Durante esses 13 anos que jogo, o que ví dos caneteiros foi uma predileção para borrachas mais duras que macias.
A Sriver, uttilizada pelos sul-coreanos Yoo Nam Kyu e Kim Taek Soo, é uma borracha médio-dura. Eles, inclusive, utilizavam uma versão Hard Sponge dessa versão, chamada Kawatsuki.
A Bryce Hard, utilizada pelo Ryu Seung Min na conquista da Olímpiada, tinha essas mesmas características: mais dura que as borrachas japonesas comuns.
A Omega III, que supostamente é a borracha atual do Ryu Seung Min, dentre as Omegas, é a mais dura.
O próprio Chiang Peng Lung, o caneteiro bloqueador que o Doc citou alguns posts acima, usava uma Bryce.
O Hugo Hoyama até pouco tempo usava uma Yasaka VStage. Provavelmente irá utilizar uma Pryde, que também é relativamente dura.
O Claudio Kano usava Mark V cheia de cola.
Essas borrachas todas são extremamente reagentes à cola rápida, se tranformando em legítimos canhões. Por serem hard sponge, a bola fica pouco tempo em contato com a borracha, oferecendo mais potência e velocidade em golpes curtos, de curta ou média distância.
O que acontece hoje, com a proibição da cola rápida, é que essas borrachas não são mais tão competitivas frente as novas super-tensionadas, como as que o Doc citou.
Uma Yasaka Pryde, uma Tenergy e uma Moristo RS Hard Sponge, por exemplo, reproduzem com certa fidelidade o que as borrachas citadas anteriormente faziam quando usadas com cola rápida.
Eu ainda tenho visto muitos jogadores usando Sriver, Bryce e Mark V com cola rápida ou com booster. A diferença ainda é significativa para quem jogou 10 anos usando o artifício da cola (meu caso e o de muitos outros)
Mas, dos novos, o que vejo é uma predileção pela Yasaka Pryde e pela Tenergy, como o Mutley citou. Alguns poucos usando Bryce Speed, mas descontentes.
Abrax