Cypress e Cypress Alpha

Criei este topico porque eu realmente nao sei qual e a diferença entre estas duas madeiras alem do visual. O que elas tem de diferente?

manda um e mail pra bty, e se possivel post a resposta deles (hehehe), pq pod acabar com a duvida de outras pessoas aqui do site

Vamos lá,

A Cypress normal, ou Cypress S (square) ou R (Rounded), é uma madeira de 1 folha de Hinoki de aproximadamente 9 mm.

A Max é de 10mm

O hinoki possui algumas características particulares, como espessura, proximidade das fibras e densidade da madeira, que fazem com que a folha seja mais lenta (madeira fina, com fibras separadas e normalmente mais leve) ou rápida (madeira grossa, geralmente acima de 9,5mm, com fibras próximas e normalmente mais pesada). A idade e o local onde a madeira cresceu definem praticamente todos esses pontos. Mais velho, mais rápido e denso.

Os fabricantes costumam separar os lotes de hinoki mais firme, com fibras mais próximas, para raquetes melhores ou mais rápidas. A Cypress Max é proveniente desses lotes, assim como a Kim Taek Soo, a Hasha Special, a Nittaku A, etc.

A Cypress S vem dos lotes normais. Em teoria, o que sobra da seleção para as raquetes TOP passa por uma outra peneira onde se define quais serão os modelos produzidos.

De forma prática, a Cypress Max é mais rápida que a Cypress. Esta, por sua vez, tem mais controle que a Max.

A nobreza, qualidade e velocidade da madeira justificam o preço mais alto.

Espero ter ajudado!

Grande abrax

Paulones

Mas, ele tá perguntando é sobre a Cypress Alpha, não a Max…
Vc num confundiu? abraços, Glauco.

  • acho q pela explicaçao dele a “chave para o sucesso” esta na grossura da madeira

Acho que não é só a “grossura” (espessura) da madeira, não. Tem a ver com a qualidade dela, sua “velhice” e o proximidade dos veios. Mas, essa alpha tem que características?

Bueno, confundi mesmo!!!

A Cypress Alpha seria uma versão um pouco mais rápida que a Cypress S. Possui fibras um pouco mais próximas, mas com a mesma espessura de madeira (9mm)

A diferença é muito pouca.

???

  • a alpha é bem + barata

Não sei quanto ao preço, mas já bati com as duas madeiras e a Alpha era mais rápida que a S.

Pode ser que o cara que comprou deu sorte.

É o que eu sempre digo a respeito de madeiras hinoki: tem que ver antes de comprar porque as variações sempre existem e se você tiver azar pegará uma de má qualidade, não importando o modelo. Eu já vi algumas Cypress-S horríveis, com os veios irregulares e diagonais. Pelo preço da madeira não podia vir dessa maneira.