Dica de raquete com materiais chineses

Olá a todos.

Meu nome é Gustavo, conhecido na net como glac. Eu jogo tenis de mesa há algum tempo como hobby, mas gostaria de entrar em ritmo de treino.

Sempre usei raquetes yashima na época da brincadeira, passando para uma butterfly wakaba.
Após me cansar de jogar caneteiro, passei para o estilo clássico (desde a wakaba).

Comprei um conjunto básico com o Mazinho (Glaxay N-9 + 2 borrachas Galaxy Mercury) que, embora pesado, tenha um desempenho melhor que essa butterfly de hobby que eu jogava.

Vou passar um período na China e pretendo procurar por oportunidades de compra de material para montar duas raquetes, caso o preço compense por lá. Como ainda me considero iniciante, gostaria de sugestões de um bom conjunto com materiais chineses para montar por lá. De preferência uma raquete mais balanceada (preferencialmente melhor que o conjunto do Mazinho) e outra com uma madeira mais rápida, mas com borrachas que compensem pro lado do controle e com bom efeito.

Desde já agradeço pela ajuda.

Sds.,

Glac.

Bom dia Gustavo.
Como você ainda não tem experiência com borrachas chinesas tacky, excluí esses materiais nas minhas sugestões. Aproveitando que você estará no lar da DHS, talvez a marca com maior custo-benefício, vale a pena aproveitar para adaquirir itens difíceis de se achar por aqui ou que custam mais caro no Brasil.

Controle
Madeira - DHS Hurricane Hao
Fore - DHS Tinarc 3
Back - DHS Tinarc 3

Velocidade
Madeira - DHS 506 (Versão premium da DHS PG7)
Fore - DHS Tinarc 3
Back - DHS Tinarc 3

Se você quiser opções mais baratas:

Controle
Madeira - DHS PG8
Fore - DHS Tinarc 3
Back - DHS Tinarc 3

Velocidade
Madeira - DHS PG7
Fore - DHS Tinarc 3
Back - DHS Tinarc 3

Não confundir Tinarc 3 com a Tinarc. A Tinarc 3 vai te dar mais velocidade em relação aos conjuntos que você usou previamente, com bom efeito também. Dá uma olhada na nova borracha da DHS, a Goldarc 3, para ver se é interessante. Essa Goldarc 3 ainda não conheço, mas vale a pena conferir.
Se tiver um técnico chinês com preço bom, pode trazer dois que eu fico com um… hehehehehe.
Abraço e boas compras.

Muito obrigado Didiosan,

Já que você mencionou, o que são estas borrachas tacky? Alguma recomendação de conjunto usando materiais da Xiom? Entre a DHS e a Xiom existe alguma preferência? Vi que o pessoal do fórum (inclusive você mesmo) usa a linha Xiom Vega.

Vale a pena variar a borracha entre forehand e backhand?

Eu pretendo montar duas raquetes justamente para aproveitar a disponibilidade e os possíveis preços melhores por lá. Como jogo pouco, vão ter uma durabilidade boa. Talvez compre mais dois pares de borrachas reserva também.

Como estou indo para trabalhar, não sei se vou ter tempo para conseguir treinar por lá. Mas vou tentar achar algum professor que fale o mínimo de inglês, pelo menos para aprender nos finais de semana. Seria muito bom para eu finalmente aprender fundamentos de maneira didática. Principalmente serviço e recepção de serviço. Passar do ping-pong para o Tênis de mesa é uma missão bastante difícil. O abismo é enorme.

Para finalizar, borrachas anti-spin são eficientes? Meu jogo de backhand é mais defensivo e poderia ser interessante para conter saques pesados. Gostaria de saber se uma borracha deste tipo seria eficiente. Caso positivo, gostaria de sugestões para esta categoria de borracha também. Chinesas por conveniência, claro.

Obrigado novamente,

Glac.

Borrachas tacky são as borrachas chinesas grudentas. Por essa característica, elas têm muito mais efeito do que as borrachas japonesas e europeias (ou as chinesas feitas para competir com as duas primeiras como a Tinarc 3, por exemplo). São borrachas lentas e com bom controle e que exigem movimentos bem executados e rotação de quadril na hora de aplicar o golpe para poder tirar o melhor delas. Demora um tempinho para se acostumar e nem todo mundo consegue extrair o máximo delas. Vale a pena você pelo menos experimentar mais para frente,mas por enquanto acredito que borrachas na linha europeia e japonesa sejam o melhor para você. Se tiver dinheiro sobrando (nem precisa ser muito porque essas borrachas custam pouco), compra uma DHS TG 3 ou Hurricane 3 e experimente mais para frente.

Eu gosto muito de ambas as marcas porque elas fabricam ótimos materiais por preços justos. Raquetes eu recomendo as DHS mesmo, pois tem um custo-benefício melhor (as duas últimas opções que lhe passei principalmente) e vão cumprir muito bem o objetivo que você de aprimorar os fundamentos. Mas combinações com borrachas Xiom ficariam ótimas. Pra fore tem a Vega Pro, Vega Japan, Vega China, Sigma Europe, Sigma Pro. Para back tem a Vega Europe, Omega IV Euro, Vega Elite, Omega IV Elite. São todas ótimas borrachas com carcterísticas diferentes. As raquetes que eu recomendei com qualquer uma dessas borrachas vai ficar um ótimo combo, dependendo claro do seu estilo de jogo.

Borracha anti e pino eu recomendo só pra quem tem ou quer desenvolver habilidades específicas de defesa. Se for esse o seu caso, é interessante sim. Mas se for só por dificuldade de devolver saques e drives mais carregados, isso se resolve em pouco tempo de treinamento. É mais fácil aprender técnicas que lhe permitam neutralizar e inverter efeitos do que mudar drasticamente seu estilo de jogo só por causa de um fundamento ainda não desenvolvido.

Nada como aprender a jogar Tênis de Mesa na China. Isso é pra poucos… hehehehhe. Aproveite bem e absorva tudo que puder, porque você estará no supra sumo da modalidade em nível mundial.

Minha recomendação depois dessa última conversa:

DHS PG8 (5 folhas, mais para controle)
F: DHS Tinac 3
B: Xiom Vega Elite
Essa você usa para aprender os fundamentos e quando estiver seguro, troque as borrachas por Xiom Vega Pro ou Sigma Europe (Fore) e Xiom Vega Euro (Back).

DHS PG7 (7 folhas, mais rápida, para ataque)
F: Xiom Vega Pro
B: Xiom Vega Europe
Quando a PG8 ficar lenta, mesmo com borrachas mais rápidas (se isso acontecer algum dia…), a PG7 vai se encaixar como uma luva.

Qualquer dúvida é só avisar.
Abraço.

É bem provavel que na china você não encontre apenas materiais chineses. Então, eu sugiro que você fique de olho nos materiais de outras marcas, principalmente Butterfly. Óbvio que o custo x beneficio da BTY pra um iniciante talvez não seja o melhor, mas seria bem interessante se madeiras e borrachas da BTY forem baratas por la.

Quanto a Xiom vs DHS, eu gosto muito dos materiais da Xiom, então sou suspeito pra falar. :whistle:

De qualquer maneira, indo nas dicas do Didiosan que você ta bem pra começar e avançar. Não sei quanto tempo você vai ficar na china. Se for ficar algum tempo, compra primeiro a PG8 com Tin Arc 3 para o fore e Vega Elite/Europe para o back. Existe uma chance de você não se adaptar com uma das borrachas. Com 2 meses de treino sério da pra você sentir suas dificuldades e aceitar ou rejeitar um material. Fora que ficando um tempo por lá, você vai ter a chance de testar muita coisa diferente.

Se for ficar pouco tempo, compra o que o didiosan falou mas tenta trazer borrachas diferentes de reserva pro caso de você não se adaptar com alguma. Principalmente se borrachas forem baratas por la.

Ah, acho que talvez seja legal procurar as DHS em versão provincial ou nacional. Pelo que eu vejo, as versões comerciais se auto destroem. Já observei isso e fiz quase uma estatistica. Com 2 meses de treino as pontas começam a esfarelar e a borracha vai se destruindo. Por algum motivo isso acontece bastante nas borrachas pretas da DHS. :huh:

Não esquece também que existem outras marcas chinesas de qualidade como a Friendship/729. Eu me adaptei melhor com borrachas 729 do que com DHS.

Como sempre, pode me puxar a orelha caso eu tenha falado alguma besteira.

Olá novamente,

Tem como vocês me passarem por MP sites brasileiros e internacionais (além do mesatenista) de materiais de tênis de mesa para eu poder me inteirar da base de preços? Vi em um site um preço absurdo para DHS 506 (US$ 500!!!). Estou pedindo dicas justamente para tentar fazer uma boa compra sem me perder muito. Não vou ter tempo para testar todas possibilidades, infelizmente. Se puderem indicar madeiras com características semelhantes às apresentadas pelo Didiosan da BTY, Xiom e 729 para eu comparar os preços por lá vai ser ótimo. O mesmo vale para borrachas BTY e 729.

Só ficarei um mês por lá, e ainda nem faço ideia se vou conseguir conciliar o trabalho com a agenda de algum professor disposto a ensinar um iniciante brasileiro falando inglês (+ muita mímica, rs) por um preço módico. Se conseguir o professor, creio que ele possa me ajudar a montar a raquete pro meu treino com as dicas de vocês após me avaliar.

Conseguindo ou não o professor, ainda vou ter que achar as lojas por lá. Espero que seja fácil de achar material de tênis de mesa na região de Chengdu, onde vou ficar.

Obrigado a todos pela ajuda!

Sds.,

Glac.

5 folhas para controle:
Butterfly - Petr Korbel, Korbel Speed, Primorac (a versão sem carbono), Maze Speed.
Xiom - Ofensive S, Diva.

7 folhas, mais rápidas:
Butterfly - Korbel SK7, Timo Boll W7.
Xiom - Extreme S, Solo.

Eu ainda prefiro a DHS 506 e a Hurricane Hao no lugar das Butterfly acima. Vou te mandar alguns links que vão te ajudar por MP.
Abraço.

Olá pessoal,

Diretamente da China. Descobri que em Chengdu os preços não são os melhores. Além disso, não consigo achar a Xiom sigma europe nem a vega elite por aqui. Então comprei as raquetes aqui pela disponibilidade e necessidade para jogar e treinar. Seguem os setups.

Raquete 1:

• DHS Hurricane Hao + 2 Tinarc (dei bobeira e não coloquei a 3) - Ficou bem mais leve que a mercury que eu usava e os golpes saem com bastante efeito. A velocidade está onde eu consigo manusear mantendo controle.

Raquete 2:

• DHS PG7 + 2 Tinarc 3 - Gostei bastante deste setup. A velocidade não aumentou drasticamente e ainda consigo manter bom controle.

A DHS 506 não acho nem com reza brava. Gostaria agora que vocês me mandem boas borrachas para comprar (e os setups de combinação delas, supondo um jogo voltado para perto da mesa e variado) e manter de reserva para quando eu voltar pro Brasil. Preferência pela marca 729, DHS, Xiom e Mercury. Preciso também da faixa de preço de cada borracha para tentar barganhar ou deixar para comprar no Brasil mesmo.

Achei um professor na loja onde comprei a raquete 1. Ele cobra 50 reais por 1 hora de aula. Só que ele fala nada de inglês e quase nada de espanhol. Ele falou que treinou a seleção equatoriana por 2 anos. Só não fiz aula ainda pois não consegui entender a agenda dele nem explicar a minha. Vou precisar de um interlocutor para negociação…

Para fechar, joguei com um chinês numa mesa comunitária (a rede é de metal, rs). Nem preciso dizer que foi uma lavada. Mas no final estava começando a pegar o jeito para perder de pouco. Pena que escureceu.

Obrigado antecipadamente pela ajuda.

Sds.,

Gustavo.

Bacana Gustavo.
Você adquiriu um excelente material, vai te dar muitas alegrias ainda. Treinar com um professor seria ótimo, tenta levar tua agenda escrita pra ver se rola uma comunicação. Daqui uns meses você já tá dando pau nos chineses das praças públicas…
Até o momento, as Tinarcs,principalmente a 3, foram as melhores borrachas de fabricação chinesas que testei, junto com a Galaxy Moon. Tenho outras ainda para testar, então pode ser que outras sejam acrescentadas…
Da Xiom - Vega Euro, Vega Pro e Omega IV Euro.
Todas entre U$ 30 e U$ 40.
Se as aulas derem certo mesmo, dá até para experimentar borrachas chinesas tacky como a DHS Hurricane 2, 3, Skyline 2, 3, etc… Essas você encontra entre U$ 18 e U$ 22.
Abraço.

[b]Olá

sou novo aqui no fórum.

Uso uma Madeira Butterfly Flail no Forehand uma Tenergy 80 Butterfly e no Backhand uma Sriver FX Butterfly.

não gosto muito de raquetes dhs mas esses dias joguei com a de um amigo é classineta mas eu jogo clássico,uma madeira Wang Hao DHS,Forehand Hurricane III, Backhand G888 DHS.

queria saber se vale a pena comprar uma DHS?[/b] :huh:

Caro Gus…

Eu tenho uma raquete DHS PG7 e o que tenho a dizer dela que é a melhor raquete custo/beneficio do mercado. Ela é bem rápida e muito equilibrada e tem boa qualidade na madeira de 7 folhas. Dependendo da configuração das borrachas, se torna uma raquete fantástica para jogadores off+. Se vc joga mais ofencivamente vale muito a pena!

Abçs

Obrigado…

A sua DHS PG7 é classica?

Minha DHS é clássica…esqueci de especificar!!! hehehehehe!!!

Abçs

Foi mal escrevi errado eu jogo caneta,não classico mas queria aprender a jogar classico como faço?

[color=#bb0000][b]Salve, Amigos.
Por favor, gostaria de uma informacao. Acabo de retomar os treinos após uma décaca e estou em busca de uma butterfly. Sao muitas as opcoes a comprar. Aqui no forum, um colega disse que iniciou com as borrachas SDRIVER. Entao, pensei em utilizar a seguinte composicao para as borrachas:

(a) SDRIVER FX
(b) SCRIVER MAX

O dificil é identificar a raquete. Segue abaixo, na ordem de preferencia, as raquetes que me sugeriram, sendo que a primorac a mais barata delas. Alguem saberia dizer qual a diferenca entre estas raquetes:

(1) Korbem Speed 
(2) TIMO BOLL W7 -FL 
(3) Petr Korbel FL                
(4) Primorac   L

Abcs, Riccardo                   
     [/b][/color]

Ola Riccardo, espero poder ajudar vc, o que eu sei segue abaixo! :slight_smile:

A KORBEL E A KORBEL SPEED, pra mim são a mesma coisa, ja tive a oportunidade de jogar com elas e não senti diferença alguma! O nome entrega que a SPEED é mais rápida, mas, ressalto, que não senti diferença.
A KORBEL, KORBEL SPEED E A PRIMORAC, são constituidas por 5 folhas de madeira. A única coisa que vai mudar é que a primorac é a mais lenta de todas, mas o feeling dela é melhor para iniciantes, vc “sente” mais a bola.
Já a TIMO BOLL W7, o nome já nos diz que é constituida por 7 folhas, é a mais rapida dessa sua lista, e a que tem o feel mais “duro”, já joguei com ela e gostei bastante.

Qualquer coisa só perguntar novamente, e se eu souber te respondo, rsrsrs.
Abs

Boa tarde,
Tenho uma Petr Korbel com 2 SRIVER FX, minha raquete está montada desde 2007 e fazem dois meses que voltei a treinar 3x na semana e to sentindo muitas melhorias no meu jogo… Estou buscando material novo, gostaria de manter a madeira e gastar apenas com as borrachas… Estou perdido pois a variedade de material no mercado é imensa, mas foi me recomendado trocar minhas SRIVERS por duas YASAKA RAZKA7 (soft e normal)… Encontrei na net a R$140,00 cada borracha… Seria esta uma boa escolha???
Estou mudando meu estilo de jogo de allround para ofensivo, tenho um bom controle, mas preciso parar de levantar bola e ir para o fundo da mesa…

Agradeço a atenção!