baixa vc tem q dar loop…
    eles falam:
  • dá um topezinho, abre de meia, taska bola de efeito

Pois é isso mesmo, aqui em Minas quando abrimos o jogo 3º bola falamos TOP, mesmo sabendo que TOPSPIN é efeito por cima, e quando partimos pro ataque no saque, ou na 5º falamos DRIVE, entender efeito é uma coisa, falar movimentos é outra, é como eu disse: corremos o risco de ser mal interpretados.

Abraços,

Bob

Existe algo parecido que o pessoal faz confusão: quando joga com canhoto e o técnico fala para mandar na direita (ou esquerda) do cara, mas o mais correto seria mandar no fore ou (no back) daí evita-se a confusão. As vezes o técnico está se referindo a direita como fore e as vezes como lado direito, e se vc estiver jogando com um destro não faz diferença, mas com um canhoto faz muita.