Dicas para torneios

A arbitragem nas competições.

Noções gerais e dicas para jogadores.

Em competições oficiais, existem basicamente três papeis a serem desempenhados:

Marcador – responsável pelo manuseio dos pontos, sets e preenchimento das súmulas, tendo uma função secundaria de corroborar com o árbitro principal quando necessário.

Árbitro principal – responsável pelo sorteio, área de jogo, inspeção dos equipamentos (mesa, redes e suportes, raquetes e bola), uniformes dos jogadores, condições de jogo (umidade, luminosidade) definições durante a partida e aplicação de acordo com a necessidade dos cartões disciplinares e da interrupção da partida por motivo de tempo técnico.

Árbitro geral – Coordena todas as atividades da arbitragem no local do evento, deliberando sobre questões alem da alçada do arbitro principal.

Após a devida avaliação das condições do uniforme e das raquetes de ambos os jogadores, o sorteio realizado serve para definir quem será o primeiro jogador a sacar, receber ou escolher o lado da mesa o qual sairá jogando.

Este é o momento para indicar uma pessoa que dará instruções nos momentos permitidos: mudança de lado entre os sets e no time out (tempo técnico) da partida.

A opção de escolha pode ser oferecida pelo vencedor do sorteio ao adversário, e quem optar por lado ou serviço possibilita ao oponente a escolha restante.

Poderei: sacar, receber ou escolher o lado da mesa.

Todas as seqüências terminarão com a definição de ponto ou obstrução.

Quando uma falta for cometida, o árbitro principal levantará a mão com o punho cerrado na altura dos ombros indicando ponto para o adversário. (a mão será à esquerda ou direita de acordo com o posicionamento do jogador na mesa).

Quando a mão levantada estiver espalmada acima da cabeça, indica a obstrução, ocasião em que a bola retorna ao sacador para novo serviço sem alteração do placar.

O marcador então após a definição do arbitro, altera ou não o placar, sendo que quando houver um engano da arbitragem (marcar pontos invertidos) o placar deve ser corrigido imediatamente.

Nos casos em que um ponto disputado tiver seu resultado definido para então alguma irregularidade ser constatada, o placar não retorna.

Pontos disputados são validados, independente de o serviço ser executado pelo sacador errado. Simplesmente a bola retorna ao sacador correto, com este executando um serviço (o outro foi realizado por engano) para acertar o número de saques.

A obstrução pode ocorrer em qualquer momento da seqüência e deve ser por prioridade solicitada pelo árbitro.

Os jogadores ao solicita-la devem levantar a mão livre espalmada e aguardar a arbitragem paralisar a partida. Obviamente o árbitro pode indicar a continuação da jogada se acreditar não haver motivos para interrupção.

Antes de o sacador efetuar o serviço, poderei indicar não estar preparado para jogar levantando a mão livre acima da cabeça.

Ao término do set, para receber instruções do técnico, a raquete deve ser colocada sobre a superfície de jogo.

Não posso ingerir líquidos durante o set, com exceção no time out.

Devo utilizar as trocas de serviço para usar a toalha, cuidando para não interromper muitas vezes o ritmo de jogo do adversário cometendo uma infração e recebendo um cartão. A atualização da regra 2006 preve realmente os múltiplos de 6 para secar-se, Ex: 4X2.

Durante a partida não posso ausentar-me da área de jogo sem a permissão do árbitro principal, necessitando supervisão do árbitro geral para afastar mais de 3 metros da mesma.

Os Cartões

Amarelo – apresentado pelo árbitro geral, indica advertência simples, não acarretando alteração no placar. Pode ser apresentado ao jogador ou qualquer pessoa próxima a área de jogo.

Amarelo + vermelho – Quando os dois são apresentados pela primeira vez na partida pelo arbitro geral, punem o jogador concedendo um ponto ao adversário. Não é necessário ter sido mostrado o amarelo de advertência.

Amarelo + vermelho, 2ª vez – Quando os dois são apresentados pela segunda vez na partida pelo árbitro geral, punem o jogador concedendo dois pontos ao adversário. É necessário o jogador ter sido punido anteriormente com um ponto. Se na ocasião encerrar o set, o set seguinte inicia com o placar indicando um ponto ao adversário.

Vermelho – Serve para punir com afastamento da área de jogo pessoas autorizadas ou não a dar instruções quando estas estiverem atuando de forma irregular. É praxe um primeiro aviso com o cartão amarelo, salve graves faltas. Não é permitida interferência externa durante os set.

Vermelho – Quando apresentado pelo árbitro geral, após solicitação do árbitro principal expulsa o jogador da partida, encerrando a mesma, este procedimento é executado em virtude de faltas graves.

Excelente Hinoki, alem de esclarecedor, está muito fácil de entender.

Só uma dúvida minha, em relação ao uso da toalha, não seria apenas nos multiplos de 6 ?

Abraços,

Bob

Gostei muito, tinha duvidas em relações aos cartões, finalmente esclarecidas.

Não li até agora em nenhum material a deliberação de secar-se apenas em múltiplos de 6.

Quando o serviço era constituído de cinco saques havia uma normatizaçào de utilizar a troca de sacador para uso da toalha, obviamente a arbitragem não deve permitir que alguém ensopado fique molhando a superfície de jogo e pode solicitar ou permitir ao jogador que este use a toalha desde que necessário.

O andamento da partida fica muito comprometido por jogadores manhosos, comportamente que como outros tantos deploro.

Excelente Hinoki, alem de esclarecedor, está muito fácil de entender.

Só uma dúvida minha, em relação ao uso da toalha, não seria apenas nos multiplos de 6 ?

Abraços,

Bob[/quote]

Boa pergunta, já que na prática das partidas q todos pegamos na net, TODOS fazem uso da toalha (ainda q aquela passadinha rápida) quando os pontos da partida somam multiplo de 6…

Tenho como certo que a toalha pode ser utilizada apenas nos multiplos de 6, pois, em diversos videos vemos essa situação, tem até jogos do Maze que trasnpira muito, em que ele chega a pedir ao arbitro e ao adversário para usa-la fora dos multiplos, por não ter condição de jogar de tanto suor, tem tb um video, que não me recordo direito de quem, que o atleta caminha para a toalha, e quando ele vê o placar ele volta e se desculpa com o adversário, outro que nos da essa ideia dos multiplos, é o video do Hugo X Thiago no Brasileiro, onde no momento do uso da toalha, o arbitro até vira o placar mostrando que está nos multiplos.

Abraços,

Bob

Caro professor Hinoky, tenho mais uma dúvida a ser sanada por você se possível. Afinal de contas, podemos pedir um tempo a cada set ou a cada jogo? Pois no Mineiro adulto do ano passado um atleta meu estava jogando, pedi um tempo e o árbitro não consedeu, alegando ser permitido somente um tempo por partida, o que achei pouco demais.

Obrigado.

Realmente é apenas um “time out” ou tempo técnico permitido durante a partida.

Pode ser solicitado a qualquer momento, até mesmo quando o adversário está com o serviço, quando a partida está no 10 a 10 ou outro placar em que seja efetuado serviços alternados e até mesmo faltando um ponto para a partida terminar.

É muito importante utilizá-lo para impedir que um set desastroso mude o rumo da partida ou em um momento decisivo para acalmar o atleta.

  • 1 dúvida: se um jogador já pediu o time-out e por engano (ou má fé) pedir novamente um time-out no decorrer da partida, é passível de receber cartões?

Alguns critérios da regra são subjetivos e devem ser interpretados pelo arbitro principal.

Imagino que cada partida seja um universo único e a interação dos jogadores com a arbitragem deva ser equilibradas e harmoniosas.

O árbitro esta ali para evitar favorecimentos e tornar o jogo mais justo.

Os cartões disciplinares são utilizados dentro destes parâmetros.

O árbitro pode enganar-se em determinada sequência, mas tem de conhecer a regra para promover a imparcialidade.

Valeu Hinoki. ::polegar::