Donic Baracuda / DONIC OVTCHAROV feat off-

Pessoal, boa tarde. Sempre joguei com caneta japonesa, a mais ou menos 1 ano estou como uma classineta Donic Person Seven com duas borrachas Baracuda (o conjuntinho pesado …). Venho tentado aprender a usar o backhand do classineta, o que não é nada fácil. Devido a dificuldade de aprender esse golpe, para experimentar comecei a empunhar essa raquete como se fosse uma clássica, e não é que a insistência de aprender o backhand classineta facilitou jogar no estilo clássico… Assim acho que seria mais interessante e mais vantajoso em termos de recursos técnicos partir logo para a aprendizagem do estilo clássico. Assim andei pesquisando na loja e vi uma DONIC OVTCHAROV feat off- que me chamou a atenção pelo baixo peso e preço razoável, porém não saberia quais borrachas encaixariam bem. Gostei muito da Baracuda (muito efeito, driver sai fácil, boa durabilidade…) mas não sei se ficaria interessante nessa raquete. Sou um jogador que preso pelo controle, gosto de trabalhar bem a bola próximo a mesa e sou bom nas travadas (paredão rsrsrsr), gostaria da sugestão dos amigos. Abraço a todos

Farax, realmente o backhand de classineta é um golpe difícil e nada espontâneo. Sempre tive dificuldade com ele, fora que a raquete redonda diminui demais a firmeza e estabilidade nos dedos pro caneta. Costumo dizer que a raquete classineta é uma raquete de clássico com cabo cortado ao meio kkkk. Ainda mais porque vai forçar ainda mais seu antebraço do que em relação ao backhand do clássico.

Brincadeiras a parte, você disse que é um jogador de controle. Provavelmente você deve bloquear melhor no BH do que no FH (isso é comum em bloqueadores). Mas o principal é que você deve interceptar a bola logo após o pingo na mesa. Logo, seria legal um feeling mais macio.

Se você quer controle controle mesmo, eu apostaria numa Donic Waldner Exclusive AR+, bem voltada pra jogo de controle e com feeling macio, juntamente com as borrachas: Acuda S3, ou Donic Vario Soft ou Desto F3. Essas são bem macias e bem pouco tensionadas, sendo muito voltado pra jogo de controle. A Acuda S3 e a Desto F3 não são tão duráveis (~3 meses), quanto a Vario Soft não sei. Outra madeira boa pra controle é a Donic Epox Control.

A Baracuda seria relativamente rápida para o seu caso, na minha opinião. Uma raquete OFF- já apresenta uma perda considerável de controle em relação a uma ALL, por incrível que pareça. Mas nada impede que você ataque com uma madeira ALL, a diferença que você perde velocidade mas ganha demais em precisão.

Valeu Diogo, muito obrigado pela ajuda !

Diogo, verifique na loja e a Acuda S3 não está disponível, a Acuda Blue P3 seria uma alternativa para substituí-la ? Grato !

Então Farax, eu vi aqui uma com controle parecido com a Desto F3 é a Desto F3 Big Slam. Eu uso a Desto F3, mas acredito que para a Big Slam não é uma mudança brusca. Eu acredito que ainda tem mais controle que a Acuda P3, visto que a P3 recomendada para OFF- e ALL+, e já a Big Slam é ALL a ALL-. Geralmente essas esponja azul da Donic são materiais mais ofensivos. Por isso prefiro a Desto F3 Big Slam para mais controle.

Outra dica pra suas aquisições futuras. No caso da Donic eles seguem um código pra maciez de esponja. Existem exceções, mas a regra geral é:

Número 1 = Dura. Ex: Donic M1 Bluefire.
Número 2 = Média. Ex: Donic Acuda S2.
Número 3 = Macia. Ex: Donic Desto F3.

Qualquer coisa mande mais dúvidas. Abraço !

Diogo, você recomenda que as duas borrachas sejam iguais, ou no back é recomendável usar uma diferente. Por exemplo, a Desto F3 Big Slam no forehand e, no back, por exemplo a Vario Soft.
A minha dúvida é porque os movimentos no back são sempre mais limitados, e então pode ser necessário uma diferencial nesse lado da raquete, por exemplo mais controle ! Existe uma regra (boa prática), não sei se borrachas diferentes podem confundir na hora do jogo ?

Verifique que nas escalas de velocidade / efeito / controle os valores para a Desto e Vario, são: 8 / 10+ / 7 e 7 / 9 / 7+, respectivamente, ou seja com a Vario perco um pouco no efeito mas ganho no controle, o que você acha da combinação abaixo:

Raquete: Donic Waldner Exclusive AR+
Forehand: Desto F3 Big Slam
Backhand: Vario Soft

Abraço !

Farax, acho que isso depende muito do seu jogo.

Eu comecei e joguei muito tempo com caneta japonesa, aí quando mudei para o clássico eu não tinha domínio sobre a forma de jogar o backhand, então comecei com uma borracha de menor espessura, boa para bloqueios, com bom controle para cozinhar jogando curto e com grip suficiente para aprender a colocar topspin na bola.

Depois que você pega a mecânica aí vai para uma borracha que atenda a característica de jogo daquele lado. Não me sinto habilitado para fazer recomendações com as borrachas que existem hoje, mas não há regra para backhand/forehand usarem borrachas iguais ou diferentes, isso vai depender de como você joga de cada lado.

Farax, é como o Nasche disse mesmo. Com o tempo você vai descobrir qual lado você ataca melhor e qual não. Sua ideia de conjunto ficou bem legal pra controle. Se você quiser um pouco mais de velocidade no seu forehand (o que é mais comum), nada impede você aproveitar sua Baracuda no FH (para economizar $) e uma Vario Soft no seu BH. A ideia que você deu ficaria uma combinação boa já para seu ataque no FH, sem aumentar em demasiado a velocidade, pois a Donic Waldner AR já é pra muito controle. Logo, seria mesmo o que você disse.

Raquete: Donic Waldner Exclusive AR+
Forehand: Desto F3 Big Slam (mais veloz que a VarioSoft, se quiser mais velocidade ainda aproveite sua Baracuda)
Backhand: Vario Soft

Se tiver disponibilidade também de esponja mais fina é melhor, porque te fornece melhor controle (para borracha lisa esponja fina seria de 1.8 mm) em relação a uma de espessura máxima (2.2 mm). Em compensação, se você quiser jogar mais longe da mesa, precisará fazer mais esforço para bater com uma esponja fina. Porém, pelo seu jogo que você relatou, creio que não seja o caso, pois você joga mais colado a mesa.

O legal da Vario e da Desto F3 é que oferecem muito controle mesmo, pode bater sem dó que a bola passa. Em alguns fóruns muitos usários reclamam até que elas são macias demais e que falta velocidade. Mas particularmente eu acho elas excelente pra shoto (pegar a bola no ponto mais alto e bater com BH) e creio que preencherão bem seu jogo.

O TableTennisDatabase é um banco de dados e dá reviews das duas, só que está em inglês:

http://www.tabletennisdb.com/rubber/donic-desto-f3-big-slam.html

http://www.tabletennisdb.com/rubber/donic-vario-soft.html

Valeu Nasche, muito obrigado pelo comentário !

Muito obrigado pela ajuda Diogo, valeu mesmo !

Boa tarde Farax!

Tênis de mesa já é bem complicado, então vamos tentar manter tudo mais simples hahahhahahahahah.

Se o conjunto “improvisado” está dando certo, em primeiro lugar, eu te pergunto se não vale a pena transformá-lo em definitivo usando a versão clássico. O que vc diz usar me parece muito bom para o que vc quer, então a menos que vc faça questão de mudar ou que não esteja te atendendo, não vejo motivo para mudar. Até mesmo te digo que, se for possível, pelo menos inicialmente seria interessante tentar aproveitar ao máximo o material que vc já tem, dado que vc poderia deixar isso para a próxima troca.

E se o peso te incomoda MUITO (e isso é algo que vc se acostuma tb), no máximo recomendaria que vc trocasse a Baracuda pela Acuda S1, que é mais leve, um pouco mais rápida e tem um pouco menos de efeito.

Abraços!!!

Bom dia Alcir, muito obrigado pela ajuda ! Vocês são 10 ! Abraço.