Doação de sangue

Alguém já fez alguma doação de sangue ou algum órgão/similar?

Pretendo ir esse mês, tava esperando só completar a idade certa, aí queria ouvir opiniões a respeito , de quem ja foi, e de quem não foi tb, sobre o que acha, se pretende ir ainda, etc.

Abraço.

Eu num sou mto fã de agulhas e tal mas até tneho vontade. Mas só posso fazer isso após julho=/

Eu doei sangue pela primeira vez ano passado. Ainda não colaborei denovo, mas pretendo.

Recomendo que doem, faz bem pro corpo, pra alma e, principalmente, pra quem precisa desse sangue.

Fui doador voluntário dos 18 aos 24 anos. Minha primeira doação foi exatamente em 21/07/1997, ou seja, no dia que completei 18 anos de idade.

Em média a cada 4 meses eu fazia minhas doações e ficava ainda mais feliz quando “arrastava” algum amigo junto. Doar sangue era algo sagrado pra mim. Nunca me conformei com a falta de boa vontade, preguiça ou egoísmo que as pessoas têm em doar sangue. Podem me chamar de doido, mas toda vez que saía alguma matéria dizendo que o estoque dos bancos de sangue do Recife estavam baixos eu não conseguia nem dormir direito enquanto não fosse fazer minha doação.

Algo que me motivou bastante a doar foi o fato do meu sangue ser o O+ (ou (zero)0+ como preferem alguns e seria o mais correto), ou seja, sou doador universal (para o grupo +), fato que encarei como uma verdadeira benção, já que poderia ajudar um grande número de pessoas. E se um dia eu precisasse receber alguma transfusão, necessariamente teria que ser do tipo O (0).

Infelizmente desde 2004 faça um tratamento de saúde e como tomo medicação não posso doar. O pior é que, provavelmente, precisarei continuar com este tratamento por vários anos… Como não sei quando vou voltar a doar, faço uma verdadeira campanha entre meus amigos. Infelizmente são poucos os que ajudam.

Aproveito o espaço para solicitar a colaboração de todos. Pense no bem que o seu gesto trará. Também fale abertamente com seus parentes próximos caso deseje doar seus órgãos. Eu já disse pra minha mãe: “se algo acontecer comigo e a senhora não doar TODOS os meus órgãos possíveis, virei assombrar a senhora pelo resto da vida” :smiley: .

Abraços e DOEM SANGUE!

Mazinho

Sou doador de sangue há algum tempo, desde os meus 18 anos e realmente é muito bom fazer o bem para os outros, fiz recentemente exames para doar medula, é um pouco diferente, estou esperando os resultados para verificar compatibilidade com receptores…

Eu já doei sangue e não tive nenhum “efeito colateral” que algumas pessoas diziam sentir, como tontura, fraqueza, dor de cabeça, nada disso. O único inconveniente na minha opinião é o longo tempo que temos que ficar em jejum até se fazer a doação de fato. Dependendo do local tem uma fila enorme, tem que se preencher formulários, responder inúmeras perguntas, etc. Mas tudo é facilmente suportável tendo em vista a importância de uma doação de sangue.
E tem o lado bom da coisa. Bem no meu caso, além de suavizar a consciência, tinha ainda as enfermeiras… Ah meu Deus, nem quero lembrar senão ainda faço alguma besteira. E, de quebra, também esvaziei a geladeira do hospital após a doação. Fiz um super-lanche reforçado que nem almocei naquele dia. :stuck_out_tongue:
Mas penso que algumas pessoas não querem doar sangue em função da obrigatoriedade de um exame de HIV. Muitos temem descobrir qualquer confirmação de uma vida desregrada. Outros simplesmente não querem saber. Bem, como quem não deve não teme, acho que aqueles que seguem “na linha” não têm mais desculpas para não doar sangue. Preguiça nunca foi desculpa.

Ja doei sangue por vários anos e hoje tb não posso pois tive um problema hepático que impede a doação. Acho a sua atitude muito nobre e sempre que alguém me pergunta sobre esse tema eu só tenho uma resposta. Faça sempre que vc pude e estiver bem pois a doação de sangue é um dos maiores atos de despreendimento a amor ao próximo.
Parabéns pelo tópico e a todos que puderem doem sangue.

Abraços

Sexta-feira agora doei sangue novamente. Cnsegui arrastar dois amigos do TM comigo :stuck_out_tongue: