Estava me organizando para voltar a treinar e fui fazer as contas dos custos:
Além do tt, ainda tenho necessidade de fazer musculação, que seria mais um gasto relacionado ao esporte.
É caro para você? Qual a sua realidade de gasto no tênis de mesa?
Estava me organizando para voltar a treinar e fui fazer as contas dos custos:
Além do tt, ainda tenho necessidade de fazer musculação, que seria mais um gasto relacionado ao esporte.
É caro para você? Qual a sua realidade de gasto no tênis de mesa?
Acho que o mais caro qdo se joga longe são os custos de hospedagem e as vezed transporte se vc usar avião
Assunto importante de se trazer à tona, e bom para você de fato manter controle. Também faço isso regularmente (orçamento por temporada), junto a todas as minhas finanças, e com certeza me permitiu fazer melhores planos por ter consciência do quanto custava o que eu desejava. E fazer até mais por isso.
Tendo isso em vista, tentando responder à sua pergunta, inevitavelmente se retorna ao princípio da economia: os desejos são infinitos e os recursos finitos, então no fim é uma questão de colocá-los na balança e administrar os dois lados. Não acredite em respostas prontas. As perspectivas de caro não são 100% absolutas, e acabam dependendo de prioridade ou importância disso na SUA experiência de vida. Tem gente (longe de ser rica) que gasta o que você gasta na sua previsão mensal em um fim de semana com festa, bebida, etc. Não deve ser seu caso e definitivamente não é o meu, mas provavelmente os faça tão feliz quanto o tênis de mesa me faz (sejamos otimistas) ou te faz, e não nos cabe julgar.
Isso posto, gosto de dizer que este é um “dinheiro de felicidade”, uma vez que a consequência da despesa é trazer uma satisfação especial (qualidade de vida ou qualquer expressão da moda que queira usar), mas claro, chama-lo assim não pode significar que essa suposta felicidade nos deve fazer esquecer tudo e não impor limites. Mas obviamente, cabe a cada um definir os seus, e penso que um ponto importante é se manter atento a de onde se está tirando para manter o tênis de mesa, e então balancear desejos vs. recursos como eu mencionei. Não faz sentido manter um orçamento pesado para o tênis de mesa e perder controle de dívidas, por exemplo. Aí você pode começar a administrar e tomar decisões, como por exemplo: preciso jogar 16 competições (pode até estafar e virar obrigação)? Preciso jogar estaduais (se não tiver apelo especial, a TRA pode ficar potencialmente menor também)? Mas importante: isso não quer dizer que precisa ser menos, e pode até ser mais se quiser, mas é sempre uma questão do que se estará disposto a comprometer de um lado e de outro. E ainda: é importante sempre separar as origens das necessidades e as ambições. A musculação realmente é uma NECESSIDADE para a sua realidade no esporte? E veja bem, ela é importantíssima para qualquer pessoa, não é este o mérito.
Por último, uma prática que mantenho há um bom tempo é sempre captar o orçamento com um ano de antecedência. Ou seja, tenho projetado o orçamento alguns anos adiante, e durante este ano estou juntando dinheiro para a temporada do ano que vem, bem como o orçamento deste ano foi captado (economizado / poupado) no ano passado. Claro que isso não é fácil, não se viabiliza do dia para noite, e muitas vezes nem é possível mesmo (de acordo com as condições de cada um), mas sempre que se possa, é uma forma de ter mais visão para tomar decisões mais claras. Assim, ao passar por um momento onde seja coerente reduzir, ainda se tem condições de tomar decisões com prazo mais avançado, o que te dá tempo para distribuir qualquer alteração.
E mais uma vez, legal trazer o assunto para ser discutido. Borracha e madeira são bem menos importantes do que parece hahahahahahahah.
Perfeito o seu depoimento, amigo!
Tênis de mesa para mim sempre foi diversão e competição. No entanto, percebi que o lado competitivo do esporte é o que mais me custa dinheiro e, principalmente, tempo (não tinha colocado na planilha, pois não tem como estimar). Horas de treinamento, mais de uma vez na semana, gastos com campeonatos, aula particular para corrigir errinhos etc. Além disso, o movimento repetido me causou uma lesão no ombro, que passei quase um ano para curar - e, na verdade, é uma eterna vigilância e por isso o motivo da musculação.
Decidi que vou retornar mais pela diversão mesmo, jogando mais com amigos e uma vez ou outra jogando algum campeonato sem muitas cobranças pelo desempenho.