Crônica do Desarmamento

Aprenda a chamar a polícia… falando em desarmamento…

Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém

andando sorrateiramente no quintal de casa.

Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham lá

de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro. Como minha

casa era muito segura, com grades nas janelas e trancas internas nas

portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um

ladrão ali, espiando tranqüilamente.

Liguei baixinho para a polícia informei a situação e o meu endereço.

Perguntaram-me se o ladrão estava armado ou se já estava no interior da

casa. Esclareci que não e disseram-me que não havia nenhuma viatura por

perto para ajudar, mas que iriam mandar alguém assim que fosse possível.

Um minuto depois liguei de novo e disse com a voz calma:

  • Oi, eu liguei há pouco porque tinha alguém no meu quintal. Não precisa

mais ter pressa. Eu já matei o ladrão com um tiro da escopeta calibre 12,

que tenho guardada em casa para estas situações. O tiro fez um estrago

danado no cara!

Passados menos de três minutos, estavam na minha rua cinco carros da

polícia, um helicóptero, uma unidade do resgate , uma equipe de TV e a

turma dos direitos humanos, que não perderiam isso por nada neste mundo.

Eles prenderam o ladrão em flagrante, que ficava olhando tudo com cara de

assombrado. Talvez ele estivesse pensando que aquela era a casa do

Comandante da Polícia.

No meio do tumulto, um tenente se aproximou de mim e disse:

  • Pensei que tivesse dito que tinha matado o ladrão.

Eu respondi:

  • Pensei que tivesse dito que não havia ninguém disponível.

Luís Fernando Veríssimo

Motivo para votar sim:

MEU PAI PODERIA ESTAR VIVO SE UM MISERÁVEL NÃO ESTIVESSE COM UMA ARMA NUMA ESTÚPIDA BRIGA DE BAR!

Com certeza você não sabe o que é ter a vida arruinada por alguém que se acha o “dono do mundo” por estar empunhando uma arma! Espero que nunca se torne vítima do seu próprio ideal!

Vai querer mesmo fazer este tipo de campanha aqui?

Mazinho

sou PM e quando trabalhava no serviço operacional nunca usei uma arma fora de serviço…não vejo necessidade da população andar armada…

Diante da frase de Mazinho: …sem comentários…

Tem q desarmar o bandido nao o povo q só qer c defender…é claro q na maioria das vezes naum estou generalizando nada

Como se a população estivesse preparada para usar uma arma… A justificativa sempre é esta, mas em 90% dos casos ter uma arma em casa só serve para provocar tragédias dentro do próprio lar!

Mazinho

Meu irmão morreu por acidente com com sua própria arma. Ele tinha apenas 16 anos…

Assidentes como o de seu irmão não são frequentes. As armas envolvidas geralmente em casos de homicídios são adquiridas de forma ilegal, no mercado negro. Esse é o motivo para eu votar contra o desarmamento.

Devemos votar SIM (2)
A proibição da venda de arma não vai resolver totalmente a Violência, mais com certeza vai diminuir. A maioria das mortes com arma de fogo é por motivos banais, causadas por bebedeira, brigas no trânsito, intrigas, acidentes domésticos, ciúmes, etc. ou seja por cidadãos comuns.
A posse de uma arma não é um fator de redução da violência, mas de multiplicação. “A cada ano na cidade de São Paulo aproximadamente 11 mil armas são roubadas ou furtadas por criminosos dos homens de bem. Fica claro que isso é um problema de ordem cultural que alcança toda a sociedade”, argumenta. Ainda segundo a Unesco, as armas de fogo são responsáveis por 65% dos homicídios nos fins de semana, sendo que 28% desses crimes provêm dos chamados “homens de bem”.
Esses crimes com certeza diminuirão. Com relação aos marginais também irá dificultar, pois não é qualquer bandido pé de chinelo que vai ter acesso ao contrabando de armas. E outra coisa muito importante, o flagrante para o Assalto, Roubo, furto, sequestro, etc. é tremendamente dificil, mas o flagrante pelo porte de arma de fogo, é bastante fácil, pois o bandido vai estar sempre armado. Facilitando o trabalho da Polícia.
[b]- O DESARMAMENTO VAI FACILITAR O QUE ANTES ERA DIFÍCIL, IDENTIFICAR QUEM É BANDIDO E QUEM NÃO É.

  • COMO A PROIBIÇÃO, QUEM USAR ARMA (não sendo policial) É BANDIDO. [/b]

Agora outros problemas tem que ser resolvidos também. Mudar o modelo Policial do Brasil. Não é necessária duas Polícias Estaduais (Polícia Civil e a Polícia Militar). Deverá ter investimento na Polícia de Investigação que é o trabalho da Polícia Judiciária (Polícia Civil), nos serviços de Inteligência. Os Governos Estaduais, em cada gestão, aumenta os quadro da Polícia Militar, que é uma Polícia Arcaica, baseada exageradamente na hierarquia, onde existem 11 (onze) niveis, e só quem vai para rua, para a atividade fim são os Soldados, Sargentos e Sub-tenentes, o restante ficam nos gabinetes em trabalhos administrativos, só dando orfem de cima para baixo. É um verdadeiro cabide de emprego. Na atividade fim, atividade policial de rua, em alguns Estados não chega a 30%. Eles identificam as áreas de maior violência, e mandam equipes para lá, tentando prevenir, e diminuir a violência. Mas a violência muda de área. O certo, não é só identificar as áreas de violência e sim identificar quais são os grupos marginais que atuam e quem são os seus integrantes. E esse trabalho só é possível com investigação, trabalho de inteligência que próprio da Policia Civil. A Policia Militar, pelo seu carater ostensivo, em 90% dos casos só espanta o delinquente, adiando apenas o crime.

  • Outro grande problema é a morosidade da Justiça.

José Augusto Goes
Desportista e Policial Federal.

[size=4]Alguém aqui já usou uma arma de fogo?
Alguem aqui tem porte de arma?
[/size]

Sou Policial Militar e nunca portei uma arma fora do serviço…
Tem muita gente aqui falando besteira.

O comércio de armas deve ser proibido sim. A primeira coisa que o marginal faz quando assalta alguém armado é matá-lo e roubar a arma.
Eu trabalho no setor de estatistica do Bombeiro, mas já fiz estatística para a área operacional da polícia, e as ocorrências com arma de fogo por causa de discussões bobas, são absurdas…
Andar armado não protege ninguém.

Mesmo votando SIM à proibição do comércio de armas de fogo, as pessoas que comprovarem a necessidade de possuir uma arma, vão ser autorizadas…então vê se não falam bobagens…tem muita gente que não conhece o poder de uma arma de fogo.

O que mais me incomoda neste referendo é que os cidadãos não estão preparados para votar num tema tão importante quanto este. Quando eu falo não estão preparados, estou falando de uma maioria que que não tem sequer escolaridade nem opiniào formada sobre o assunto, vão no embalo do senso comum, que é o que me dá mais medo pois esse senso comum diz não ao desarmamento. O referendo é uma das formas mais claras de se exercer uma democracia, mas quando o poder público dá aos cidadãos o básico, que é uma educacão decente coisa que não acontece em nosso país, num país que tem uma taxa alta de analfabetismo, uma desigualdade social comparável a países da Africa. Na minha singela opinião esse referendo nem deveria existir, pois o país ainda tem muito oque aprender sobre democracia, ainda temos vestígios da época da ditadura e sendo uma república tão jovem e tão desigual, não temos a mínima condicão de dar um veredicto sobre esse assunto e quem sai prejudicado é toda populacão; infelismente temos um governo incapaz de gerir o país, digo isso pois fui mais um que se iludiu com Lula e sua corja, pois seus ideais de justica social, de certa forma me iludiram que estava no caminho certo; agora resta dizer-lhes que nem um horizonte otimista consigo imaginar para esse país.

Acho que vivemos em uma democracia, sei que o assunto é polemico, não devemos discutir, simplesmente opinar.
Coloquei uma enquete para votar-mos e não fazer deste site um objeto de campanha, vá até a enquete que esta aqui no fórum e diga sim ou não ou anule, assim evitamos conflitos desnecessários entre esta comunidade que prega a união através do esporte, cidadania é isso cada um com a sua opinião. Isso está parecendo aquelas discussões sobre futebol e religião, aonde não se chega a lugar algum e todo mundo se desentende, gostaria de sugerir que todos exercessem sua opinião na enquete e encerrasse qualquer tipo de campanha ou comentário sobre o assunto, deixe isso para televisão. Somos todos irmãos por sermos filhos de Deus e pelo esporte que escolhemos.
Somos da Paz.
Dê sua opinião na enquete que está aquim no fórum e pronto.
Um abraço a todos.

Tenham uma certeza os fabricantes de Armas estão investindo pesado pelo voto “NÃO (1)”. Os Deputados contra o Desarmamento, estão de olho no finaciamento de suas campanhas eleitorais.

O próprio membro dessa comunidade, Kayroz, que postou o Forum “Ajude um Ladrão, Desarme o Cidadão!” , pode ter sido influenciado por pessoas ligadas aos fabricantes de armas.

Eles estão vendendo até a alma, para que o Plebiscito seja favoravel aos lucros deles.

VOTEM SIM - “1”

Correção da Mensagem anterior.

Votem SIM - “2”

Não sei onde o amigo Kayroz estava com a cabeça para abrir 3 tópicos falando do mesmo assunto (seja este qual for). Se fosse um assunto relacionado ao tênis de mesa isso já seria proibido. De agora em diante quem repetir o exemplo desse usuário será banido do site. Deixarei ativo apenas um tópico sobre o “Não ao Desarmamento”. Também só poderá existir um tópico sobre o “Sim ao Desarmamento”.

Sem mais,

Mazinho