Dificuldades com meu backhand...

Duarante muito tempo fui “classineta”, mas devido principalmente à falta de regularidade de meu RPB voltei a “velha e tradicional” canetinha japonesa da minha assinatura!!! :lol: :lol: :lol:
Tenho um estilo bem ofensivo, saco curto ou longo, sempre com muito efeito pra baixo e lateral e; procuro definir a maioria dos pontos na 3ª ou 5ª bola…

Mas está acontecendo alguns probleminhas em minha re-adaptação…
Quando jogo com jogadores, geralmente clássicos, que usam muito o underspin (cozinhada) em meu backhand até que me saio bem… Mas, alguns jogadores além do pesado efeito pra baixo, adicionam também um efeito lateral, que sai da mesa, no meu back!!! Quando tento cozinhar a bola ou espirra e vai alta demais; ou fica rede!!! Quando tento o shoto, devido ao efeito da bola, o golpe tende a abrir também no back do meu oponente, mas abre tanto que costumo até errar a mesa…

Queria ajuda dos mais entendidos para qual postura tomar???
Treino o shoto mesmo??? Tento sair de direita e soltar o braço???
Queria umas dicas de movimentação pra “caneteiros puros”!!!

Peço um “help” dos mais entendidos… :wink:
Obrigado a quem puder ajudar… :?:

Apesar de não ser caneteiro, penso que vc deveria atacar a bola de back, pois por sua descrição a bola é rápida, tanto que vc pensa em shotar ela. Eu sendo classista, qdo isso acontece comigo, eu jogo a bola (rápida) no fore do adversário e geralmente dá certo. Tente isso. Se não der certo, talvez os caneteiros aqui do site possam te aconselhar melhor.

Olha. Eu não sou caneteiro, mas já vi alguns caneteiros levantando a perna de trás e neutralizando qualquer efeito com shoto. E olha que tem um aqui que dá shoto por fora. A gente cava no back dele, tira peso, e ele empurra bem.

Uma das coisas que percebo, é que ele antecipa um pouco, deixa a bola atingir o ponto mais alto e chapa. As vezes ele dá uma raspada mesmo de back, pra bola passar.

Olha, se vc faz shoto, e a bola vai na diagonal e sai da mesa, vc tem que mudar o ângulo da raquete. Abra mais o ângulo, pra ver se a bola vai mais pro back do cara. Vc vai aproveitar o efeito e “comer” o efeito , abrindo um pouco sua raquete no shoto.

Não sei se interpretei seu problema corretamente, mas se for isso, vc deve treinar shoto com outros ângulos do golpe, e vai testando durante os jogos, o modo de executar o shoto que vc tiver mais facilidade, vc deve dedicar um tempo pra aperfeiçoar.

Você tem duas opções:

1-Aprender a realizar o movimento de back, principalmente batida.

2-Executar golpes de fore e choto que diminuam a fragilidade de seu back side.

Se optar por algum motivo em não usar a esquerda(!), imagine soluções para bolas direcionadas a sua mesa: curtas, médias, lentas ou com efeito.

É importante saber utilizar mais de uma variação de golpe.

O posicionamento em relação a estas bolas deve melhorar(visão de jogo, preparação dos golpes), não adianta só correr para bater de direita…

Valeu mesmo pelos toques galera!!! :smiley: :smiley: :smiley:

Percebi que alguns de meus erros são pela falta de técnica mesmo!!! A falta de alguém que domine os golpe mostrando como executar corretamente faz muita falta mesmo!!! Nunca tive treinador e, o pouco que sei, aprendi na “marra”; errando e tentando até acertar… Mesmo assim, agradeço ao hinoki, j0rnal1sta e Jádson pelos conselhos!!! :smiley: :smiley: :smiley:
Seria muito bom se todos que tem mais experiência compartilhassem essas valiosas informações, assim como vocês fazem!!! Obrigado mesmo, galera!!! :smiley: :smiley: :smiley:

:?: :?: :?: Agora eu tô aceitando sugestões de, como devo proceder para treinar esses movimentos??? Quais os tipos de treinos que posso e devo fazer para aprimorar esses golpes??? :?: :?: :?:

Estou aguardando novas sugestões… 8O 8O 8O

[quote=“Thunder_Ball”:2pde43d0]

:?: :?: :?: Agora eu tô aceitando sugestões de, como devo proceder para treinar esses movimentos??? Quais os tipos de treinos que posso e devo fazer para aprimorar esses golpes??? :?: :?: :?:

Estou aguardando novas sugestões… 8O 8O 8O [/quote]

Pra treinar o shoto

  1. Vc saca longo, seu parceiro dá drive no seu back e vc dá shoto

  2. Vc fica fazendo regularidade, faça um drive diagonal, seu parceiro coloca na paralela, faça o shoto na diagonal e seu parceiro coloca na paralela. Ou seja, vc vai fazer shoto e drive nas diagonais e seu parceiro só vai bloquear na paralela. Depois inverte e vc faz as paralelas.

  3. Vc saca curto, seu parceiro coloca longo no seu fore, vc dá drive e ele bloqueia no seu back, e vc executa o golpe.

  4. Seu parceiro fica dando drives no seu forehand e muda pro seu back quando ele quiser, aí vc deve ficar atento pra quando ele atacar no seu back, e vc executar o shoto.

Beleza!!! :smiley: :smiley: :smiley:

Já vou treinar essas variações hoje mesmo… 8O 8O 8O
Obrigado ao j0rnal1sta pelas elucidações!!!

Ainda tô aceitando mais sugestões treinar o back?!?!?!?! :roll:

De qualquer forma, esse tópico já saiu melhor que o esperado, rsrsrsrs :wink: :wink: :wink:

Saudações a todos… :smiley:

Pelo que pude entender a maior dificuldade está em defender as bolas cavadas laterais no seu backside.

Seria interessante você treinar, primeiramente, as bolas cavadas e as laterais separadas. Quando estiver seguro com essas duas defesas, comece a treinar a defesa de bolas com efeito lateral e cavado.

Digo isso, porque parece que seu problema está na bola lateral, e essa é realmente complicada de defender no choto. Porém, se bem treinado torna-se um golpe poderoso.

Para defender os saques ou golpes com efeito lateral para a esquerda (com tendência para a bola espirrar para a esquerda do oponente) faça um movimento reto em direção ao foreside (direita) do oponente. Não esqueça de golpear a bola logo após quicar na mesa.

Tente deixar a raquete levemente inclinada e, de início, não use o pulso, pois pode confuindir o seu treino.

Conforme perceber que está acertando o golpe, varie a colocação da bola. Isso te ajudará a conhecer o efeito e lidar com ele.

Depois de muitos dias de treino, comece a transferir mais potência ao golpe, girando o pulso logo antes do golpe e/ou girando o quadril antes do impacto com a bola.

Não esqueça que esse é apenas um fundamento, o ideal é treinar outros fundamentos, assim, aumentando as suas possibilidades de golpe numa mesma jogada.