Dores no pulso na empunhadura classineta

Estou tentando brincar no classineta com a minha raquete clássica. Com uma semana, dores no pulso começaram a surgir. É comum alguma lesão (tendinite) por conta dessa empunhadura? Faz muita diferença usar uma madeira que tenha a pegada certa para o classineta? Pergunto para saber se as dores são da minha mão que está bixada ou se a raquete clássica (pesada e sem pegada certa) é que não faz bem…

De fato, classineta não predominante tende à ter dores sim…
Eu como classista, também me arrisco no classineta com raquete clássica…
Certo dia, apenas como brincadeira, em 4 sets, já não aguentava de dor.
Classineta, de certa forma, tende à dor no BH, já que você consegue explorar bem mais a rotação do punho em ralação à pegada clássica
Como somos classistas, não estamos acostumados a explorar outros ângulos e posições

Quanto a raquete correta, eu diria que vai da pessoa. Em termos de medida, as classinetas costumam ser maiores na largura (<—>), com variações de até 5mm para uma mesma modelo/versão clássica. E de comprimento, em 98% dos casos, iguais (quando a mesma versão existe em outra empunhadura).
Já as que não tem como base outra empunhadura, são medidas “únicas” (Isso quando a marca não tem um padrão de referência/construção/qualidade)

Ex: BTY SK7
Clássica = 157x150mm
Classineta = 161x150mm
Já em relação ao peso, de fato, alguns centímetro a mais de cabo influenciam muito
Além de outros fatores, como: espessura da madeira, peso das borrachas, se não está faltando pedaços da borracha, e principalmente se ela foi colada por completo na área de jogo, no caso das pessoas que colam a borracha com 1 dedo ou mais de largura para cima do começo cabo, fcando com muito peso na parte superior da madeira (se for em ambos lados, eu diria OK, mas se for sem um dos lados, fica desbalanceado demais) = isso é mais comum nas classinetas

Em resumo sobre seu caso: não acho que seja um problema físico de fato, mas sim uma adaptação natural do corpo. São movimentos “estranhos”; pricipalmente quando não são naturais (no caso, novos movimentos numa nova empunhadura).
Eu mesmo, quando fico sem jogar muito tempo, já começa a doer ombos, cotovelo, pernas (hahahaha)
Agora, se de fato você tem um problema médico, é melhor verificar para não piorar ainda mais…
Mas para adaptar o corpo a novos movimentos, pega a raquete de vez em quando e faz repetições sem compromisso, fica batendo no ar hahahah

Abs

1 Curtida

Você acha que a madeira de 5 folhas é ideal para o classineta ou tanto faz? Uso muito o xu xin como referência e vejo que as madeiras que ele usou sempre foram de 5 folhas ou 5 + 2 de carbono.

Não se deve comparar com profissionais… A não ser que você esteja no mesmo nível de jogo dele, aí você pode estudar testar o material que ele usa…
Quanto a ser 5 folhas ou não, é questão de teste. Geralmente são all wood, sendo 3 ou 5 ou com compostos, sendo 3+2 ou 5+2.
Vai da caracteristica do fabricante, do seu gosto, estilo de jogo (ataque, defesa ou controle), sem contar seu orçamento…

Abs

1 Curtida

Definitivamente não estou no nível de jogo dos profissionais kkkkkkk.
Vlw pelas dicas.

Boa tarde @Will,

Em primeiro lugar, se a dor estiver realmente acima de um incômodo momentâneo ou fadiga, procure um médico. Fazemos o possível para ajudar, mas nessa hora e para essa finalidade, confie mesmo só na pessoa de jaleco.

E se a dor que esteja sentindo é mais intensa que isso, não é o fato de estar usando uma raquete clássica que o está causando. As dimensões envolvidas obviamente alteram o peso do conjunto para um pouco mais ou menos , mas essa grandeza de diferença não é suficiente para causar uma lesão POR SI SÓ (a menos que vc esteja usando uma chapa de aço de 1/2" como raquete hahahahahah). Por causa exclusivamente do peso, inicialmente vc poderia estar sentindo uma fadiga, como se fosse um cansaço, que geralmente não aparece mais depois de alguns dias de prática. Mas se a dor realmente for mais que isso, certamente outras coisas são bem mais relevantes que os gramas de diferença entre uma raquete classista e classineta.

E independente de dor, uma coisa a se prestar atenção é a tensão da sua empunhadura, pois essa sim pode fazer mais estrago que o centímetro a mais de cabo ou os micro pedaços de borracha arrancados numa pancada da raquete com a mesa. No tênis de mesa tem muita gente que empunha a raquete com força excessiva, e isso é um hábito não só fisicamente, mas tecnicamente bem ruim. E como todo hábito, não é simples de mudar, aliás é bem difícil, mas tente prestar atenção e garantir que não esteja aplicando muita força.

Mas no fim das contas, mais uma vez: confie na pessoa de jaleco.

Abraços!!!

1 Curtida

Caro Alcir,
Como sempre você tem razão kkk. A dor foi passageira (apenas um adaptação). Mas o principal foi essa questão da tensão: eu percebi que eu jogava muito “duro” (não só a empunhadura, mas o corpo todo) e passei a tentar relaxar mais durante os pontos, consegui melhorar o meu jogo.
Abraço

Jogo Classineta e sinto dores intensas. Porém, tive Chicungunya, aí não conte. Hehehe

1 Curtida

Vou agradecer a cortesia, mas não é bem assim. Ainda bem.

Mas o mais importante é que vc não esteja mais sentindo aquela dor, uma vez que, se fosse algo mais sério, provavelmente não seria assim tão simples. De qualquer forma, fique alerta, e peque pelo excesso de zelo, se for o caso.

Meu caso é similar ao seu, não tanto na empunhadura, mas na tensão dos ombros. Isso acaba me causando não apenas a fadiga, que é óbvia, mas dificulta manter regularidade em alguns casos. Como eu disse antes, são hábitos difíceis de mudar, mas é necessário tentar sair do piloto automático e tentar colocar o novo padrão no subconsciente. Para melhorar a qualidade sim, pq melhora de fato, mas até para evitar lesão, que é o mais importante para nós meros mortais.

Abraços!!!

1 Curtida