Cozinhada

Bom dia!

To com uma certa dificuldade e gostaria da opiniao de vcs
É possivel dar uma cozinhada pesada (utilizando bastante o pulso) em uma bola morta, de forma que a bolinha nao suba muito, ou nese caso seria melhor cozinhar sem efeito ?

obrigado :slight_smile:

Sim, é possível…

No caso da bola morta, vc pode sim, usar o pulso de forma brusca pra gerar efeito, desde que na altura e intensidade certas.

Quando a bola já tem peso, é um pouco mais complicado fazer movimento brusco, nesse caso o movimento de cavada tem que ser um pouco mais contínuo, conduzido.

Eu até consigo fazer esse movimento de cozinhada mais brusco com o pulso numa bola morta e gerar bastante backspin…o problema é que as vezes a bola sobe mais do que deveria :?

Tente executar o golpe bem flexionado, quando a bola ainda tá um pouco baixa.

Nao entendi :oops:
O que quiz dizer em executar o golpe bem flexionado ?

Golpe flexionado ( pelo q eu entendi ) , quer dizer q voçe deixe seu corpo , seu pulso , mais flexionado , dai consequentemente voçê levara a bola pro outro lado , pois a bola estará baixa , assim seria mais facil de executar o movimento .

Abraços.

Um outro jeito é controlar a angulação da raquete. Se vc entrar com a raquete muito aberta (virada pra cima), a bola obviamente vai subir, caso esteja sem peso.

Tente fechar mais a raquete e mantenha o movimento “brusco”, que vc diz. A bola entrará com backspin e, se vc acertar a angulação, ela não subirá.

Vc já reparou que tem muito atleta de alto nível que chega a bater a raquete na mesa na hora de cozinhar/recepcionar o saque? (O Ryu Seung Min é um bom exemplo). A raquete dele esta quase perpendicular à mesa na hora da cozinhada, devolução, quando a bola vem com pouco spin.

Tem uma técnica de ser acerta a bola em um certo ponto da borracha, que acredito que sirva para ocasiões onde se use efeito forte ou fraco(Saques, recepção).

Não sei bem a dinâmica que envolve essa técnica, mas por observações em jogadas, pode se perceber que utilizando uma cozinha onde a bola toca mais na ponta da raquete, mesmo com a bola estando morta (sem efeito), com uma certa velocidade de punho consegue-se devolver a bola bastante baixa, sendo necessário também observar a angulação da raquete no ponto de impacto.

Agora se ao receber a bola vc deixar que ela toque mais próximo ao cabo a bola tende ir com menos força e menos efeito, pode-se observar que nesse caso consegue-se recepcionar mais curto porém com menos efeito, e neste caso também é mais fácil errar o ângulo da raquete, muitas vezes levantando a bola principalmente em bolas mortas, e as vezes jogando ela na rede qdo está possui efeito.

Fica a sugestão para teste de tentar recepcionar mais com a ponta da raquete, a fim de não levantar tanto a bola e imprimir mais giro.

Essas são observações que eu fiz jogando, não sei se há embasamento técnico para isso, e se estiver errado favor corrigirem. Se tiver algum técnico ou jogador mais experiente que possa nos esclarecer.