De classista para caneteiro e o inverso

Amigos,
Vocês já passaram por uma situação parecida com essa? Digo, com o decorrer dos treinos e de sua desenvoltura, tanto você como amigos e/ou técnico sugerir uma mudança de estilo?

Até mesmo em relação ao preparo físico ou coisa assim (daqueles que migraram para o estilo clássico, e tal…

:slight_smile:

Eu passei por isso, treinei caneta quadrada por uns meses, e por recomendação do técnico resolvi aprender o estilo clássico “do zero” (visto que como eu jogava caneteiro tinha uns “tiques” da fase pingpongueira).
Mas saliento que topei pq vendo os jogos entre clássicos, sempre achei bonito o backhand classista, então tinha o estímulo e o prazer pra vencer os treinos ate formar os movimentos. Hj em dia acho que jogo direitinho… :lol: :lol: :lol:

Particularmente, é justo no back que vejo em que estilo o aluno vai jogar, pois o fore “se aprende” mais fácil, e considero mais fácil adaptar ou fazer ajustes do que o back. Quem tem facilidade pra dar shotos caneta, e tiver boa movimentação, não vejo o pq “convertê-lo” ao clássico, e vice-versa.

Lembrando que claro que não é só nesse quesito que se define estilo de jogo…

[]´s

To na vontade de mudar pro classineta, no bate bola até me animo, mais na hora do jogo a coisa complica. O problema é que onde eu treino a maioria joga clássico ou o caneta japonês mesmo. Dai complica um pouco.

Mais na verdade é que com o tempo,o caneteiro japones começaa sofrer um pouco. Justamente por causa do preparo físico, acho que vou mudar de estilo quando perceber que falta perna. ::pulando2::

Pois é, ontem na Liga me sugeriram trocar para clássico, e agora estou nesse caminho para o lado negro.

Sim, é por motivo de preparo físico.

Mutley, sobre o back, eu entendo que existe um abismo entre o caneteiro japonês e o classista, visto que o primeiro praticamente não o tem. Mas para os classinetas de plantão como eu, com um pouco de treino, dá para se virar na maioria das situações.

Nas fases pingpongueiras da minha vida, como classista eu senti dificuldade em dar o fore mesmo, visto que seguro a raquete bem de leve = resultando na sensação de que a mesma vai sair voando da mão.

as vezes essas mudanças de estilo depois que a gente já aprendeu a jogar, podem ser beneficas do ponto de vista tecnico, já temos noção de como se joga e sobre efeito, dai no inicio realmente o jogo vai ser inexistente, mas durante os treinos nota-se que existe uma facilidade de acerto, depois qdo você se adapta ao estilo e começa a jogar, normalmente se mostra um jogador com mais recursos tecnicos do que no antigo estilo.

tem uns 3 conhecidos que passaram de caneta pra classico e mostraram uma melhora nos recursos tecnicos, porém ainda com outros problemas voltados a outras partes do jogo como tatica e mental, já o outro conhecido q depois de 30 anos jogando classico quis virar caneta, desistiu e voltou a ser classico porque ficou ruim de mais caneta hehe

é gozado mas o caneta consegue virar classico e aprender o backhand, agora o classico que vira caneta normalmente não aprende as manhas do estilo e fica mto deficiente em td

Concordo com o mestre Darkstaller,é muito dificil ver um classista virar caneteiro,aqui no clube onde treino tem uns manés que pedem emprestado minhas quadradinhas para brincar mas acho que não vale pois os fdp começaram como caneteiros e depois migraram para o clássico para suprir uma deficiencia técnica , eu mesmo depois da vida toda como caneta , aprendi a jogar classico só pra ver a diferença e aprendi direitinho, jogo até como Kateiro por pura farra ,só pra ver neguinho cortando minhas bolas na rede ou mandando para fora, acho que independentemente do estilo, o que vale é a diversão ,aprender um pouco de cada estilo para melhorar o jogo. Agora, o que eu gosto mesmo é do J-PEN .drives e smashes arrasadores não tem preço que pague.PENHOLDER NEVER DIES!!!

Riu sem mim
madeira: BTY Cipress R, reserva: BTY Senkoh super 95 S;
borracha: a que tiver.

Pô, eu era classista, mas não jogava tão sério quanto hoje. Tinha uma DHS prá montada, iniciante, etc… Esse ano q voltei a jogar, e voltei caneteiro… Fiquei apaixonado pelo shoto, e a maneira de jogar… Meu pai é caneteiro chinês, e tem um shoto muito bem regulado, preciso, e eficiente. Tenho um bom professor! Hehehehe! Mas hoje digo que clássico nunca mais… Mesmo faltando preparo pra “fugir do Backhand”! heehehehe!

Ola galera!! Eu ja mudei inumeras vezes. Caneta p classico, classico p caneta, caneta p classineta… Ate kato ja joguei.Uma coisa q percebi, toda vez q mudo de estilo, volto jogando melhor. A um mes atras estava jogando classico e resolvi jogar caneta quadrada. Em 2 semanas de jogo e treino ja estava jogando no msm nivel dos meus amigos aqui. Alias, nunk joguei tao bem caneta como estou jogando hj. Agora, claro q isso depende de cada pessoa. Mts pessoas dizem q isso n faz bem pq vc n desenvolve, porem eu discordo disso. Abraços a tds!

Caros colegas, não vejo problema algum… Joguei anos na adolescência como Caneteiro, fiquei 10 anos parado, retomei no estilo clássico, pois falaram que não teria mais condicionamento para a caneta , no meu modo de ver com sucesso, porém meu gosto recaiu em jogar novamente como caneteiro depois de 2 anos no clássico e até algumas pequenas conquistas. Questão de gosto e aptidão apenas. É lógico que um jogador de alto nível teria maior diferença entre os resultados que conseguia ( já no alto nível ) e no novo estilo, onde simplesmente seria um trainee no estilo. Mas para jogadores iniciantes e medianos, a diferença entre o que foi , o que está sendo e o que poderá ser, é aceitável. Pelo menos no meu modo de compreender a situação.
Todo caso, jogar no estilo que mais o agrada e não no estilo da moda é uma sugestão :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: e lembrem-se que se não conseguimos no estilo ao qual mais dominamos, fazer alguns golpes corretamente, no novo estilo inicialmente não dominamos nenhum golpe consistentemente e pode ser até frustante para alguns e desafiante para outros.
Abs
Tanikawa

Concordo plenamente. Ainda mais que ninguém por aqui (bem, talvez alguns) têm pretensão de se tornar um jogador profissional que precisa da máxima eficiência possível. Jogar no estilo que mais agrada é, antes de mais nada, se divertir com o tênis de mesa. É exatamente isto que o TM deve ser, um esporte divertido e que, ao mesmo tempo, pode ser competitivo. Mas se se tornar apenas competitivo e deixar de ser divertido talvez não valha mais a pena praticar.

Era caneteiro quando adolescente, da quadaradinha , tinha um fore e saques bons , mas não consegui voltar bem depois de anos parado.Mudei para classista.Mas poderia voltar a ser caneteiro, já que fiz a cirurgia bariátrica e voltei a “ser leve” de novo!! Mas me apaixonei pelo estilo classista , não quero mudar de novo…
Não existe estilo melhor ou pior.Mas acho o classineta um estilo fantástico.Mas o defensivo tambêm!! Ahhhh!! Melhor ficar quieto haha!!

Rsrsrs nesse ano eu mudei para classista, sei la eu era caneta apaixonado mas nao me desenvolvia so corte e + corte :confused:
Começei assistir videos de mais do Michael Maze ai quis inventar moda acabei assegurando esse estilo classista hoje nao preciso correr a mesa toda :stuck_out_tongue: agora qnd fico muito longe da mesa tento dar uma de kato :confused: ai ai ai em kkkk

Começei caneta, mas como minha 1° raquete era um tanto lenta, comecei a gostar e a viciar em dar katos, depois disso, passei para o classico, ainda defensivo, foram 1 e meio assim, desenvolvi boas tecnicas para me defender quanto estou sendo atacado, mas vi que tenho mais facilidade e mais talento nos golpes ofensivos, então troquei de material e ha 3 anos sou classista OFF -
Meu treinador diz, que na China, se aprende tudo, shotos, fore e backhand topspin, katos, pivô, todas as tecnicas mais importantes de cada empunhadura,para só depois,o atléta escolher o que prefere.Acho que deveria ser feito assim aqui tambem,quem sabe um dia…

Material:
Butterfly Michael Maze OFF-
Tenergy 05 no Fore
Tenergy 64 no back

[quote="-Leeo":3qmc4drc]Começei caneta, mas como minha 1° raquete era um tanto lenta, comecei a gostar e a viciar em dar katos, depois disso, passei para o classico, ainda defensivo, foram 1 e meio assim, desenvolvi boas tecnicas para me defender quanto estou sendo atacado, mas vi que tenho mais facilidade e mais talento nos golpes ofensivos, então troquei de material e ha 3 anos sou classista OFF -
Meu treinador diz, que na China, se aprende tudo, shotos, fore e backhand topspin, katos, pivô, todas as tecnicas mais importantes de cada empunhadura,para só depois,o atléta escolher o que prefere.Acho que deveria ser feito assim aqui tambem,quem sabe um dia…
Voce tem toda razão, só vi graça em jogar TM, depois que segurei a raquete de forma clássica, nunca me achei tentando caneta, porém há uma questão, me parece que o classista tem que treinar muito mais para aprender ter boa defesa e trabalhar os dois lados da raquete.

Material:
Butterfly Michael Maze OFF-
Tenergy 05 no Fore
Tenergy 64 no back[/quote]

Então, quando eu era caneteiro, sentia muita dificultade com bolas bem abertas no meu backhand, isso tambem foi determinante para minha mudança, assim que virei classista defensivo, melhorei muuuito meu jogo, porem não tenho tanta paciência para ficar dando katos, começei a bloquiar, e depois a querer atacar, ai troquei de material, mas não me arrependo de nada, pois se não tivesse aprendido a me defender, com certeza ainda sofreria com os ataques adversarios mais que sofro, porisso acho que voce tem toda razão.


Madeira: Michael Maze OFF
Borracha no Fore: Tenergy 05
Borracha no Back: Tenergy 06