Diferença entre usar borracha no revés e ser classineta

Gostaria de saber a opinião dos participantes do forum sobre esse assunto. Eu não acho que só porque um caneteiro coloca uma borracha lisa ou pino no verso da raquete que ele se torna um classineta.

Pra mim depende muito mais do jeito que a pessoa vai utilizar este diferencial. Na minha opinião classineta é o jogador que utiliza o RPB como golpe básico e quase não utiliza a borracha da frente para shoto, backhand, etc.

Enfim, considero que jogadores como Ma Lin e Liu Guoliang estão mais para caneteiros com borrachas dos dois lados da raquete do que para classinetas. O verdadeiro classineta é Wang Hao. Oque vocês acham disso?

Eu considero classineta qualquer jogador que utilize borracha lisa no back e use golpes de RPB. P/ mim Ma Lin, Liu Guoliang, Yan Sen, Ko Lai Chak, Li Ching, etc, são tão classinetas quanto Wang Hao. A diferença é que este último aboliu o shoto, o que eu considero uma deficiência no seu jogo. É um recurso a menos que ele tem, por ex, se ele quiser fazer um bloqueio de back de chop ou lateral (bloqueios passivos) não tem como.
Agora jogador caneteiro que usa pino longo no back e gira a raquete durante o jogo eu não vejo como classineta. NMO estes são “caneteiros rotores”, mas isso só se vê em clubes, entre os profissionais estes jogadores são raros.

assino embaixo de tudo que disse Nakata.

[quote=“Nakata”:2mm9s60w]Eu considero classineta qualquer jogador que utilize borracha lisa no back e use golpes de RPB. P/ mim Ma Lin, Liu Guoliang, Yan Sen, Ko Lai Chak, Li Ching, etc, são tão classinetas quanto Wang Hao. A diferença é que este último aboliu o shoto, o que eu considero uma deficiência no seu jogo. É um recurso a menos que ele tem, por ex, se ele quiser fazer um bloqueio de back de chop ou lateral (bloqueios passivos) não tem como.
Agora jogador caneteiro que usa pino longo no back e gira a raquete durante o jogo eu não vejo como classineta. NMO estes são “caneteiros rotores”, mas isso só se vê em clubes, entre os profissionais estes jogadores são raros.[/quote]

Entendo o que vc quer dizer, mas vc não acha que a tendência das próximas gerações de classinetas é serem mais como Wang Hao, ou seja, abolirem o shoto? Se isso for verdade, eu veria o estilo de Liu e Ma Lin como um classineta incompleto, uma fase da chamada evolução do estilo caneteiro para classineta. Digo isso mas não quero dizer que o estilo de Wang Hao é superior ao dos outros dois, ou mesmo que o estilo classineta é superior ao caneteiro.

O que vc acha da minha suposição?

Evidentemente eu não posso prever o futuro, mas acredito que o Wang Hao seja uma exceção. É muito difícil jogar daquela maneira competitivamente. Isso porque, como eu citei antes, esse estilo de jogo utilizando somente RPB tira alguns recursos dos caneteiros classinetas. Acredito que os classinetas fortes que surgirem daqui p/ frente joguem no estilo do Ma Lin e não do Wang Hao. Se for o contrário eu voltarei a escrever aqui e tirarei o chapéu p/ sua opinião.

Eu já acho que teremos classinetas dos dois estilos, a China com certeza já tem classinetas fortes surgindo por lá no estilo do wang hao, e outros no estilo ma lin. Fazer uma adaptação agora é dificil, pode ser que surjam mais jogadores como ma lin, mas que teremos de agora em diante 1 classineta como wang hao pra sempre, teremos, pois se ele sumir, alguém irá optar por treinar assim e causar dificuldade aos outros por ser um estilo raro.