Data de mudança de bolas definida: Jul/2014

Boa noite pessoal.
A ITTF publicou hoje um relatório final com testes práticos e físicos das novas bolas, definindo inclusive a data para seu lançamento no mercado: julho de 2014.
Para quem não acompanhou a discussão que houve no ano passado, a federação internacional vinha discutindo intenções de modificar o material empregado na fabricação das bolas. Este material, o celulóide, oferece riscos de câncer no seu manuseio industrial, e portanto, trata-se de uma questão de segurança e saúde. O material que foi então proposto para a fabricação da bola passou a ser o PVC, sem emenda central, diferente das bolas atuais.
Muito se falou em implementar a nova bola ainda no ano passado, mas por algum motivo (provavelmente de engenharia / atraso de projeto), após algum tempo não mais se falou sobre isso. Porém, agora a ITTF divulgou esta matéria que dá fim a esta novela (ou apenas anuncia o começo dela heheheheheheh).
Particularmente, em relação ao relatório publicado, não atribuí credibilidade ao teste prático apresentado, uma vez que o método utilizado não permite chegar aos resultados que ali estão. De qualquer forma, valeram como noções iniciais para mim as considerações gerais de comportamento da bola contidas no começo do documento e o teste físico feito em laboratório.

Links:
Matéria no site da ITTF: http://www.ittf.com/_front_page/ittf_full_story1.asp?ID=31281&Category=general&Competition_ID=&
Relatório Técnico Final: http://www.ittf.com/Stories/pictures/poly_celluloid_balls_testing.pdf

Como informação extra, há relatos primários de profissionais que já testaram a nova bola dando conta de que não há mudanças muito relevantes. E considerando o grau de precisão dos golpes neste nível, se não se sente muita diferença, provavelmente a transição para os amadores (como nós) será praticamente natural. E enfim, como sempre no que diz repeito a materiais, cada um só saberá a verdade quando tiver a oportunidade de jogar com uma.

Abraços!!!

Fala Alcir.
Depois de tanto mistério, finalmente a ITTF esclareceu o assunto. Acho super válida a preocupação com a saúde e meio ambiente também. Resolvida essa questão, começa agora a troca gradual das bolinhas antigas pelas novas. Vou comprar uma caixa premium das novas bolinhas para jogos e continuar usando nos treinos minhas 80 bolinhas de 1* até elas acabarem.
Abraço.