Diferença de cultura caneta/classico

Observo que aqui em Fortaleza a maioria dos ping-pongueiros são caneteiros, mas ja vi aqui msm no forum uma estatistica q dizia q 97% dos jogadores eram classistas. De fato numa viagem q fiz recentemente vi q todo mundo era classico(os ping-pongueiros). Queria saber a razão disso!

na regiao de vc como eh a proporção caneta/classico entre ping-pongueiros e jogadores de clube ?

Um abraço a todos!
Esta eh a minha primeira msg no forum :slight_smile:

Papangu, não existe relação entre ser caneteiro e classista e ping-pongueiros na minha opinião.

E aproveitando que to postando aqui, onde você pratica tenis de mesa aqui em fortaleza?
Sou da atmas…

Aqui em minha cidade a maioria dos praticantes de tenis de mesa são caneteiros, não temos um levantamento para poder afirmar qual a proporção entre caneteiros e classistas, mas como estamos estruturando uma liga amadora vamos poder disponibilizar, futuramente estas informações.
Em relação aos praticantes de pingpong e tenis de mesa existe diferenças básicas em relação as regras e materiais utilizados.

Geralmente, atletas novos são classistas, caneteiros sao geralmente adultos-veteranos. Acredito que onde jogo, 70% das pessoas jogam classico. E nas “peladas” que vejo em escolas, etc, geralmente tem mais caneteiro.

Aqui tem muito caneteiro, acredito eu q é devido a muito gente jogar este estilo e ao preço dos materiais, que pra montar uma raquete classica com 2 borrachas fica um pouco mais caro, eu sou o unico classineta aqui da minha cidade e pesa na hora de montar uma raquete. E como todos são amadores e estudantes, sem patrocinio, tendo q bancar os proprios materias, é um ponto a mais pra eles continuarem neste estilo.

Pingpongueiros aqui no Brasil com certeza a grande maioria joga caneta. Só acho que existam mais pingpongueiros clássicos mais na Europa e EUA, como apareceu uma vez no sitcom Friends. Mas aqui no Brasil se vc joga ping pong, o pessoal já ensina a segurar como caneta (nem sempre com uma empunhadura certa). Só vejo jogar clássico pessoal que tem alguma noção de tênis de mesa, pois se vc joga ping pong o pessoal é capaz de falar que vc não sabe segurar direito a raquete.

Aproveitando o gancho, me veio a idéia de na próxima semana, arranjar um tempo e publicar a estatística de classistas, classinetas e caneteiros aqui da Bahia com base no Ranking estadual. Vou pedir ajuda ao meu grande amigo estatístico (por índole) Paulo Noya para me ajudar. Acho que os outros Estados poderiam tb fazer isso. Meu palpite é que Pernambuco e Bahia vai dar caneteiro com pouca vantagem de frente.

bem na realidade o nosso tenis de mesa é de decendencia asiatica e vemos realmente maioria aqui na paraiba de caneteiros principalmente os mais antigos que devem ter cido espelho em biriba claudio kano e o hugo. mais vemos que os mais jovens tem certo equilibrio nos estilos talvez ja com essas influencias europeias e os bons resultados do tiago monteiro.[/b]