Fui doador voluntário dos 18 aos 24 anos. Minha primeira doação foi exatamente em 21/07/1997, ou seja, no dia que completei 18 anos de idade.
Em média a cada 4 meses eu fazia minhas doações e ficava ainda mais feliz quando “arrastava” algum amigo junto. Doar sangue era algo sagrado pra mim. Nunca me conformei com a falta de boa vontade, preguiça ou egoísmo que as pessoas têm em doar sangue. Podem me chamar de doido, mas toda vez que saía alguma matéria dizendo que o estoque dos bancos de sangue do Recife estavam baixos eu não conseguia nem dormir direito enquanto não fosse fazer minha doação.
Algo que me motivou bastante a doar foi o fato do meu sangue ser o O+ (ou (zero)0+ como preferem alguns e seria o mais correto), ou seja, sou doador universal (para o grupo +), fato que encarei como uma verdadeira benção, já que poderia ajudar um grande número de pessoas. E se um dia eu precisasse receber alguma transfusão, necessariamente teria que ser do tipo O (0).
Infelizmente desde 2004 faça um tratamento de saúde e como tomo medicação não posso doar. O pior é que, provavelmente, precisarei continuar com este tratamento por vários anos… Como não sei quando vou voltar a doar, faço uma verdadeira campanha entre meus amigos. Infelizmente são poucos os que ajudam.
Aproveito o espaço para solicitar a colaboração de todos. Pense no bem que o seu gesto trará. Também fale abertamente com seus parentes próximos caso deseje doar seus órgãos. Eu já disse pra minha mãe: “se algo acontecer comigo e a senhora não doar TODOS os meus órgãos possíveis, virei assombrar a senhora pelo resto da vida” .
Abraços e DOEM SANGUE!
Mazinho