diferença!!!!!!!

gostaria de saber se existe diferença entre kato e defencivo, pois vejo diferença entre por exemplo o Jean-Michel Saive e o joo se Hyuk e ate onde sei ambos são defensivos.
gostaria de saber se a diferença ou se são subdivisões do estilo defencivo
desde ja agradeço a quem responder

Jean Michel Saive nao é um jogador defensivo, ele é um all round player ou seja, varia muito em ataque e defesa, colocando topspin, loop, drive, backhand topspin, block ativo e passivo, underspin, kato e etc.
Joo se hyuk é o verdadeiro defensivo pois ele coloca underspin em quase jogada, efeito pra baixo, porem tem hora que ele arrisca atacar, que no caso conhecemos hoje em dia como defensivo moderno. O que acontece que o kato dele é muito mais podesoro, pois Joo usa pino longo no back, devolvendo uma bola pesada pro adversario, com muito giro pra baixo (underspin)

Kato é um movimento defensivo nao tem diferença nesse quesito. O que tem diferença é fazer kato com borracha lisa e com pino, isso tem muita diferença, pois a intensidade do efeito muda.

Estilos defensivos tem algumas subdivisões sim: Defensivo Classico e Moderno
Na época da bola de 38mm, era muito comum ver jogadores que só “defendiam”(kato) quando digo defender era tudo! Tanto no forehand e no backhand, exemplo disso que eu me lembre: assista Koji Matsushida e Joo se Hyuk - Classicos

Atualmente com a bola de plastico 40mm, diminuiu o efeito fazendo com que o defensivo se esponha mais, atacando em seu forehand. Tem varios exemplos: Ruwen Filus, Panagiotis Gionis, Yuto Muramatsu, Ma Te, Wang Yang e etc

Joo atualmente ataca muito também, ele esta incluso como modern defensive :stuck_out_tongue:
Acho que é isso meu entendimento, valeu

E loop, entra como defencivo ou ofencivo

Como o xleo97 explicou, não é o golpe que define o estilo. O loop nada mais é do uma forma de chamar o drive com topspin com bastante giro.
O que vai definir o estilo do jogador é a forma como ele usa os golpes e o que é predominante no jogo de cada um.

Complementando o que o xleo97 disse, existe também o defensivo que joga com pino longo no back e lisa no fore, só que mais próximo da mesa. Ao invés de dar katos, eles trabalham mais com bloqueios, batidas chapadas, invertendo o efeito do adversário e dando uma dor de cabeça danada… hehehehehe. E claro, quando vem aquela bola boa, eles sentam o braço.
Abraço.

[quote=“xleo97” post=108900]Jean Michel Saive nao é um jogador defensivo, ele é um all round player ou seja, varia muito em ataque e defesa, colocando topspin, loop, drive, backhand topspin, block ativo e passivo, underspin, kato e etc.
Joo se hyuk é o verdadeiro defensivo pois ele coloca underspin em quase jogada, efeito pra baixo, porem tem hora que ele arrisca atacar, que no caso conhecemos hoje em dia como defensivo moderno. O que acontece que o kato dele é muito mais podesoro, pois Joo usa pino longo no back, devolvendo uma bola pesada pro adversario, com muito giro pra baixo (underspin)

Kato é um movimento defensivo nao tem diferença nesse quesito. O que tem diferença é fazer kato com borracha lisa e com pino, isso tem muita diferença, pois a intensidade do efeito muda.

Estilos defensivos tem algumas subdivisões sim: Defensivo Classico e Moderno
Na época da bola de 38mm, era muito comum ver jogadores que só “defendiam”(kato) quando digo defender era tudo! Tanto no forehand e no backhand, exemplo disso que eu me lembre: assista Koji Matsushida e Joo se Hyuk - Classicos

Atualmente com a bola de plastico 40mm, diminuiu o efeito fazendo com que o defensivo se esponha mais, atacando em seu forehand. Tem varios exemplos: Ruwen Filus, Panagiotis Gionis, Yuto Muramatsu, Ma Te, Wang Yang e etc

Joo atualmente ataca muito também, ele esta incluso como modern defensive :stuck_out_tongue:
Acho que é isso meu entendimento, valeu[/quote]

Explicação maneira! Tirou onda

Verdade, esqueci de comentar esse estilo, até muito raro de se ver!
Atualmente é mais “comum” utilizar Anti-spin no back, tem saido bem mais eficiente comparado a pino longo…

Jogadores que conheço e usam anti-spin: Ademir Balaban e Luka Mladenovic

Até procurei me informar mais nesse modo de jogo, achei bem diferente, porém o material é de dificil acesso, so encontro na europa … além de ser bem caro… !! me desaminou totalmente… preferi continuar com 2 lisas kkk

[quote=“xleo97” post=108912]Verdade, esqueci de comentar esse estilo, até muito raro de se ver!
Atualmente é mais “comum” utilizar Anti-spin no back, tem saido bem mais eficiente comparado a pino longo…

Jogadores que conheço e usam anti-spin: Ademir Balaban e Luka Mladenovic

Até procurei me informar mais nesse modo de jogo, achei bem diferente, porém o material é de dificil acesso, so encontro na europa … além de ser bem caro… !! me desaminou totalmente… preferi continuar com 2 lisas kkk[/quote]
O estilo em si, observando apenas o olímpico, é realmente muito difícil de se encontrar, embora em nível amador se encontre alguns. Mas nas classes paralímpicas, é muito comum, e inclusive no Brasil temos ótimos atletas nesse estilo, como o Paulo Salmin e a Danielle Rauen.

Mas mais comum e eficiente usar anti spin no backhand? A respeito de ser comum, vc provavelmente vive na Europa e eu não sei o que vc encontra por aí, mas não que necessariamente seja mais eficiente, uma vez que, diferentemente do pino (longo, geralmente) o anti spin não permite variação. Deu certo para os jogadores que vc menciona (e para a Amelie Solja, irmã da Petrissa Solja, que tb usa anti spin), e realmente eu vi algo deles e são bons jogadores, mas não que necessariamente seja mais eficiente em caráter geral. O que complica para o adversário inicialmente é “mudar o chip” para o fato de que tudo vai voltar ao contrário, mas quando os adversários se adaptam a isso, esta falta de variações dificulta bastante o uso do anti spin. Isso não significa que não seja possível jogar bem assim, mas sim que é muito difícil manter vantagem consistente com anti spin, e por isso é tão difícil encontrar jogadores nesse estilo.

Abraços!!!