curiosidade

eu sempre falo set e ouço falando set tbm… mas confesso que não tenho certeza que eh o correto

SET é a partida de 11 pontos.
GAME é o conjunto de SETS determinado num torneio.

Por exemplo:

O Torneio cujo GAME será de 3 SETs

Ganha o GAME quem fizer 2 X 0 , ou 2 X 1

No meu caso quase sempre perco de 2 X 0…

vlew national kid …
eu tbm sempre perco vc nao eh o unico nao hehehehe

Game é bem pouco utilizado, pelo menos ouço mais no tênis de quadra.

No tênis de mesa costuma-se falar mesmo em sets de 11 pontos, e
2 sets a 0 ou 3 sets a 0 fim de jogo.

De acordo com as regras da ITTF em inglês, o que chamamos de set, na verdade é game. Jogo no sentido de partida é match. Jogo no sentido de um tipo de diversão ou esporte é game.

http://www.ittf.com/ittf_handbook/hb.as … e=3#hb2004
http://www.ittf.com/ITTF_Hand_Book/2007 … 202007.pdf

2.11 A GAME
2.11.01 A game shall be won by the player or pair first scoring 11 points unless both players or pairs score 10 points, when the game shall be won by the first player or pair subsequently gaining a lead of 2 points.

2.12 A MATCH
2.12.01 A match shall consist of the best of any odd number of games.

Retirado do Livro de Regras 2006/2007 , da CBTM

Eu considero e prefiro a palavra JOGO , mas JOGO neste caso significa GAME tambem.

2.11. UM SET

2.11.1. Um set será vencido pelo atleta ou dupla que primeiro completar 11 pontos a não ser que ambos os atletas ou pares tenham completado 10 pontos, quando o set será vencido pelo atleta ou dupla que conquistar uma vantagem de 2 pontos de diferença.

2.12. UM JOGO

2.12.1. Um jogo consiste de uma disputa em melhor de qualquer número de sets ímpares.

A palavra SET é usada no Brasil p/ determinar as parciais de uma partida, 3 sets a 1, 3 sets a 2, etc.
Mas no exterior se usa GAME. Se diz por ex, “WL is leading ML by 3 games to 2.”
A palavra SET é usada em competições de equipes, por ex, “China beats Germany by 3 sets to 1.”

[quote=“Nakata”:3segp3x9]A palavra SET é usada no Brasil p/ determinar as parciais de uma partida, 3 sets a 1, 3 sets a 2, etc.
Mas no exterior se usa GAME. Se diz por ex, “WL is leading ML by 3 games to 2.”
A palavra SET é usada em competições de equipes, por ex, “China beats Germany by 3 sets to 1.”[/quote]
Na verdade é uma grande confusão.
Não existe uma norma definida mundialmente para isso,
no Tenis por exemplo : voce disputa X numero de SETs para 1 Game.
Mas aqui no Brasil, para mim vale o que está no Livro de Regras da CBTM.

Aqui poderia ser: X Partidas ( em vez de SETs ) para 1 jogo.

[quote=“NationalKid”:198zvywz]Na verdade é uma grande confusão.
Não existe uma norma definida mundialmente para isso,
no Tenis por exemplo : voce disputa X numero de SETs para 1 Game.
Mas aqui no Brasil, para mim vale o que está no Livro de Regras da CBTM.

Aqui poderia ser: X Partidas ( em vez de SETs ) para 1 jogo.[/quote]
Tome cuidado ao usar o nome game.
No tênis, game é um conjunto de pontos, set um conjunto de games e match o conjunto de sets (a partida).
No inglês correto utilizar game para jogo no sentido de partida é inadequado. A palavra mais correta é correta é match. Tanto que em vários esportes (tênis, vôlei, etc) usam expressão “match point” para determinar o ponto que vence uma partida.

Então ao invés de usar o inglês de forma inadequada, use a palavra em português jogo no lugar do que vc chama de game.

Não seria o contrário? No tênis você disputa X números de GAMES p/ completar 1 SET.

no tenis (onde jgar federer rodick etc) o conjunto de pontos eh um game, set eh um conjunto de games e match eh um conjunto de sets… igual o MTN flou …
agora no tenis de mesa pelo q eu intendi acho q no brasil se flam Set o cojunto de pontos e em ingles game eh o set brasileiro…
e match eh em ingles e no brasil eh partida , jgo ou ateh msm match…

Exatamente. Por isso mesmo que no final de toda partida de tênis o juiz de cadeira anuncia: “Game, set, match, fulano de tal.” Ou seja, na ordem em que acontecem.

Realmente houve equivoco da minha parte quando me referi ao Tenis.

Set - Parte da contagem do Tênis. A série termina quando um dos Tenistas atingir 6 games vencidos, desde que haja 2 games de diferença. Há jogos em melhor de 3 ou 5 sets.

A diferença no Tenis é que existe divisão nos pontos para se jogar um SET ( para mim Partida ).

Portanto o Tenista precisa ganhar 2 ou 3 SETs ( prefiro chamar de Partidas ) para vencer o JOGO ( prefiro assim a Match ) , exatamente como no Tenis de Mesa, o Mesatenista precisa vencer 2 ou 3 " Partidas " para ganhar o JOGO. Só que cada Partida não está sub dividida.

Nossa lingua é riquissima não precisamos importar palavras, principalmente quando temos similar.

E como já sitei antes:

Para mim vale o que está escrito no LIVRO DE REGRAS DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TENIS DE MESA.

Com a ressalva de que deveriamos trocar o nome SET por PARTIDA ou palavra semelhante .

Um abraço a todos.

[quote=“NationalKid”:3nlplwmr]Realmente houve equivoco da minha parte quando me referi ao Tenis.

Set - Parte da contagem do Tênis. A série termina quando um dos Tenistas atingir 6 games vencidos, desde que haja 2 games de diferença. Há jogos em melhor de 3 ou 5 sets.

A diferença no Tenis é que existe divisão nos pontos para se jogar um SET ( para mim Partida ).

Portanto o Tenista precisa ganhar 2 ou 3 SETs ( prefiro chamar de Partidas ) para vencer o JOGO ( prefiro assim a Match ) , exatamente como no Tenis de Mesa, o Mesatenista precisa vencer 2 ou 3 " Partidas " para ganhar o JOGO. Só que cada Partida não está sub dividida.

Nossa lingua é riquissima não precisamos importar palavras, principalmente quando temos similar.

E como já sitei antes:

Para mim vale o que está escrito no LIVRO DE REGRAS DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TENIS DE MESA.

Com a ressalva de que deveriamos trocar o nome SET por PARTIDA ou palavra semelhante .

Um abraço a todos.[/quote]

Partida é um jogo inteiro, e é o correspendente ao que em inglês chamam de match, não um set apenas. Vc está confundindo tudo.

Sobre o tênis já foi explicado.

No tênis de mesa em inglês:
game é um conjunto de pontos e match (o jogo ou partida) é o conjunto de games. Set só é considerado como 1 partida (jogo inteiro) em competições por equipes.
Já no Tênis de Mesa em português segundo o site da CBTM (http://www.cbtm.org.br/scripts/site.dll/view?pagina=145):
set é um conjunto de pontos e jogo é o conjunto de sets.

Agora chamar set de partida acho inviável principalmente porque em qualquer esporte partida é equivalente a palavra match em inglês. Se vc vê uma partida de futebol vc não vê só o primeiro tempo, e sim o jogo inteiro.

Quando eu disse:

" Com a ressalva de que deveriamos trocar o nome SET por PARTIDA ou palavra semelhante ."

         PALAVRA SEMELHANTE -    Queria dizer uma palavra que possa substituir a palavra     SET .

TENHO PLENA CIÊNCIA DE QUE PARTIDA PODE SIGNIFICAR TAMBEM JOGO .

Mas não achei palavra em Portugues que possa substituir SET, o que mais se aproxima é Partida.

Francamente eu não gosto desta palavra , mas qual poderia substitui-la?

Numa lingua tão rica como a nossa , será que não tem uma palavra mais adequada para substituir SET ?

Eu detesto usar palavras como: DELETAR, FAZER UM DOWNLOAD, UP GRADE, ETC.

Se não achar terei que me conformar com SET mesmo…