Dificuldade no backhand

fala galera, eu treino tem ja uns 5 meses e pareço que melhorei um pouco o meu nivel de jogo, sou jogador classico , mas aparentemente tenho mais facilidade em fazer o forehand do que o backhand, assim na hora do aquecimento no treino eu acho que estou conseguindo fazer mais o movimento do backhand, mas na hora assim de um jogo por exemplo eu uso mais o forehand e tenho mais dificuldade de fazer o backhand nao sei porque(até uso o backhand mais na maioria das vezes ele falha , o meu tecnico dizia que eu não esperava a bolinha chegar na minha mesa e eu ia ja colocando a raquete na frente, e não de ‘‘bate e pronto’’, até na hora dos saques como sou destro, quando o adversario saca na minha esquerda eu as vezes prefiro receber do que ir no ataque de backhand. Vocês tem alguma ideia ou ajuda de como eu poderia melhorar?

Iae, blz?
Então. Pelo que vc está falando, provavelmente vc está passando por um probleminha de “ansiedade”. O backhand, por ser um golpe mais curto e explosivo, para ele ser efetivo é preciso maximizar o contato com a bola para gerar controle e potência.
A idéia é se mover o mais próximo possível do local onde a bola atinge o ponto mais alto e executar o golpe.
Dê uma olhada em com os profissionais executam o movimento. Eles jogam bem abaixados e pegam a bola no ponto mais alto e bem próximo do corpo. E no caso de ser contra um backspin o movimento começa mais baixo e usa mais as pernas.
Treino de multiball (Robô) para encontrar o tempo correto de executar a técnica é sempre bem vindo. E focar o treino não em ganhar os jogos, mas, sim em executar corretamente a técnica ajuda, afinal é treino e treino é pra errar mesmo.
Veja se alguma coisa aqui te ajuda. Baseei na minha experiencia de ansiedade durante o jogo. hahahaha.

Tb tenho 3 meses de tt cheguei a usar pino curto no backhand para ter controle , ganhei muito controle mas perdi muita potência e voltei para a lisa. O pino curto melhorou muito minha recepção de saque , mas perdi minha principal arma q é a potência. Concordo plenamente com a resposta do Henriquesekiya , foque no movimento certo não dê importância para ganhar jogos agora procure rvoluir seu jogo.Eu tb jogo tênis de campo faz muito tempo e trouxe esta experiência para o tênis de mesa , se preocupe em atacar a bola e fazer o movimento correto , uma hora a bola vai começar a entrar.

Uma coisa importante: traga do tênis a mentalidade de treinar / repetir fundamentos exaustivamente. E só. É muito comum ver gente extrapolando a realidade técnica entre esportes (em ambas as direções) e isso tem um efeito bastante negativo.

A questão da ansiedade é de fato muito comum (me incluo nessa) para a dificuldade no backhand, geralmente se manifestando em ir buscar a bola sendo que ela vem até vc. Pode ser isso mesmo, o que é perfeitamente possível, mas árduo para corrigir, uma vez que é algo muito psicológico, instintivo. Então tenha paciência.

Mas tem uma coisa, que vai até na contramão da ansiedade, mas é muito comum, que é o posicionamento horizontal. É muito comum o pessoal não ajustar a posição com o footwork para golpear backhand, e esse é um dos erros mais fáceis com o qual vc pode perder regularidade no tênis de mesa, afinal, ninguém vai te dar bola onde vc quiser. Então, sempre busque chegar onde a bola te alcance horizontalmente no meio do corpo. Se não conseguiu visualizar, imagine um goleiro encaixando uma bola: ele se desloca até a bola ficar horizontalmente no meio do seu peito. E lembrando, vc tem que chegar lá antes da bola, então tem que ler rapidamente a direção ao sair da raquete do adversário e ativar o footwork com agilidade.

Jogo de pernas é fundamental, basta olhar os jogadores lá de cima são muito rápidos , são atletas literalmente.