Donic Persson Power Play CS
http://img146.imageshack.us/i/12843067991.jpg/
http://img163.imageshack.us/i/bl005f.jpg/
Madeira
Comprimento: 245mm(24,5cm)
Largura:150mm(15cm)
Espessura: 58mm
Peso: 85gr
Folhas 7
Selante Donic de 25g (2 passa de mão) de cada lado
Borracha Hurricane 2 Neo Vermelha de 2.15mm 40º de 60gr - ForeHand
Borracha Globe Super 999T de 2.0mm 40º de 55gr - BackHand
Peso Total: Aproximadamente 200gr
Cabo:
Comprimento: 83mm (8,3cm)
Largura: Final 32mm(3,2cm), inicial; próximo a borracha: 27mm(2,7cm)
Área da Borracha:
Comprimento:162mm (16,2cm)
Largura: 150mm(15cm)
Cola Aplicada:Vipal
Avaliação:
Indicado no produto
Velocidade: 8+
Controle:6+
Peso:85gr do Catálogo , Site Mesatenista 80gr
Reais:
Velocidade:pelos teste me pareceu 8+
Controle:pelos teste me pareceu 6+
Peso:95gr após uso do selante
Movimentos em ForeHand:
-ForeHand Push(cozinhada): Foi pouco aplicado, mas das vezes que foi usado, foi efetuado com bastante efeito, permitindo bastante controle.
-ForeHand: Ótimo controle e boa velocidade com muito efeito
-Forehand Drive: Com a inclinação e tempo de bola certo consegue-se uma ótima velocidade com ótimo controle
-Forehand Loop: É a base das borrachas utilizadas para ataque e em conjunto com a madeira que é colocada como flexível ( meio rígida e meio macia, o que a faz disparar bastante), consegue-se a combinação exata com velocidade, controle adequado com muita firmesa
-Forehand TopSpin: Através da estrutura(velocidade e camadas) da madeira em conjunto com a borracha, obtém-se bastante efeito com variação de arco
-Forehand Couter: Grande controle, com muita velocidade e efeito criando um pequeno arco
-Forehand Flick: Conhecido também como Harau, é produzido com muito efeito, velocidade e grande firmesa, não exigindo muito esforço para o movimento
-Forehand Smash: O movimento deve ser realizado como qualquer movimento raspando a bolinha, onde se for realizado de forma chapada, permite que a bolinhas espirre para forma da mesa de forma descontrolada ou vá para forma com muito efeito. Neste quesito, raspando a bolinha, foi relaizado com muita velocidade, efeito com grande firmesa através do controle proporcionado.
-Forehand Movimentos de Sidespin: Quando se realizou o movimento de Sidespin, foi necessário adiantar-se mais para fazer o movimento de raspar a bolinha, gerando muita velocidade, efeito, tanto próximo da mesa como a média distância e até um pouco longe da mesa, havendo um pouco de perda de efeito.
-Forehand (Block)Bloqueio Ativo: É o bloqueio que utilizamos para devolver a bola ao adversário com dificuldade para se obter o ponto, como Wang Hao faz por exemplo. Neste quesito, o conjunto madeira mais borrachas desempenha bem o bloqueio, principalmente em ângulo fechado de devolução, gerando efeito, com muita velocidade, através da borracha e bom controle através da madeira.
-Forehand (Block)Bloqueio Passivo: É o bloqueio que utilizamos para devolver a bola ao adversário, quando realizamos uma defesa. Nesta quesito o conjunto madeira mais borrachas desempenha bem principalmente em ângulo mais aberto ou fechado, para que a bola faça um loop de devolução, gerando efeito e dificultando o contra-ataque do adversário.
-Forehand Chop: Movimento que foi aplicado poucas vezes, mas proporcionou grande loop com muito efeito
Movimentos em BackHand:
-BackHand Push(cozinhada): foi pouco aplicado, mas das vezes que foi usado substituiu a cozinhada normal com bastante efeito, permitindo a escolha do lado para posicionar a bolinha, com bastante controle.
-BackHand(Classineta): Ótimo controle, com bastante efeito e velocidade(seja ele efetuado com o braço ou com o pulso), podendo ser carregado próximo a mesa com muito efeito ou a média distância, criado um loop com bastante poder, sem muito esforço.
-BackHandDrive(Classineta): Bastante efeito com facilidade no movimento, com bom controle e grande velocidade
-BackHandLoop(Classineta): É o ponto base para o uso da borracha. Praticamente a madeira deve estar em 70 para 80 graus, gerando um loop médio com muito efeito, controle ou um loop rasante,onde a madeira deve estar em 30 para 45 graus, gerando um loop baixo, com muito efeito, controle e grande velocidade também sem exigir muita força no movimento.
-BackHandTopspin(Classineta): Pode-se realizar o movimento com o pulso ou puxar debaixo para cima (curto) ou longo com o braço e anti-braço em 75 à 80 graus de inclinação, gerando um loop baixo rasante com muito efeito e controle ou um com o arco mais alto. Ambos proporcionam muito efeito, velocidade, grande firmesa e pouco esforço.
-BackHand Counter: Movimento simples, fácil, suave, gerando um loop curto, com boa velocidade e grande efeito. Grande controle para movimentos na diagonal ou paralela.
-BackHandFlick: Pouco esforço no movimento, produzindo grande velocidade e efeito. Foi empregado agumas vezes muita força em função da bolinha vir lenta e curta, ocasionando muito efeito e velocidade o que a arremessou para fora da mesa, várias vezes. Com o movimento do pulso, produzia um pequeno loop com grande efeito e com o braço um arco médio mais longo com muita velocidade e efeito, ambos com grande firmesa.
-BackHandSmash: Pode paracer estranho mas era possível dar smashes, principalmente o de loop usado a grande distância para defesa. Quando usado o smash loop, este voltava com grande efeito com um pouco de velocidade em função do arco produzido, Já no smash normal a média e longa distância a bolinha realizava um rasante com muita velocidade e efeito, sendo que as vezes ficava na rede.
-BackHandSlice: Que é o movimento que utiliza o backspin perto da mesa, funcionou com bastante efeito e controle em função da madeira se loop e as borrachas serem para loop principalmente quando se usava o pulso para jogadas curtas.
-BackHand Movimentos de Sidespin: Efetuados com bastante efeito e velocidade sem a perda de controle, principalmente em topspins e drivers próximo e a média distãncia.
-BackHand(Block)Bloqueio Ativo(Classineta): Quando você bloqueia da mesma forma que o clássico no BackHand Caneta(Como Wang Hao), com o objetivo de deslocar o adversário ou dificuldar a recepção. Movimento foi realizado com bastante facilidade, rapidez, bom controle, muita velocidade em função da madeira e grande efeito em função da borracha, a média, cuta distância e pode ser realizado a longa distância com uma inclinação de 75 à 80 graus, criando um arco médio com média velocidade e grande efeito.
-BackHand(Block)Bloqueio Passivo(Classineta): Quando você bloqueia da mesma forma que o clássico no BackHand Caneta(Como Wang Hao), com o objetivo de segurar o ataque ou contra-ataque do adversário. Movimento que foi realizado com bastante facilidade, controle e velocidade em função da madeira e bastante efeito em função da borracha a média e curta distância.
-Backhand Chop: Bastante utilizado próximo, a média distância e longe da mesa proporcionando bastante efeito, controle e certa velocidade
Madeira:
Tenho que dizer que no começo, a primeira vista, não achei que tivesse 7 folhas e sim 5, em função da 2º e 6º folhas serem muito finas, e pude constatar a quantidade certa após passar selante, que escureceu um pouco na lateral da madeira, permitindo constatar a quantidade de 7 camadas.
-Peso: Com peso quase 205gr(depois selada e com as borrachas), também tomei um susto quando a pesei, embora no catálogo ela é colocada como 85gr a versão clássica e no site estava em 80gr, sendo que pedi que fosse enviada a madeira mais leve, mas já havia passado 2 camadas de selante de cada lado e mais 1 camada nas laterais, e lixado bem suave nas superfícies, o que pode ter gerado o peso atual, onde o conjunto chegou a aproximadamente 205gr, sendo que as borrachas contribuíram bastante pelo seu peso(sendo duas chinesas de 2.0mm e 2,15mm), a cola vipal utilizada, considerando que é uma madeira de 7 folhas e a área para colagem da borracha é maior do que eu usava(não tem a forma oval, sendo mais comprida adaptada ao estilo classineta e por isso maior, não tendo a cabeça tão pesada memso com as borrachas),em função de jogar classineta como Wang Hao, praticamente sem espaço para o indicador com fazem Ma Lin e Xu Xin.
Mas tenho que pesar novamente o conjunto e atualizo as informações novamente. Quando você a segura sente um peso de forma bem moderada e quando joga com ela, fazendo o movimento, sente-se o peso, mas de uma forma mais suave dando um impressão de leveza realizando apenas o movimento se exercer força.
-Forma: É perceptível que por ser um madeira mais comprida e não oval, é mais voltada totalmente para o estilo Classineta Ofensivo(que é objetivo desta, permitindo defesas melhores a média e longa distância, assim como ataques e contra-ataques sem muito deslocamento). As borrachas podem coladas próximas ao cabo sem a possibilidade de movimento Shoto e outras forma de ataque e defesa de BackHand Caneteiro, ou como algumas de formato Oval ou mesmo neste formato, onde na colagem, a borracha do ForeHand deixa um espaço para o dedo indicador, permitindo o movimento de Shoto e outras forma de ataque e defesa de BackHand Caneteiro, utilizado por Ma Lin, Xu Xin, Ryu e outros Caneteiros ou Classinetas.
-Velocidade: Acho que é 8+(embora as opniões em muitos outros sites, a consideram de ALL para OFF-, sendo considerada mais lenta que a versão SENSO que seria de 9, mas mesmo assim muito elogiada), mas para mim é de OFF- para OFF, pois dispara bem, onde nos primeiros testes, senti o conjunto meio rígido tanto no fore quando no back(acho que em função do selante e das borrachas), mas com grande velocidade, efeito, controle e principalmente firmesa sem vibração, em função da madeira e das borrachas serem novas mas nada que assuste.
-Controle: Não mudou muita coisa em relação ao que eu tinha, mas tive que me adaptar um pouco nele em relação a velocidade proporcionada pela madeira e borracha, mas sente-se uma grande firmesa principalmente no ataques, sejam eles de fore ou back, não havendo vibração, desconforto ou descontrole embora as borrachas sejam duras e por ser uma madeira de 7 folhas. A questão neste quesito, é que você literalmente sente a madeira, embora pareça rígida pela quantidade de folhas e pelas borrachas, é possível perceber o impacto da bolinha no material, gerando um devolução com ótima velocidade sem o comprometer o controle.
-Empunhadura: Percebi que do lado direito a madeira tem uma curvatura menor, proporcionando mais conforto sem a necessidade de lixar, mas sou canhoto e acho que mesmo que eu mencionasse isso na compra, a maioria das madeiras criadas são para destro e eu teria de me adaptar. Sinto um pouco de desconforto quando a pego, mas depois me ajusto na empunhadura de forma firme, embora com uma curva maior do lado esquerdo.Eu poderia lixá-la como a maioria faz, mas não quero, em função de poder danificar a madeira, pela sua fina camada ou ter invertido o lado da madeira, para a curva mais curta ser voltada para o lado canhoto, talvez proporcionando maior conforto, mas não quis.
Aliás no modo de empunhar a madeira, eu a empunhava da mesma forma que Xu Xin (com os dedos esticados parecendo estilo coreano), tendo dificuldade de realizar os movimentos, sentindo o conjunto muito pesado de forma não conseguir posicionar a madeira na posição certa(empinada), para realizar qualquer movimento. Treinando em casa, começei a empunhar o conjunto da mesma forma forma que fazia com a minha madeira antiga, parecido com o estilo de Wang Hao(onde os dedos estão dobrados;é como se você segura-se um copo na palma de sua mão, com os três últimos dedos dobrados, de forma a segurar o copo),me porporcionando menos peso, mais leveza e facilidade no movimentos, inclusive em defesas de BackHand Classineta. Aí estava o segredo!
Borrachas:
Borracha Hurricane 2 Neo Vermelha de 2.15mm 40º de 60gr - ForeHand:
Bem mais pesada da que eu usava(Hurricane 2 de 39º de 2.0mm), mas tive que fazer o upgrade, para testar em um madeira nova e como todos comentavam, é da NOVA GERAÇÃO NEO!.
-Colagem: Com relação a colagem, coloquei um tópico no site, com vídeo sobre como selar e colar principalmente as da linha DHS NEO. Ela vem mesmo com uma camada de booster mas é pouco, sendo necessário retirar o plástico branco, que na verdade vem para proteger esta parte, mas este não parece ser o segredo, pois colei com vipal, sendo que o João Tenna em um tópico antigo, sobre como selar e colar borrachas, mencionou que o uso desta cola podia alterar as propriedades do booster por ter solvente, mas consultei o Nakata antes de fazer a colagem, sendo que o mesmo não viu nenhum problema ou muita diferença em colar a sua Skyline 3 com esta cola tmabém. Sinceramente, não vi nenhuma diferença também, mesmo praticamente após 24 horas depois de colar a borracha, que continuou da mesma forma, com relação a velocidade e controle. E também, não vou ficar colando e descolando, é só para fixar e pronto.
-Velocidade: Ela dispara mais que a sua antecessora, mas suponho que seja em função de uma nova forma de fabricação, com uma nova fórmula talvez. Quando usei pela primeira vez o vipal, testei na minha Hurricane 2, colando a esponja que estava toda rasgada e estourada, em função de ter utilizado a cola fixa da Butterfly na minha madeira antiga da DHS, que estava apenas lixada, bem lisa, sem selante e onde fui informado que esta cola tem grande aderência em madeira, sendo importante selar primeiro. Também colei o topsheet, que havia se soltado(que era o que todos que usaram esta borracha comentaram que aconteceriaem função dos pinos),da mesma forma que Ma Lin fazia com a Globe em esponja DHS. Colei para não tirar mais e mesmo depois de 36 horas, de uso a borracha não mudou as propriedades( disparando mais provavelmente em função da madeira de 5 folhas, é claro maislenta que a Neo, mas ainda com muito efeito após três anos de uso).
Esta Hurricane 2 NEO deve-se equiparar a outras de sua linha, Hurricane 3 Skyline 2 e 3, mas não deve mais rápida que outras, como da linha ButterFly, Donic, Yasaka, Joola, Andro e outras, principalmente pela dureza, sendo que o objetivo são ataques rápidos com rasantes, loops de arco médios, baixos, curtos, com muito efeito e velocidade próximo da mesa e a média distância.
-Efeito: Ela produz tanto efeito quando a antecessora, mas ainda não tanto quanto deveria, pois não está muito gasta mas isso vem com o tempo. Mas posso dizer que é um efeito satisfatório e acima da media com relação as outras, mas deve-se desenvolver a técnica de raspar a bolinha para ter um efeito explosivo, mesmo que a bolinhas dê a impressão de estar sendo devolvida lentamente; Cuidado, ela vai explodir contra o material do adversário, que se tentar segurá-la ela vai espirrar. Afinal é a uma Hurricane 2 e chinesa claro!
-Controle: Vi algumas pessoas dizendo que era incontrolável (como a Hurricane 2), mas depende de como você usa. Por ser uma borracha dura, ela vai rebater ou espirrar com muita velocidade, efeito e pessoalmente falando, não é uma borracha para defesa e sim para ataques rápidos com grande efeito atráves de loops, rasantes, é jogo ofensivo próximo da mesa, a média e com a técnica certa, a longa distância. Acho que posso opinar, pois utilizo borrachas chinesas há praticamente 8 anos, começando pela DHS 6512 que vinha em uma DHS K1005(onde aprendi a tirar as folhas para deixá-la mais leve), em um lado com 9 de controle, 9 de velocidade e 11 de efeito, onde usei minha primeira borracha no Fore Classineta, a Globe Super 999 de 1,8mm, percebendo que as borrachas chinesas geram grande velocidade através de seu enorme efeito, proprocionado com loops, com madeira inclinada a 35 graus para grandes rasantes à média, curta distância e até a longa com o movimento completo, pois o efeito catapulta é gerado pelo movimento em forma de grande arco aberto.
-Durabilidade: Existe um tópico antigo que diz que as borrachas pretas geram mais efeito, em função da sua cor em relação as vermelhas. Bom se esta Hurricane 2 Neo Vermelha gerar efeito e velocidade como a minha Globe Vermelha, que está em outra madeira depois de mais de 2 anos como esta faz, mesmo sendo vermelha, estou no lucro, mas acho que é por ser chinesa com grande tacky e pela fama que tem, ela deve durar sim, também com os devidos cuidados, como retirar o suor passando levemente a mão seca na borracha sem esfregar e guardando sempre com uma proteção para não pegar ou pó ou sujeira.
-Custo Benefício: Para que gosta de borrachas de efeito, com velocidade proporcionada pelo efeito, jogo próximo, média e de certa forma a longa distância da mesa, tem paciência, força de vontade para aprender a fazer o movimeto completo correto, correr e sempre tentando raspar a bolinha, esta é ótima borracha para o preço apesar do peso, devido a espessura que é normal e pela provável durabilidade que vou testar.
Borracha Globe Super 999T de 2.0mm 40º de 55gr - BackHand:
Confesso, fiquei meio em dúvida em pegar esta borracha e até cotei uma Globe Super 999 de 1,8mm com o Mazinho, mas ele só tinha esta e então, vamos lá, vamos experimentar! Pesquisei em muitos sites antes e vi que ela produzia menos velocidade que a que eu tinha(pequena diferença), só que mais efeito e controle.
Bom pensei: por ser preta vai gerar mais efeito então se Ma Lin usou o topsheet no fore com esponja DHS (o que provavelmente não foi esta), não deve fazer mal.
-Colagem: Com relação a colagem, é o processo normal de qualque borracha, pois colei com vipal, sendo que não vi nenhuma diferença também, mesmo praticamente após 24 horas depois de colar a borracha, que continuou da mesma forma, com relação a velocidade e controle. E também, não vou ficar colando e descolando, é só para fixar e pronto.
-Velocidade: Para o back com grande rasate, a inclinação a 35 graus e loop a 70 graus gera uma ótima velocidade, dispara bastante mesmo e com muito efeito, onde acho que a esponja deve ser japonesa como era a outra Globe.
-Efeito: Sempre usei Globe por causa do efeito, considerado defensivo, para segurar ataques, contra-atacar com grande efeito e até com certa velocidade como Kong Linghui fazia ao utilizar a versão azul nacional no back(acho) e como no movimento Back classineta em topspin realizamos um grande movimento no pulso ou debaixo para cima(curto) ou com o braço, anti-braço e corpo (longo),onde com isso geramos uma grande energia, efeito e velocidade em arcos rasantes próximo, a média distância, mesmo em borrachas com pouca velocidade, que na verdade era o que eu precisava para estratégia de jogo. Ela é perfeita,gerado grande efeito explosivo permitindo loops curtos, médios com bastante giro, proporcionando muita velocidade, permitindo ataques até a longa distâncias com grandes arcos, com boa velocidade usando a técnica certa através do efeito.
-Controle: Um pouco maior que minha outra Globe permitindo mais confiança em bloqueios passivo e ativos com boa geração de efeito e disparando mais, não deixando a bolinha morrer no meio o caminho.
-Durabilidade: Dizem nas avaliações de alguns site que ela tem uma durabilidade média, mas é aquela coisa, só quem usa, como usa ou cuida pode dizer, sendo só testando para saber também. Como ela foi colocada no BackHand, recortei um pedaço do plástico que a embalava, o coloquei na borracha o que permite maior aderência e segurança nos movimentos de Back e não gasta a borracha com o suor da mão. E acho que deve durar mais, inclusive em função de estar no Back.
-Custo Benefício: Para que gosta de borrachas de efeito, com velocidade proporcionada pelo efeito, jogo próximo, média e de certa forma a longa distância da mesa, tem paciência, força de vontade para aprender a fazer o movimeto completo correto apesar de ser recomendado uma borracha mais leve e elástica no back classineta, como o exemplo dos Tops Classinetas, que não sigo, esta é ótima borracha para o preço, podendo ser usada no Fore, apesar do peso que também é normal(apesar da possibilidade de se escolher a espessura de esponja) e pela provável durabilidade que vou testar.
Jogabilidade:
Joguei com ela dia 13/03/2011, onde já a batisei batendo a ponta na mesa, pois não estar acostumado com o tamanho, mas nada que compromete-se pois nem senti a pancada. Outra, foi em casa que pegou a lateral da mesma, onde decidi que vou usá-la pra treinos, jogos, sendo que a caneta chinesa com apoio de madeira japonesa de 5 folhas vou treinar em casa, pois já está carimbada, sendo mais resistente.
O poder real do material, pude comprovar ontem jogando no grêmio da empresa em que um amigo meu trabalha(16/03/2011) e pude constatar que o preço pago pelo material valeu até mais do que eu esperava. Loops com efeito, muita velocidade; firmesa nos bloqueios tanto no fore e principalmente no BackClassineta, com ataques e contra-ataques de muito poder, velocidade, firmesa no material, muito controle, nenhuma vibração e pouco, poquíssimo esforço para manusear a madeira, nos movimento com a forma de empunhar a madeira com o dedos dobrados. Resumindo e concluindo uma maravilha! O primeiro, de muitos jogos maravilhosos, que provavelmente terei com este material.
Conjunto
-(De 02 à 12 de Março)-Pelo que pude testar, é um conjunto que até agora me satisfez além do que eu imaginava realmente(embora não tenha jogado para valer contra alguém, tanto que o item jogabilidade está vazio e apenas contra a minha tábua de bater(Tábua de treino)), apesar de ser a primeira madeira real de marca acima das que eu utilizava, consideradas iniciantes sem a perda de controle, aumento considerável de efeito e ganho de velocidade com as 7 folhas, sendo um pouco pesada (provalelmente em funçao das borrachas), mas que não varia tanto com relação as minhas anteriores. Já as borrachas senti um grande melhora em efeito, velocidade e controle, estes provavelmente também em função da madeira, que proprciona boa velocidade e rigidez de uma 7 folhas, com a firmesa, controle de uma de 5 aparentemente e sem vibração. Até agora, é ótima para jogo ofensivo com muito efeito, velocidade e controle, próximo da mesa, média distância e provavelmente a longa também, com menos velocidade e mais efeito em função do arco produzido.
-(De 13 à 16 de Março)-Como até então não havia jogado, não tinha muitas informações ou sensações com relação ao material, mas agora posso dizer. Na primeira vez que joguei realmente não, tinha noção da velocidade empregada, do efeito, do poder da maderia e seu controle, joguei quase OFF+, disparando para todos os lados empunhando a madeira de uma forma que achava adequada, o que gerou um grande cansaço, poucos movimentos e um pequeno desconforto. Nesta segunda vez que joguei, agora com a empunhadura mas suave, da forma adequada foi simplemmente ótimo, apesar do peso aparente(que é só aparente), pude ver como se joga de forma racional, com velocidade, produzindo efeito, com mais controle, assim conseguindo defender, atacar e contra-atacar com muita segurança e firmesa. Realmente é um material impressionante. Pode não parecer muitio rápido para alguns, mas achei(aliás sendo que o objetivo não é dar uma paulada para fora da mesa e sim conseguir passar a bola para o lado adversário com velocidade, efeito, controle e racionalidade para dificultara vida do mesmo e conseguir o ponto, nada de loucuras na mesa.
Realmente eu recomendo pelo ótimo preço, não vibra nada, podendo ser usada por jogadores iniciantes,medianos até avançados, apenas com a adaptação das borrachas, da variação de peso, controle e um pouco de prática, para quem vem do nível Defensivo ou AllRound, por ser considerada OFF- à OFF, sendo uma madeira para loops e pelo que pude constatar, combina bem com borrachas chinesas que uso(por ser uma madeira rígida e flexível, onde recomendo o uso de borrachas com espessura de 1.8mm à 2.0mm devido ao peso), pois a base das mesmas é o loop, sendo que outras borrachas que disparam mais(por possuírem dureza menor)teram uma velocidade maior sem muito esforço, principalmente para iniciantes. É uma madeira que independente da borracha, vai permitir ao mesatenista, evoluir por muito tempo com o seu uso.
Com relação as Borrachas Chinesas, pelo que vi postado, principlamente por jogadores experientes como Nakata,Jadson Almeida, Alexandre Monteiro, Muttley entre outros que fizeram uma análise de borrachas, de grande valia, este tipo de borracha que possui grande Tack(aderência), requer um condicionamento físico devenvolvido, pela necessidade de ter a técnica “de se respar a bolinha”, no tempo certo(sempre em cima da mesma), realizando arco maior e completo(com o corpo, braço e anti-braço) no movimento, sempre gerando Loops(com o ângulo de 70 à 80 graus), nunca batendo de frente (chapando a bolinha), mesmo em bloqueios, onde para ataques rasantes, a raquete deve estar incilinada para frente no ângulo de 30 à 35 graus, sempre raspando a bolinha da mesma forma do Loop.
Com relação a borracha chinesa no BackHand, acho que pelo que já joguei, sendo isso desde 2004, como classineta e com borracha chinesa no Back, que sua vantagem é a geração de efeito. É claro, que como os tops classinetas que usam borracha macia no Back, ficam com o ataque mais potente( não exigindo muito esforço no movimento, mas realmente vou contra a maré, para mim esta questão de borracha no Back é questão de técnica, treino e força de vontade, pois na minha opinião, é um grande benefício principalmente por elas produzirem grande efeito, e controle(permitindo grandes ataque, defesas e contra-ataques, servindo para jogos próximo, à média e pelo que pude perceber em função da maderia e longa distãncia também).
Quero deixar claro que não estou indo contra a teoria chinesa, pois quem sou para discutir que eles estão errados ou certos, sendo que dominam praticamente o cenário atual desde esporte já há agulm tempo, mas acho que fica a opinião de muitos no site, “que o melhor material é aquele que se adequa as suas necessiadades de forma confortável e agradável”.
Madeira Caneta Redonda
Madeira
Comprimento: 238mm(23,8cm)
Largura:150mm(15cm)
Espessura: 50mm ou 5mm
Peso: 108gr
Borracha Hurricane 2 Preta de 2.0mm 39º de 42gr - ForeHand
Borracha Globe Super 999 de 1.8mm 40º de 40gr - BackHand
Peso Total: Aproximadamente 190gr
Cabo:
Comprimento: 68mm (6,8cm)
Largura: Final 20mm(2cm), inicial; próximo a borracha: 20mm(2cm)
Área da Borracha:
Borracha Hurricane 2 Preta de 2.0mm
Comprimento:148mm (14,8cm)
Borracha Globe Super 999 de 1.8mm
Comprimento:156mm (15,6cm)
Cola Aplicada:Vipal nas borrachas e entre a esponja e o tosheet da Borracha Hurricane 2 Preta de 2.0mm e na Borracha Globe Super 999 Vermelha de 1.8mm
Avaliação:
Reais:
Velocidade:pelos teste me pareceu 7
Controle:pelos teste me pareceu 5,5
Peso:
Movimentos em ForeHand:
-ForeHand Push(cozinhada): Foi bastante aplicado, produzindo bastante efeito, permitindo bastante controle.
-ForeHand: Bom controle, apesar de as vezes muito instável e boa velocidade com muito efeito, mesmo depois de muito uso durante 3 anos
-Forehand Drive: Com a inclinação e tempo de bola certo, consegue-se uma ótima velocidade com ótimo controle
-Forehand Loop: É a base das borrachas utilizadas para ataque e em conjunto com a madeira que é bem rígida, consegue-se a combinação de velocidade, e certo controle
-Forehand TopSpin: Gera-se enorme efeito com médio e grande arco, este deve ter uma inclinação de 30 à 40 graus para se ter uma velocidade muito efeito
-Forehand Couter: Grande controle, com muita velocidade e efeito criando um loop médio
-Forehand Flick: Pouco movimento e esforço gerando muita velocidade e efeito
-Forehand Smash: Raspnado sempre a bolinha obteve-se muito efeito e velocidade com bom controle, mas foi feito um certo esforço.
-Forehand Movimentos de Sidespin: Efetuados com bastante efeito e velocidade sem a perda de controle, principalmente em topspins e drivers próximo e a média distãncia.
-Forehand (Block)Bloqueio Ativo: É o bloqueio que utilizamos para devolver a bola ao adversário, com dificuldade para se obter o ponto com Wang Hao faz por exemplo. Neste quesito, o conjunto madeira mais borrachas, é necessário fazer o movimento, principalmente em ângulo fechado de devolução, para conseguir controle, gerando grande efeito.
-Forehand (Block)Bloqueio Passivo: É o bloqueio que utilizamos para devolver a bola ao adversário, quando realizamos uma defesa. Nesta quesito o conjunto madeira mais borrachas, desempenha bem principalmente em ângulo fechado, para que a bola faça um loop de devolução, gerando efeito e dificultando o contra-ataque do adversário.
-Forehand Chop: Quando foi utilizado produziu muita velocidade e efeito com um certo descontrole(acho pelo forma que a borracha foi colada)
Movimentos em BackHand:
-BackHand Push(cozinhada): Foi usado, foi efetuado com bastante efeito, permitindo bastante controle.
-BackHand(Classineta): Bom controle, com bastante efeito e velocidade
-BackHand Drive(Classineta): Bastante efeito com facilidade no movimento, boa velocidade e bom controle
-BackHand Loop(Classineta): É o ponto base para o uso da borracha. Praticamente a madeira deve estar em 70 para 80 graus, gerando muito efeito, velocidade média em função do arco e bom controle
-BackHand Topspin(Classineta): Pode-se realizar o movimento com o pulso(curto) ou Longo(braço, anti-braço), puxando debaixo para cima em 75 à 80 graus de inclinação, gerando um loop baixo rasante, com muito efeito e controle ou um com o arco mais alto.
-BackHand Counter: Movimento simples, fácil, suave, gerando um arco médio en funçao do disparo da borracha, com boa velocidade e grande efeito. Grande controle para movimentos na diagonal ou paralela.
-BackHand Flick: Quando se forçava um pouco o movimento, a bolinha ia para fora com muito efeito em forma de arco. Utilizando-se o pulso criava-se um loop pequeno com bastante velocidade e efeito. Com o braço á média força, um arco médio com bastante velocidade e efeito
-BackHand Smash: Boa devolução em forma de loop criando um arco com baastante efeito mas pouca velocidade
-BackHand Slice: Foi bastante utilizado, principalmente na segunda bola, mas as vezes ficava na rede, onde foi necessáriousar o pulso para gerar um loop.
-BackHand Movimentos de Sidespin: Bom disparo com bastante efeito e velocidade com um bom controle. É necessário se antecipar para não perder o temo de bola.
-BackHand(Block) Bloqueio Ativo(Classineta): Quando você bloqueia da mesma forma que o clássico no BackHand Caneta(Como Wang Hao), com o objetivo de deslocar o adversário ou dificuldar a recepção. Movimento foi realizado com bastante facilidade, rapidez, bom controle, muita velocidade em função da madeira(rígida) e grande efeito em função da borracha, a média, cuta distância e pode ser realizado a longa distância com uma inclinação de 75 à 80 graus, criando um arco médio com média velocidade e grande efeito, mas deve-se aplicar um pouco mais de força.
-BackHand(Block) Bloqueio Passivo(Classineta): Quando você bloqueia da mesma forma que o clássico no BackHand Caneta(Como Wang Hao), com o objetivo de segurar o ataque ou contra-ataque do adversário. Movimento que foi realizado com bastante facilidade, velocidade em função da madeira(rígida) e bastante efeito em função da borracha a média e curta distância, mas deve-se ser gerado com movimento para que a bola não espirre e sim adquira efeito e velocidade.
-Backhand Chop: Bastante utilizado á média e longa distância, o que produziu bastante efeito e uma velocidade média
Madeira:
Começei a utilizar esta madeira depois que minha priemira K1005 quebrou, por eu ter tirado algumas folhas(o que a deixou com 168gr com as borrachas) e ótima
para ataques rápidos. Quando um colega me deu a madeira, ela estava com uma borracha Sriver FX da Butterfly colada com vipal, após 48 horas. Quando comecei a jogar no estilo caneta, não tinha contole pelo fato da borracha disparar bastante, tendo que me tornar mais ofensivo jogando com a madeira inclinada a 70 graus para conseguir controle e efeito, sendo que próximo e a média distância era ótimo, pena não ter borracha embaixo.
Depois voltei para o estilo classineta, pegando uma madeira da DHS S200AP clássica semi-rígida de 3 camadas, que havia ganho de uma amigo meu que jogava na época(sendo esta minha segunda madeira, quando comecei a praticar tentando jogar clássico, caneta, até descobrir eu estilo verdadeiro: classineta),que era a minha antiga assinatura, colando nela a Globe Super 999 de 1.8mm no Back, comprando e testando pela primeira vez a Hurricane 2 no Fore. Também cortei um pedaço da curvatura que ela possuía, para acomodar o dedo indicador e um pedaço do cabo da madeira pois era clássico e adaptado para classineta. Seu peso total era de 171gr com velocidade 7 e contole 9 acho. E assim foi um ano e meio.
A uns seis meses atrás, ela rachou no cabo e quando retirei as borrachas e Hurricane estourou a esponja e a Globe se danificou um pouco. Como eu tinha a madeira redonda com a borracha que havia jogado antes com Sriver FX e tirado a borracha, resolvi colar as borrachas Hurricane 2 e Globe nelas para tentar o estilo classineta em madeira cnaeta redonda com cola vipal. Estou com ela a seis meses, jogando classineta ofensivo, com as borrachas Hurricane 2 que se acentou bem,
embora estivesse com a esponja toda rasgada, mas consegui fixá-la bem, colando também o topsheet na esponja que havia saído e a globe no Back classineta, agora com a vantagem de segurar na suporte de madeira, como fazem os caneteiros e com mais firmeza no back classineta pois me apoio nele para o movimento. Para jogos próximo e a média distância ela é ótima, bem rápida(possui 5 folhas sendo que a central é a mais grossa parecendo ser bem mais rígida), sendo meio instável
no contole por ser rígida, com bastante efeito ainda, pois eu as vezes esfregava até sentir que a borrachas ficavam com bastante atrito o que não faço nas novas, limpando com baforrada e passada de mão bem suave e guardava com um capa em cima para não pegar poeira ou sujeira e assim formam e ainda estão sendo 3 anos.
-Peso: Tem o mesmo peso das madeiras que eu utilizava e parece ser um pouco mais leve que a Donic Persson Power Play que possuo agora, mas deve ser pelo
fato que as borrachas são mais leves cerca de 40gr.
-Forma: É perceptível ser um madeira oval e curta, adaptada para o estilo Classineta Ofensivo. As borracha no Fore foi colada deixando um espaço para o dedo
indicador, permitindo o movimento de Shoto e outras forma de ataque e defesa de BackHand Caneteiro, utilizado por Ma Lin, Xu Xin, Ryu e outros Caneteiros ou
Classinetas. Já a do Back preencheu toda área da madeira embaixo.
-Velocidade: Acho que é 7, contando com o efeito gerado pela borracha e o movimento realizado onde é necesário forçar mais com a vantagem do apoio para caneteiro.
-Controle: É um pouco instável necessitando de costume, pois como jogo de forma ofensiva, sempre gerando efeito as vezes não oferece muito controle. Diria 5,5 de controle.
-Empunhadura: Com o espaço para colocar o dedo indicador e o apoio como das madeiras quadradas, não vi nenhum desconforto para utilizá-la, só mesmo questão de costume.
Borrachas:
Borracha Hurricane 2 Preta de 2.0mm 39º de 42gr - ForeHand:
Uma das melhores borrachas para efeito e controle que já tinha utilizado, onde o problema era o movimento e o costume para raspar a bolinha.
-Colagem: Não tive dificultade pois sempre colei usando a cola fixa da ButterFly, só não sabia da forte aderência da mesma. A vipal seca mais rápido, quando estamos passando, mas é questão de costume e de resto é uma colagem normal.
-Velocidade: Ela dispara mais que a Globe e por isso a uotiliz no Fore e a Globe no Back classineta, produzindo mais efeito e velocidade onde, achei que era assim porque tinha 39º. Agora vamos ver com a outra Hurricane 2 NEO de 40º
-Efeito: Ótimo efeito aliado a velocidade de forma explovisa quando se raspava a bolinha. Em movimentos como drive e topspin as vezes a bolinhas dava a impressão de lentidão, mas ao tocar a mesa, atingia muita velocidade não permitindo controle na devolução do adversário.
-Controle: Vi algumas pessoas dizendo que era incontrolável, mas depende de como você usa. Por ser uma borracha dura, ela vai rebater ou espirrar com muita velocidade, efeito e pessoalmente falando, não é uma borracha para defesa e sim para ataques rápidos com grande efeito atráves de loops, rasantes, é jogo ofensivo
próximo da mesa, a média e com a técnica certa a longa distância. As borrachas chinesas geram grande velocidade através de seu enorme efeito proprocionado com loops, com madeira inclinada a 35 graus para grandes rasantes à média, curta distância e até a longa com o movimento completo, pois o efeito catapulta é gerado pelo movimento em forma de grande arco aberto. É uma borracha de ataque mesmo.
-Durabilidade: Com três aos e gerando um efeito e velocidade considerável, acho que não preciso dzer mais nada. As chinesas com grande tacky, duram sim(pelo menos as desta linhas e agora vamos ver as novas), também com os devidos cuidados, como retirar o suor passando levemente a mão seca na borracha sem esfregar e guandando sempre com uma proteção para não pegar ou pó ou sujeira.
-Custo Benefício: Para que gosta de borrachas de efeito, com velocidade proporcionada pelo efeito, jogo próximo, média e de certa forma a longa distância da mesa, tem paciência, força de vontade para aprender a fazer o movimeto completo correto como um pouco mais de força, correr e sempre tentando raspar a bolinha, esta é ótima borracha para o preço apesar do peso, devido a espessura que é normal e pela durabilidade e custando R$10,00 praticamente que a nova versão OH se compensa! É como comprar um carro 2008 de fabricação pagando R$13.000,00 e depois comprar um 2011 por R$14.000,00
Borracha Globe Super 999 de 1.8mm 40º de 40gr - BackHand: Tive muita curiosidade em pegar a minha primeira borracha Chinesa pois na época todos falavam que Ma Lin jogava com o topsheet dela que na verdade era uma Globe 999t.
-Velocidade: Muitos disseram que por se tratar de um chinesa era muito lenta para o Fore e me decepcionei um pouco a longa distância. Mas a média distância e próximo da mesma, Oh borrachinha louca para gerar velocidsdee com feito explosivo com loop catapulta, drive e topspin, fazendo o adversário espirrar a bolinha e com muito controle. Em bloqueios, recepções, cozinhadas é uma maravilha e na medida de 1.8mm, recomendada por um jogador que me vendeu a primeira, era bem levinha para uma chinesa. E por isso a coloquei no Back, onde o movimento debaixo para cima gera mais energia com grande rasate, a inclinação a 35 graus e loop a 70 graus gera uma ótima velocidade, dispara bastante mesmo, com um efeito maravilhoso sendo mantido por um ótimo controle onde que a esponja é japonesa com 40º. Não era atoa que Kong usava a Versão Azul Nacional no Back Clássico
-Efeito: Sempre usei Globe por causa do efeito considerado defensivo, para segurar ataques, contra-atacar com grande efeito e até certa velocidade como Kong fazia ao utilizar a versão azul nacional no back e como novimento Back classineta em topspin realizamos um grande movimento no pulso ou debaixo para cima junto com o braço, anti-braço e corpo, onde com isso geramos uma grande energia, efeito e velocidade em arcos rasantes próximo, a média distância, mesmo em borrachas com pouca velocidade, que na verdade era o que eu precisava para estratégia de jogo. Ela é perfeita,gerado grande efeito explosivo permitindo loops curtos, médios com bastante giro, proporcionando muita velocidade, permitindo ataques até a longa distâncias com grandes arcos, com boa velocidade usando a técnica certa através do efeito. Realmente me surpreendeu no Back Classineta!
-Controle: Extremamente controlável, permitindo muita confiança em bloqueios passivo e ativos com boa geração de efeito e disparando mais, não deixando a bolinha morrer no meio o caminho(o que acontecia porque eu não tinha a técnica para gera loops com grandes arcos).
-Durabilidade: Com três aos e gerando um efeito e velocidade considerável, apesar de ser vermelha, acho que não preciso dzer mais nada. As chinesas com grande tacky, duram sim(esta foi avaliada como durabilidade acima da média), também com os devidos cuidados, como retirar o suor passando levemente a mão seca na borracha sem esfregar e guandando sempre com uma proteção para não pegar ou pó ou sujeira.
-Custo Benefício: Para que gosta de borrachas de grande efeito, com velocidade proporcionada pelo efeito, boa para defesa, jogo próximo, média e de certa forma a longa distância da mesa, tem paciência, força de vontade para aprender a fazer o movimeto completo correto, apesar de ser recomendado uma borracha mais leve e elástica no back classineta, como o exemplo dos Tops Classinetas, que não sigo, esta é ótima borracha para o preço, podendo ser usada no Fore só a média ou próximo da mesa em jogos de muito controle e extremo efeito, sendo do peso não influencia tanto se for de 1.8mm (acho que até uns 2.0mm dá) com uma durabilidade maravilhosa acima da média se bem conservada.
Jogabilidade:
Para jogo ofensivo, que é o estilo que escolhi com poucas defesas e muito ataque e contra-ataque com velocidade, efeito e um certo controle próximo a mesa e a média distância, me atende muito bem. O uso da técnica pelo tipo de borrachas, usadas para loops e rasantes exigem bastante, mas depois de se acostumar com o material, fica ótimo e compensa muito pois já há algum tempo percebo que não faço tanto esforço como fazia antes, tendo um enorme ganho, não um grande desgaste.
Conjunto
Pelo que pude testar, é um conjunto que até agora me satisfez além do que eu imaginava realmente, seja na mesa ou na tábua de bater(Tábua de treino)),apesar de ser considerada para iniciantes com um certo controle. Mas vai ficar para treino em função de eu precisar de um madeira de “Marca” para ver a real diferença e fazer um upgrade também. Realmente é mais lenta que a minha nova madeira claro, mas me atendeu muito bem durante o tempo em que joguei com ela, sendo ótima para jogo ofensivo com muito efeito, velocidade, conforto, controle próximo da mesa, média distância e a longa também, inclusive com a borrachas que duram até hoje, em função de tudo que fiz com elas na colagem e na retirada das mesmas.
Realmente remomendo que os mesatenista do estilo caneta quadrada ou redonda, que desejam migrar para o classineta, mas tem dúvida em trocar o material por estarem adaptados, façam um teste: coloquem um borracha no Back classineta e treinem, vocês só tem a ganhar, unindo o estilo já mastigado caneta com os novos movimento de classineta que é um granho ofensivo a mais e mais confiança usando o apoio do dedo indicador. Com relação ao tamanho da madeira, é uma questão de costume, se vocês acertam no movimento de ForeHand e no Defensivo de BackHand, não teram tanta dificuldade no movimento classineta, pois o tamanho da madeira não influencia e sim o treino.
Para quem tinha dúvida em usar uma madeira comprida, como a NITCHUGO SUPER da Butterfly, Galaxy,entre outras madeiras do estilo Caneta Redonda, entre outras como classineta, pode ficar tranqüilo que funciona da mesa forma com as vantagens que mencionei acima, é só questão de definir o estilo de jogo, as borrachas que você acha adequadas ou que prefere, podem ser usadas ou novas se for definitivo.
Ou para não correr o risco, verifique se algum conhecido seu já fez ou treina desta forma, pois é mais que 70% de ganho em experiência que vai pesar em sua escolha. E novamente repito como não sigo a regra: podem usar borrachas chinesas no back com tanto que desenvolvam a técnica, pois é uma questão de treino e dedicação, se acharem que as japonesas ou européias melhoram a sua evolução, então usem, ouça, peçam opinião, abusem da experiência de quem já experimentou, isso economiza tempo, mas testem por si só, pois só você sabe o que é adequado a você mesmo e volto a repetir: “que o melhor material é aquele que se adequa as suas necessiadades de forma confortável e agradável”.
Agradecimentos:
Alexandre Monteiro: Pela ótima indicação da Madeira
Nakata: Pelas orientação de colagem
Nakata,Jadson Almeida, Alexandre Monteiro, Muttley, Mazinho, entre outros de grande valia( que não tenho como colocar sendo não vai caber) : Que fizeram uma
análise de borrachas, madeiras,colas e acessórios de forma direta ou indiretamente, durante este tempo que acesso o site.
Mazinho: Pela venda, entrega pontual do material, pela paciência em sanar as dúvidas e pela negociação.
Muito Obrigado!
Abaixo coloquei uns links que exemplificam os movimentos mencionado acima:
Movimentos em ForeHand:
-ForeHand Push(cozinhada):
http://www.youtube.com/watch?v=fsmEymJcSP4
http://www.youtube.com/watch?v=lCtmwvtcd3M
-ForeHand:
http://www.youtube.com/watch?v=wFnR_WbupCg
-ForeHand Drive:
http://www.youtube.com/watch?v=zkDgZ5IoJX4
http://www.youtube.com/watch?v=Xh2U5MWl6SA
-ForeHand Loop: