da pra recuparar cola

e cola viro gelatina e agora???

tem como eu mistura alguma pra ela volta a fika mole???/

[quote=“renan_nakamoto”:2lfvc4nk]e cola viro gelatina e agora???

tem como eu mistura alguma pra ela volta a fika mole???/[/quote]

Vc pode colocar reducola pra ela ter algum solvente e funcionar, mas não vai ficar a mesma coisa q uma cola nova pq o solvente usado em colas boas não eh este.

Você quer que ela volte a ficar líquida?
Coloque um solvente, eu aconselho o tolueno, derivado do benzeno.

Em muitas cidades do Brasil esse produto é vendido, acredito que tolueno seja menos agressivo que reducola, e é um produto limitado, 2 litros mensais se não me engano, limite da Polícia Federal. Mas no caso da minha cidade, dá pra pegar quantos litros quiser, pois os funcionários nem ligam, pois sabem que usamos o tolueno pra fazer cola, e não pra outros objetivos perigosos (desconheço tais objetivos, o próprio funcionário falou isso).

ond axo esse tolueno pq axu q material de construção num deve ter

Procure em lojas que revendem material quimico
ou ligue no serviço de informações da sua cidade, pra te auxiliar.

[quote=“j0rnal1sta”:3afs1ih0]Você quer que ela volte a ficar líquida?
Coloque um solvente, eu aconselho o tolueno, derivado do benzeno.

Em muitas cidades do Brasil esse produto é vendido, acredito que tolueno seja menos agressivo que reducola, e é um produto limitado, 2 litros mensais se não me engano, limite da Polícia Federal. Mas no caso da minha cidade, dá pra pegar quantos litros quiser, pois os funcionários nem ligam, pois sabem que usamos o tolueno pra fazer cola, e não pra outros objetivos perigosos (desconheço tais objetivos, o próprio funcionário falou isso).[/quote]

Apenas uma pesquisa rápida:

O tolueno ou metil benzeno é a materia prima a partir da qual se obtem derivados do benzeno, caprolactama, sacarina, medicamentos, corantes, perfumes, TNT, e detergentes. É adicionado aos combustíveis ( como antidetonante ) e como solvente para pinturas, revestimentos, borrachas, resinas, diluente em lacas nitrocelulósicas e em adesivos. É a materia prima na fabricação do fenol, benzeno , cresol e uma série de outras substãncias.

O tolueno é um líquido incolor com um odor característico. Ocorre na forma natural no petróleo e na árvore tolú. Também é produzido durante a manufatura da gasolina e de outros combustíveis a partir do petróleo crú e na manufatura do coque a partir do carvão.

Toxicidade

O tolueno pode afetar o sistema nervoso. Níveis baixos ou moderados podem produzir cansaço, confusão mental, debilidade, perda da memória, náusea, perda do apetite e perda da visão e audição. Estes sintomas geralmente desaparecem quando a exposição termina.

Inalar níveis altos de tolueno por um período pode produzir sonolência, perda de consciência, e mesmo a morte.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tolueno

Outra coisa importante q achei:

* Meio Ambiente e Saúde:

O Tolueno BR é um solvente de alta pureza aromática, cujo ponto de fulgor é de aproximadamente 6ºC. Seu manuseio requer cuidados que se aplicam a todos os solventes petroquímicos. Este produto deve ser mantido longe de fontes de ignição. É classificado como substância que altera o comportamento (pode causar dependência química). Deve-se evitar inalação de seus vapores e um contato prolongado do líquido com a pele. Recomenda-se não ultrapassar o limite de tolerância (LT) de 100 ppm.

Fonte: Petrobras distribuidora

sempre qndo vou passar solvente, uso uma máscara, como akelas usadas por médicos, q reduzem mto o cheiro forte dos solventes… :?

Gilson Borges

o ideal tambem e nao usar solvente em ambiente fechado! para recuperar a cola eu adiciono reducola e deixo de repouso para depois dar uma misturada e ver se ficou na consistencia desejada