Dificuldade em se adaptar

Sou novo no site, caneteiro (1 borracha) Começei a treinar a 1 ano, treino toda semana, e ja dominei o básico para todos os iniciantes caneteiros (Shoto, forehand, drive, pivô etc.) Porem, quando vou jogar com meus colegas de treino, fico nervoso e acabo errando muito; querendo fechar ponto, batendo de shoto ao inves de cozinhada, e tambem fico sem tempo de bola, faço o movimento antes da bola quicar na mesa. Podem me dar dicas para focar no jogo e ficar mais calmo? ou só preciso treinar mais?

Se no treino com os amigos você está assim, imagine em campeonatos. Vai ficar bem tenso, a ponto de perder pra atletas com nível inferior. Já ocorreu comigo. Creio que com praticamente todo mundo. Inclusive até atletas de alto nível se sentem nervosos em algumas situações. Principalmente em esportes como futebol onde a torcida pressiona bastante.

Isso não é necessariamente relacionado ao esporte. Faz parte de várias áreas da nossa vida (desde falar em público, apresentar um trabalho, etc). Treinar mais certamente vai te dar mais técnica e confiança, porém, talvez, isso não necessariamente te dê mais tranquilidade na partida (apesar de aumentar seu nível técnico,a ansiedade é fisiológica e pode ser patológica).

Una os dois mundos. O treinamento e as partidas. Jogue partida todo dia após treinar. Cara jogue relaxado. Não é campeonato. Não há dinheiro em jogo, nem nada. Simplesmente tire o seu peso da consciência, tire a obrigação de ganhar e jogue por lazer. vá jogar assim. Sem ter obrigação. Se ganhar ganhou. Se não continue se esforçando. O costume de jogar, o hábito, vai te fazer calejar nessa situação e cada dia mais você terá um pouco mais de facilidade em lidar com essa situação. Jogue com pessoas de seu nível. Onde você possua chances de ganhar também. Todo mundo erra.

Existem algumas técnicas psicológicas que ajudam, como hipnose, e até mesmo você se imaginar jogando e acertando tudo, e até mesmo escrevendo num caderno essas coisas (OBS: seu cérebro não distingue seu pensamento ou escrita da realidade). Meditação também ajuda a acalmar, e se isso estiver te afetando não só no esporte, mas em outras áreas da vida, sugiro também uma terapia. Em meu caso foi necessário. Espero ter ajudado. Abraço!

Cara, valeu! Não sei nem agradeçer, treinei ontem ja senti diferença, entrei em mesa muito mais calmo do que antes, é só continuar jogando todos os dias de treino com mais calma! Muito obrigado mesmo cara, Tmj

1 Curtida

Caro “Caneteiro - jpen_dias” ou Dias, espero que tudo esteja bem contigo. Olha o que recomendo sao algumas coisas: 1- procure por orientação de tecnicos, pois eles devem possuir a melhor visao para o seu caso; 2 - se continuar a treirnar, assim, voce poderá ter mais quilometragem para ter um jogo mais consistente e com regularidade; 3 - participar de competiçoes menores ajuda bastante; 4 - ter “resiliència” - nesse caso requer algum investimento no assunto e para o TM - recomendo passar a somente atacar ou tentar fechar o ponto - somente quando tiver mais certeza e nunca ficar se antecipando… Atacar requer um conjunto de habilidades que normalmente os iniciantes até nivel intermediario, precisa desenvolver. Acho que vou parar por aqui. Eu treino somente 1 vez por semana, ja fui campeao universitario, mas na decada de 90… Bom treino e espero ter ajudado. Abraço. PJA

1 Curtida

Observei na sua foto que você usa sade tape. Remova o sade tape. Se for usar proteção nos treinos e somente nos treinos use E.V.A preto só na ponta. Os professores ensinam a não usar o dedão mas eu uso e tenho maior precisão e domínio. Tente manter-se a média distância da mesa e não ficar muito perto. A Cipress da foto é boa raquete só não sei a borracha pareceu borracha Pálio e se realmente for essa borracha troque ela. As Tenergys e Dignics são boas e pra começar pode ser uma Tenergy média. 80 ou até 60. Mesmo que sua raquete venha a não ser a da foto esse é o caminho. Caneteiro é atacante e se antecipa mesmo também cozinha menos só precisa ajustar mais principalmente os movimentos da raquete e corpo.