Achei interessante criar esse tópico para os interessados em discussão lógicas e para os Advogados descportivos de plantão…
Na nossa lei maior que é a nossa Constituição Federal diz no Art. 5º nos direitos individuais e coletivos:
XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;
XVIII - a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento;
Acho que até aí todos entenderam, mas para quem quiser mais detalhado eu explico em resumo:
[b]
1- VOCÊ TEM DIREITO DE ASSOCIAR-SE PARA PRATICAR COISAS LÍCITAS;
2- É PROIBIDA A INTERFERENCIA DO GOVERNO NO FUNCIONAMENTO DA ASSOCIAÇÃO;[/b]
Pergunto se alguma entidade como uam confederação brasileira com fundamento na LEI Nº 9.615 (lei pelé) pode forçar a associação se disolver ou mesmo multar e ameaçar em multar ou desfiliar atletas que participarem de eventos da associação?? (pela lógica não);…
A Lei pelé diz que :
Art. 47. No âmbito de suas atribuições, os Comitês Olímpico e Paraolímpico Brasileiros e as entidades nacionais de administração do desporto têm competência para decidir, de ofício ou quando lhes forem submetidas pelos seus filiados, as questões relativas ao cumprimento das normas e regras de prática desportiva.
Algumas CONFEDERAÇÕES com base nesse artigo estamultando atletas e clubes…
A Nossa lei maior que é a nossa constituição diz que podemos associarmos para fins lícitos (como jogar por exemplo);
Se eu criar uma associação e esta tiver atletas filiados tanto nessa associação quanto na CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA (através do clube), sendo que a associação não está vinculada à CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA; Pergunto
Os atletas não poderão jogar nos eventos da associação porque a associação não esta vinculada à CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA (através da Federação)???
Lembrando que a finalidade da Associação é a pratica do esporte seja eventos ou treinos…onde fica o direito constitucional da pratica para fins lícitos??
Ta aí para discurssão…bem interessante…quero ver o resultado disso…