A arbitragem nas competições.
Noções gerais e dicas para jogadores.
Em competições oficiais, existem basicamente três papeis a serem desempenhados:
Marcador – responsável pelo manuseio dos pontos, sets e preenchimento das súmulas, tendo uma função secundaria de corroborar com o árbitro principal quando necessário.
Árbitro principal – responsável pelo sorteio, área de jogo, inspeção dos equipamentos (mesa, redes e suportes, raquetes e bola), uniformes dos jogadores, condições de jogo (umidade, luminosidade) definições durante a partida e aplicação de acordo com a necessidade dos cartões disciplinares e da interrupção da partida por motivo de tempo técnico.
Árbitro geral – Coordena todas as atividades da arbitragem no local do evento, deliberando sobre questões alem da alçada do arbitro principal.
Após a devida avaliação das condições do uniforme e das raquetes de ambos os jogadores, o sorteio realizado serve para definir quem será o primeiro jogador a sacar, receber ou escolher o lado da mesa o qual sairá jogando.
Este é o momento para indicar uma pessoa que dará instruções nos momentos permitidos: mudança de lado entre os sets e no time out (tempo técnico) da partida.
A opção de escolha pode ser oferecida pelo vencedor do sorteio ao adversário, e quem optar por lado ou serviço possibilita ao oponente a escolha restante.
Poderei: sacar, receber ou escolher o lado da mesa.
Todas as seqüências terminarão com a definição de ponto ou obstrução.
Quando uma falta for cometida, o árbitro principal levantará a mão com o punho cerrado na altura dos ombros indicando ponto para o adversário. (a mão será à esquerda ou direita de acordo com o posicionamento do jogador na mesa).
Quando a mão levantada estiver espalmada acima da cabeça, indica a obstrução, ocasião em que a bola retorna ao sacador para novo serviço sem alteração do placar.
O marcador então após a definição do arbitro, altera ou não o placar, sendo que quando houver um engano da arbitragem (marcar pontos invertidos) o placar deve ser corrigido imediatamente.
Nos casos em que um ponto disputado tiver seu resultado definido para então alguma irregularidade ser constatada, o placar não retorna.
Pontos disputados são validados, independente de o serviço ser executado pelo sacador errado. Simplesmente a bola retorna ao sacador correto, com este executando um serviço (o outro foi realizado por engano) para acertar o número de saques.
A obstrução pode ocorrer em qualquer momento da seqüência e deve ser por prioridade solicitada pelo árbitro.
Os jogadores ao solicita-la devem levantar a mão livre espalmada e aguardar a arbitragem paralisar a partida. Obviamente o árbitro pode indicar a continuação da jogada se acreditar não haver motivos para interrupção.
Antes de o sacador efetuar o serviço, poderei indicar não estar preparado para jogar levantando a mão livre acima da cabeça.
Ao término do set, para receber instruções do técnico, a raquete deve ser colocada sobre a superfície de jogo.
Não posso ingerir líquidos durante o set, com exceção no time out.
Devo utilizar as trocas de serviço para usar a toalha, cuidando para não interromper muitas vezes o ritmo de jogo do adversário cometendo uma infração e recebendo um cartão.
Durante a partida não posso ausentar-me da área de jogo sem a permissão do árbitro principal, necessitando supervisão do árbitro geral para afastar mais de 3 metros da mesma.
Os Cartões
Amarelo – apresentado pelo árbitro geral, indica advertência simples, não acarretando alteração no placar. Pode ser apresentado ao jogador ou qualquer pessoa próxima a área de jogo.
Amarelo + vermelho – Quando os dois são apresentados pela primeira vez na partida pelo arbitro geral, punem o jogador concedendo um ponto ao adversário. Não é necessário ter sido mostrado o amarelo de advertência.
Amarelo + vermelho, 2ª vez – Quando os dois são apresentados pela segunda vez na partida pelo árbitro geral, punem o jogador concedendo dois pontos ao adversário. É necessário o jogador ter sido punido anteriormente com um ponto. Se na ocasião encerrar o set, o set seguinte inicia com o placar indicando um ponto ao adversário.
Vermelho – Serve para punir com afastamento da área de jogo pessoas autorizadas ou não a dar instruções quando estas estiverem atuando de forma irregular. É praxe um primeiro aviso com o cartão amarelo, salve graves faltas. Não é permitida interferência externa durante os set.
Vermelho – Quando apresentado pelo árbitro geral, após solicitação do árbitro principal expulsa o jogador da partida, encerrando a mesma, este procedimento é executado em virtude de faltas graves.