cref

Gostaria de saber a opiniaum de vcs sobre a necessidade do cref pra poder atuar como técnico de tenis de mesa. VCs acham que isso acrescentou algo para o espporte ou concordam comigo que eh um absurdo? sei que eh um assunto meio antigo mas agradeço a quem opinar.

acho q p/ dar instruçao, acho idiotice pq num mudou em nada as instrucoes tecnicas com ou sem cref…mas p/ se dar um treino acho q eh bom ter uma noçao sobre educ fisik…mas eu acho q kem jah tem essa cultura de ed fisik num precisa fazer um curso p/ se dar um bom treino

Pessoal, vejo esta questão muito mais politica do que técnica, o que estão tentando fazer com a obrigatoriedade do cadastro do C.R.E.F é garantir o devido respeito e espaço aos profissionais que passam 5 árduos anos na faculdade as veses pagando uma fortuna para tirar o seu diploma de professor de educação física. Isso não significa que se analisando pela visão de capacidade técnica existem pessoas que mesmo não tendo feito uma faculdade conhece as veses da parte técnica e tática até mais de que concluiu o curso.

O Brasil está passando por um processo de regularização dos serviços. Vou me explicar melhor: Antes, um operário de uma fábrica podia trabalhar como soldador, independente se ele tivesse ou não algum curso técnico ou profissionalizante. Mas não é o que ocorre hoje em dia. Atualmente, o operário que não tiver um diploma de um curso técnico ou profissionalizante, não é admitido para o emprego. Independente se ele tem anos e anos de experiência. O mesmo ocorre com o farmacêutico: antes ele podia receitar remédios e fazer certos curativos. Hoje em dia também não é mais assim. As pessoas preferem muito mais o médico que possui uma formação superior. Além do mais, li na revista Época da semana passada que até os motoboys irão ter que passar por esse processo de regularização, onde serão também verificados se ele possui antecedentes criminais e que também será obrigatório o uso de um baú acoplado a moto ao invés das mochilas, que costumam causar dores nas costas.

Tudo isso é para assegurar o bem estar do cidadão, do atleta, do trabalhador, e que se ocorrer algum problema, este poderá recorrer de uma forma mais justa. Se uma pessoa reclamar de um farmaceutico que nao possui alguma formação especifica, e que tenha indicado um medicamento errado, sera dificil o paciente conseguir algo pois ele confiou no farmaceutico por sua conta e risco. Com a regularização do profissional, quem ganha é o cidadão, o cliente, etc…

Se olharmos para o tenis de mesa, e tivermos a seguinte situação: O melhor técnico do brasil, por algum motivo está desempregado. Dependendo de onde ele for procurar emprego, pode ser que ele consiga, por ser alguem conhecido e tals. Mas se for o caso de uma escola, ou um clube que possuem um certo nome a preservar, eles vão procurar aqueles que possuem algum certificado que assegurem que o conhecimento que essa pessoa possui é o que eles estão procurando. O histórico e currículo da pessoa é apenas UM dos requisitos que uma empresa analisa. E segundo o bola, também é uma forma de gerar empregos.

Enfim, o Brasil e o mundo estão passando por mudanças… e na minha opinião, para que algo realmente funcione, devemos acompanhar as evoluções…

Concordo que o profissional de educação física mereça todo o respeito, porém acho que essa imposição pelo conselho não se justifica. O esporte é muito específico e a capacidade técnica a meu ver, só se consegue com anos de experiência e prática no esporte. Conheço profissionais que tem mestrado e doutorado na área de educação física com tese em tenis de mesa e que apesar disso, tecnicamente não tem condições de treinar atletas de maior nível. Não me considero nenhum expert, mas a meu ver esse fato representou em grande parte um retrocesso no esporte. Eu grande parte eu digo, pque, se um atleta que tenha experiencia e jah tenha praticado o esporte, e o mesmo conclua o curso superior em educação física, concordo que possa ser um técnico mais completo. Porém o simples fato de ter se formado em educação física nÃo habilita ninguém a ensinar o esporte de forma eficiente. Essa é minha opinião. Gostaria de saber a opinião de mais pessoas ligadas ao esporte. Obrigado.

A princípio eu também achei que o CREF era mais um estorvo para o esporte. Não há dúvidas que um atleta que possui anos de experiência e vivência no esporte tenha muito mais condições de orientar taticamente um atleta no moento de um jogo, ou mesmo durante um treino tático. Porém, o atleta de Tênis de mesa não depende, somente da tática. Ele precisa ter um bom condicionamento físico, uma boa alimentação, uma boa saúde e estar bem preparado psicologicamente. É por trás de td isso que o cref entra. Porque não adianta o cara fazer uma porrada de exercícios pra ter um bom preparo físico se a postura e o modo de como está fazendo possa prejudicá-lo no futuro, trazendo contusões e outros tipos de problemas. Não é que somente o cara que se forma em educação física que pode dar treinos e sim que os técnicos, com toda a sua experiência e vivência no Tênis de mesa, busquem se atualizar. Assim como um cientista fodão da Nasa que tem que estar se atualizando contantemente com relação a novas tecnologias e avanços da ciência.