Do caneta ao classineta... Meu material precisa melhorar?

Boa tarde, sou novo no fórm e velho no esporte (tenho 34 anos).

Aprendi a jogar o tenis de mesa por mim mesmo e agora com melhores recursos montamos uma associação em Sinop-MT para treinar. Participo de torneios municipais e pretendo encarar os regionais.

Era caneteiro (Usava uma Senko-10 + Xiom vega europe), ficou sem velocidade PS.: eu não consultei nenhum site nem profissional para montar esse conjunto).

Resolvi mudar para o Classineta (tem 4 meses) e com a ajuda de um técnico da cidade montei o seguinte kit (visando custo-beneficio para ver se me adaptaria ao Classineta):
-Raquete XVT carbon archer;

• FH: loki rxton3
  • BH: T88

Conclusões:

Meu FH está bem ofenfivo devido ao conjunto carbon + loki. (tenho bem mais dificuldades de puxar cozinhadas em relação ao meu tempo de caneta com senko-10 + vega europe).

Meu BH tento devolver saques e bolas de costinha (teoricamente peguei o movimento), mas estou tendo dificuldades com a T88 (muitas vezes raspo demais e a bola morre) ou ( devoluções simples eu acabo mandando pra rede).

VEREDITO: queria continuar a jogar classineta pois ganho uma vantagem a mais em escolher usar o shoto ou o drive na costinha, o que está dando trabalho pro pessoal que treino ( quando acerto rsrs).

Vcs recomendam melhorar o material como um todo? somente borrachas?
Uso bastante o shoto ainda por “receio” de errar o rbp.

Por vc ser experiente acho wue podia partir para uma borracha mais dinâmica que a T88.
Eu sou classista, uso no back uma FastArc G1 e posso dizer que é uma ótima borracha tanto para atacar os saques com a chiquita quanto para devolver cozinhando… Oferece um controle sem igual no jogo curto e bastante velocidade quando ativa a esponja.

Opa Matheus, então… Li no revspin que ela eh medium hard… Muita gnt usa no FH… Será que ela casaria no BH da minha raquete de 2 camadas de carbono? (Esse eh outra dúvida… Trocar ou não a Blade). Sobre meu BH…ou eu faço Chiquitas, ou eu tento atacar de Rpb… Quando defendo eu acabo usando o tradicional lado do forehand dos canteiros… as vezes atacando de shoto msm…

Se minha vega Europe tivesse sido cortada pra Blade redonda eu estaria experimentando na classineta… problema que ela tá colada na caneta japonesa kkkkk

Depende do quão forte você consegue bater no backhand. Por vc ser caneta, talvez seja melhor uma um pouco mais macia.

Quando comprei a Fastarc a intenção era de usar no forehand, mas acabei gostando muito dela no back.
Hoje nos dois lados.

Infelizmente não usei muitas borrachas para te dar muitas recomendações. Uma que me agrada bastante e é praticamente idêntica à FastArc G1,. porém mais macia e um pouquinho mais lenta é a Donic Baracuda.

Nesse link aqui tem um artigo interessante sobre como escolher uma boa borracha pro back: Top 10 Best Backhand Rubbers of All Time - PingSunday

Bom dia,

Se seu FH já está agressivo com uma rxton3, te garanto que com uma GTX, também da loki, seus topsin vão ficar imparaveis, digo por experiencia própria

agora, quanto ao BH recomendo vc testar a própria rxton3, pois meu combo no tempo que era atacante era justamente esse, uma madeira de carbono, a GTX no FH e a rxton3 no BH, talvez mais para frente colocar uma 5 ou invés da 3, mas acho que por agora vai suprir as dificuldades vc manter a 3

Qual modelo vc indicaria dessa GTX? Pelo que vi só tem sites fora que vender ela… ja tive um preju com o aliexpress de 100 bolas pra treino e nunca mais compro de lá kkkk

A minha eu comprei pelo Aliexpress mesmo, acho que depende da loja que você pediu, essa que vou mandar é a própria distribuidora da loki pela aliexpress

Eu fiz essa “loucura”. Estiquei um pouco a minha xiom vega europe pra ver como ia ficar… ela não foi ate o cabo da raquete como eu queria… mas deu pra ter uma noção boa. Ficou muito melhor que a T88… a bola está catapultando mais e dando loop. @HenriqueRodrigues @maathheus sobre a questão da madeira… Vcs acham que posso continuar com a archer msm ou poderia, melhorar a blade? Outra questão que o Henrique citou de colocar pro BH a rxton3 (coisa que nem testei ainda) será que posso gastar os dois lados da classineta… já que os dedos de trás eu acho que não influenciam na pegada… ou pode comprometer a pegada na raquete?

olha amigo, vai depender bastante do que você quer, eu particularmente nunca usei essa blade, mas se você busca um jogo mais veloz e com mais impacto/velocidade das suas borrachas, recomendo vc pensar em uma mais leve, e TALVEZ em trocar por uma que tenha camadas de carbono

Eu digo talvez pq tenho amigos que compraram, sem mesmo testar e não conseguiram colocar 1 bola na mesa sequer, de tão veloz que ficou… ai não adianta, a minha raquete de atacante que tenho é um Yinhe Galaxy T1s, particularmente acho ela ideal para bloqueios e quando quero “matar” o ponto colocando muita velocidade, embora esteja mais no estilo defensivo, me encaixei perfeito com essa

Quanto a “loucura” kkkkkk foi muito inteligente para fazer esse teste, eu nunca teria pensado em fazer isso, mas foi uma boa ideia, vou até recomendar para próximos classinetas, ainda mais por ser uma borracha cara (ao meu ver) vc ter feito esse teste, e claro, continuar testando ela vai ser muito bom, afinal quando se decidir em comprar uma, ja vai estar acostumado

Quanto a isso, não sei se posso te ajudar muito, eu sou classista e uso pino longo no meu BH, então eu viro bastaaante a raquete de um lado para o outro durante os logos e treinos, e posso dizer que ao meu ver não sinto diferença/ desgaste maior não… e de qualquer jeito o material vai se desgastar com o tempo, acredito que isso não vai influenciar muito não

archer

Henrique a minha blade foi barata mas tem 2 camadas de carbono… comprei pra ver se me adaptava ao classineta… Séra que precisava trocar a blade? estou cogitando a ideia de pegar no aliexpress uma rxton 5 e uma gtx pro… mas pelo que vi no revspin… .a gtx é mais macia que a rxton5… qual colocar no BH e no FH?

Nossa, que maravilha então, como já é uma com carbono vai ficar uma delícia de atacar com essa raquete kkkk

Sobre as 2 borrachas eu prefiro a GTX Pro no meu FH, mas também dependendo do jogo eu mudo e passo ela para o BH, eu acho essa combinação muito boa por conta disso. Eu mesmo, consigo imprimir mais efeito na bolinha com a GTX, porém se eu quero um jogo com mais Rallis, e mais controle de bola pra “mexer” o cara na mesa, passo a Rxton5 para o FH e uso a GTX no back para finalizar

Essa é uma combinação muito boa por sua versatilidade, as duas se encaixam muito bem, tanto no FH quanto no BH

Sobre a Blade… Tava vendo alguns modelos… Palio tct ou yinhe v14 pro… Já que não gastaria tanto com as duas borrachas… Vc acha que troco a Blade por uma com maior consistência? Compraria tudo pelo mesmo vendedor do ali…

puts cara… essas 2 blades eu nã conheço, mas, se entra no seu orçamento e os reviews dizem que ela tem maior consistência manda bala

qualquer coisa também chegando aqui você pode testar nas 2 blades

Vendo reviews e as dicas de vcs… Estou pensando em pegar no site do americatt os seguintes produtos de envio imediato:

• yasaka Classineta MA Lin extra special 7 folhas madeira ply wood
  • FH : nitakku fastarc G1 47,5° max
    -BH: dhs goldarc 5 42° max

Oq acham?

Parece uma boa combinação. Não joguei com a GoldenArc, mas li bons reviews dela. A G1 é top e a madeira também uma ótima escolha.

Fim de ano chegou e consegui trocar meu material.

MA Lin carbon classineta
Victas v> 15 extra FH
Nitakku fastarcG1 BH

Queria agradecer ao @nakata pelas dicas e vou usar e dar um feedback do conjunto daqui uns dias…

Depois de meio ano jogando com a raquete vim dar minhas impressões sobre o conjunto:

• gostei demais da fastarc G1 no BH… Quando preciso de spin eu consigo… quando preciso de velocidade é só bater mais flat
  • demorei me adaptar a na victas… Na madeira ficou muito rápida… Ela da muito spin… Mas quando devolvia defesa ou batia flat a bolinha volta alta na mesa ou pra fora

Estou pensando em comprar uma fastarc preta e colocar no fh tbm… Tenho q fazer mais força… perco velocidade… mas ganho controle

Alguma ideia de borracha diferente pro fh com a ma lin carbon com controle + catapulta? @nakata

Pensando mais hoje eu sou um jogador mais pro all around do que ofensivo… Estou com parente na Europa que vem final do ano pro Brasil… Alguma madeira que eu poderia trazer pra testar? Pensei nas goiabao …

"demorei me adaptar a na victas… Na madeira ficou muito rápida… Ela da muito spin… Mas quando devolvia defesa ou batia flat a bolinha volta alta na mesa ou pra fora

Alguma ideia de borracha diferente pro fh com a ma lin carbon com controle + catapulta? @nakata
"

Então, este é um dos problemas quando se indica determinada borracha: a sensibilidade diferente de cada jogador.
Neste caso, a V15 Extra é, para mim, uma borracha totalmente allround e numa ML Carbon ela ficaria ainda mais allround. Eu considero que esta borracha tem efeito, velocidade e quique na mesa medianos, e portanto fácil de controlar.
Mas se você quer algo com mais controle eu vejo 2 opções mais conhecidas: a Xiom Vega Europe e a Yasaka Rakza 7, esta sendo talvez a borracha mais fácil de controlar que eu já testei.
E ainda existe a versão Rakza 7 Soft, que é mais macia e gera menos velocidade, mas eu nunca gostei desta justamente pela maciez excessiva.
Lembrando que tanto a Vega Euro quanto a Rakza 7 são menos velozes que a V15 Extra, mas oferecem um controle melhor.

Eu comecei a jogar agora com 35 anos a jogar os tmb’s regionais e estaduais do MT… Nunca treinei em CT então sou um jogador que aprendeu no dia a dia o tênis de mesa … n tenho técnica e portanto na questão de conhecimento de borracha e madeira sou muito cru. Mas vou dar uma olhada nessas duas, tem um rapaz do CT que criamos que tem a loki gtx (usada) vou pegar ela pra testar tbm pq já tive uma rxton3 e gostava.