:D ..Começando do zero!.. :!: :!:

E ai Galera du TM!!
bom eu jogava tm a algum tempo mais parei por falta d material e incentivo… :cry:
mais agora to querendo começa do zero…td de novu e gostaria d algumas dicas d vcs!!
vlw!!!

Não sei sua condição, mas basicamente, de início vc deve definir pq irá jogar TM.

Por prazer, lazer, pra condicionamento físico, pra ser campeão da sua rua, pra ser campeão brasileiro…

Comece por aí, pela sua motivação, pra depois pensar nos próximos passos a serem dados.

uma raquete boa para começar da bty seria senkoh 6 com borracha sriver, ou se quiser mais controle e menos velocidade uma borracha sriver fx, ou mark v 30g da yasaka ou mark v ad

olá!
Roberto o meu objetivo principal para voltar a jogar TM e competir ,mais tb jogo por lazer , pois não sei onde tem um lugar para treino aqui em SP (capital)…meu estilo d jogo é ofenssivo (classineta) so q como fiquei mto tempo 100 jogar serio queria arrumar um lugar de treinameno serio, agora quanto ao material guivolp , mto obrigado pela indicação irei me informar mais sobre issu , mais estou meio inseguro quanto a questão de eu comprar um material que não me satisfaça…por isso quero aprender cada vez mais …conto com a ajuda de tds vcs…mto obrigado!

Seja bem-vindo de volta ao tênis de mesa Fernando. Dependendo de onde você morar em São Paulo há muitos centros de treinamento bons pra caramba, onde além de receber bom treinamento e dicas de gente experiente, vai poder se encontrar com a galera do TM paulistano, que costuma ser bem gente fina. Dá uma olhada na sessão Onde Praticar.

Quanto ao equipamento, vai com calma e nem esquenta a cabeça, não.
Nesses lugares de treino sempre há gente que vende barato, gente que tem material semi-novo em ótimo estado por um preço bom. Comprar raquete cara é a maior furada!

Comprar nova logo na primeira vez também é a maior furada, é melhor deixar que alguém experiente que você conheça (como um treinador em quem você confie) recomende material. Não deixe de pequisar preço, pedir dicas aqui no fórum, mas geralmente os técnicos compram e tem muito material bom que vendem a preços muito baixos para seus alunos.

Experimente o material antes de comprar, não se deixe levar por descrição de fabricante. E também não confie muito no que os outros falam em termos de comentários pessoais demais como: " Ai! Essa é a melhor borracha da minha vida!". O que é mito bom pra uns é um lixo pra outros. E o que é bom pra um estilo de jogo num serve para os outros. Para experimentar é só pedir para alguns companheiros de treino para bater bola com suas raquetes, você tem a chance de ver por si mesmo.

Isso é muito bom pra começar. Vai te poupar de gastar tempo e dinheiro.

Mais uma coisinha: pega leve no começo, o mais importante é você ser o jogador que tem efeito, velocidade e controle, não TER uma raquete que faça isso. Raquete não joga sozinha, e um jogador mal preparado só atrapalha a raquete a jogar. Quando for comprar o seu material, não compre o aquele “canhão” (caso você seja ofensivo ou all-round), compre um material que satisfaça seu objetivo de curto prazo, e que você possa dominar.

Controle de jogo dá muito mais satisfação do que efeito e velocidade.

Vlw MEsmo Kayroz!

Resposta perfeita!

Muita gentileza a sua, companheiro Roberto.

Aprendi boa parte disso com o pessoal aqui do site mesmo, depois por experiência própria constatei todas elas e fiz algumas descobertas.

:smiley: Meu Vlw mesmo!
ainda bem q existe gente assim como o Kayroz e o Roberto…mesmo sendo novo aqui no forum ja estou aprendu mto sobre TM…(daqui a poco vo t q muda minh assinatura …uHAuhUIah)
vlw mesmo q o forum continue sempre assim!
:smiley:

Olá a todos!
Chamo-me Luis Moreira, sou Português e adoro tenis de mesa. Já sou “cliente” deste site há muito tempo mas só há dias me registei e esta é a primeira vez que escrevo algo.

Pratico tenis de mesa há cerca de 15 anos mas nos ultimos 7-8 anos tenho praticado muito pouco por motivos profissionais e também por falta de condições para treinar.

No entanto, no inicio deste fiz um forcing e consegui arranjar um local e equipamento para treinar e já juntas cerca de 20 jogadores que também querem voltar ou começar a praticar esta fantástica modalidade.

Como na nossa zona não há uma academia de tenis de mesa, temos de praticar sem acompanhamento de jogadores mais experientes que nos possam ajudar e ensinar. Sei que posso corrigir muitos dos meus gestos tecnicos pois já vi diversos jogos na TV e analisei os movimentos dos jogadores pro. No entanto gostava que me indicassem um manual (de preferencia em português) que mostrasse tecnicas de treino e como se efectuam os movimentos correctos. Desta forma poderia por em pratica e melhores a qualidade do nosso jogo.

P.S. Acho esta página simplesmente espectacular! Os meus parabéns a todos que a criaram e mantêm activa!!

Olá patrício,

publiquei esta mensagem noutro tópico. Talvez estes arquivos possam ajudá-lo de alguma forma.

[i]Dê uma olhada neste livro (que está em espanhol). Acho que poderá ajudá-lo bastante.
https://mesatenista.net/arquivos/ … cuelas.pdf

O arquivo tem 3,51 MB e possui 185 páginas. Para lê-lo é necessário ter instalado em seu computador do Adobe Reader ( http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i378.html ).

Outro bom material é este oferecido pela CBTM:
http://www.cbtm.org.br/download/guia/ES … GOLPES.zip [/i]

Abraços,

Mazinho

[quote=“LuisKiev”:1wakiy9s]Olá a todos!
Chamo-me Luis Moreira, sou Português e adoro tenis de mesa. Já sou “cliente” deste site há muito tempo mas só há dias me registei e esta é a primeira vez que escrevo algo.

Pratico tenis de mesa há cerca de 15 anos mas nos ultimos 7-8 anos tenho praticado muito pouco por motivos profissionais e também por falta de condições para treinar.

No entanto, no inicio deste fiz um forcing e consegui arranjar um local e equipamento para treinar e já juntas cerca de 20 jogadores que também querem voltar ou começar a praticar esta fantástica modalidade.

Como na nossa zona não há uma academia de tenis de mesa, temos de praticar sem acompanhamento de jogadores mais experientes que nos possam ajudar e ensinar. Sei que posso corrigir muitos dos meus gestos tecnicos pois já vi diversos jogos na TV e analisei os movimentos dos jogadores pro. No entanto gostava que me indicassem um manual (de preferencia em português) que mostrasse tecnicas de treino e como se efectuam os movimentos correctos. Desta forma poderia por em pratica e melhores a qualidade do nosso jogo.

P.S. Acho esta página simplesmente espectacular! Os meus parabéns a todos que a criaram e mantêm activa!![/quote]