Curva de aprendizado

Bom dia. Eu estava pensando como é a curva de aprendizado no tênis de mesa. Por exemplo, quanto tempo levaria para o “indivíduo” que treina entre 2 e 3 vezes por semana, entre 2:30 - 3:00 horas se tornar um bom jogador, digamos, pra chegar no nível de “rating B”.

:mrgreen: :mrgreen: [quote=“li2so4”:29zdl1g0]Bom dia. Eu estava pensando como é a curva de aprendizado no tênis de mesa. Por exemplo, quanto tempo levaria para o “indivíduo” que treina entre 2 e 3 vezes por semana, entre 2:30 - 3:00 horas se tornar um bom jogador, digamos, pra chegar no nível de “rating B”.[/quote]

Caro amigo, tem 2 fatores importantes … sobre curva de aprendizado…!!!
1)talento, (não entenda paixão pelo esporte, é algo nato, extraordinário) … este fator reduz extraordinariamente o tempo de aprendizagem. É ser um Pelé no futebol, um Federer no tênis, um Falcão no futsal… é a capacidade de inovar, se adaptar naturalmente, de ser o “ponto fora da curva”.
2)dedicação, (isto sim é tangível por todos…) que faz com que dificuldades sejam vencidas, com bastante suor e empenho…, conhecendo os limites, vc. pode priorizar seus acertos e reduzir ou corrigir seus erros mais frequentes…

Ao contrário de algumas tarefas, como pilotar um avião, onde horas treino são primordiais para se alcançar a permissão de pilotagem são estabelecidas, e X horas garantem um determinado nível, em qualquer esporte, inclusive no nosso, vc. verá muitas vezes jogadores não tão dedicados se destacarem rapidamente, enquanto alguns (a grande maioria a qual me incluo) , exemplarmente esforçados, vão levar muito mais tempo, muito mais treinos e algumas vezes, sem atingir o mesmo rating.

Tem um livro interessante comentado numa edição da revista TT Player, um livro chamado Bounce , escrito pelo mesatenista Matthew Syed onde ele aborda exatamente o tema da dedicação x talento, e cita o caso do Schlager, campeão mundial em 2003, como exemplo de superação da dedicação sobre o talento puro, além de outros exemplos …

Portanto, treine muito … pergunte ao seu técnico ou professor e se vc. tiver talento o treino vai ser o aditivo, caso contrário, o treino será o combustível, mesmo que leve mais tempo. “E” também jogue muito, pois não adianta fazer M1, M2, Falk…, robot… pois na hora da adrenalina, a experiência conta muito. Afinal, seu adversário vai explorar seus defeitos na mesa, ele vai te mandar a bola mais quadrada possível kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk .