Devo federar agora?

Tenho 21 anos, sou mulher, estou acima do peso, comecei a treinar há 8 meses. Tenho um jogo criativo, aproveito as fraquezas do adversário e tenho me destacado no meio dos iniciantes do meu clube (recebo elogios de diversos jogadores e treinadores). Evoluo rapidamente, tenho pensado em federar…será que devo?

Olá Mirela,

Nos últimos anos, o “federar” praticamente perdeu qualquer distinção, uma vez que a maioria dos torneios amadores acabou se filiando às federações e confederação. Portanto, vou entender com isso que vc pretende disputar torneios nacionais e estaduais, OK?

Não sei onde vc mora e competiria, e muito menos o desempenho que tem, mas se vc tem estado entre os iniciantes, pode ainda ser cedo demais porque não seria esta a melhor referência se vc espera ser minimamente competitiva. De qualquer forma, se a sua expectativa for apenas saber como é e não tiver nenhuma ambição de resultado, não há motivo para não fazer, mas leve em consideração que são torneios mais caros e muitas vezes podem incluir custos de viagem.

Enfim, se vc tem treinadores, faça uso disso para que te orientem. Vc tb precisa se orientar pelos seus próprios planos para entender o que te cabe. Mas acima de tudo, faça o que vai te render alegria. Independente do seu desempenho, se vc realmente deseja fazer isso, vá em frente. Apenas não se cobre.