Cortiça no cabo

Pessoal, sempre utilizei caneta japonesa (CK Yasaka), mas adquiri uma Xiom Offensive S para ter a opção de usar pino.
Senti falta de pegada em comparação ao cabo da CK e um colega me indicou colocar cortiça no cabo da raquete para melhorar a pegada.
Alguém ja fez essa pequena gambiarra? Tem foto pra me ajudar a saber como fazer?

Cortiça so serve para caneta japonesa,não se aplica nessa raquetes de cabo fl ou st

Se vc quer mais pegada no cabo porque nao compra um grip

Nunca usei grip, pode ser uma ideia.
Já vi essa gambiarra com alguns veteranos. eles pegam um pedaço de cortiça de uma rolha de vinho, por exemplo, cortam com estilete e colam no cabo, assim o dedo indicador tem uma espécie de gatilho, como na caneta japonesa.

Acho que o seu amigo sugeriu fazer algo do tipo (Não sei como carregar imagens então coloquei o linki):

http://static.tabletennis11.com/media/catalog/product/cache/3/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/n/i/nittaku_rutis_j_pen_3290.jpeg

http://rossleidy.com/posts/blades/20110803-_DSC0235.jpg

Acho que estas modificações que entende mais aqui no forum é o Nakata.

[quote=“Carlos-Jr” post=107467]Acho que o seu amigo sugeriu fazer algo do tipo (Não sei como carregar imagens então coloquei o linki):

http://static.tabletennis11.com/media/catalog/product/cache/3/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/n/i/nittaku_rutis_j_pen_3290.jpeg

http://rossleidy.com/posts/blades/20110803-_DSC0235.jpg

Acho que estas modificações que entende mais aqui no forum é o Nakata.[/quote]
Hehe, demorou para me citarem…
Mas o Johannmayos obviamente estava fazendo confusão quando sugeriu soluções para raquete classista quando o autor do tópico queria saber sobre o grip classineta.
Fazer uma modificação como a que foi sugerida não é difícil, mas deve-se ter alguma prática para fazê-la.
A primeira tarefa é passar estilete por baixo do cabo até chegar onde começa a parte inclinada do cabo. Em seguida serrar para arrancar fora o toco de apoio típico de cabo classineta.
Depois tem que pegar um bloco de cortiça das mesmas medidas do toco que foi arrancado e moldá-lo para um grip com apoio reto para o indicador.
Explicar por palavras é meio difícil, sou melhor fazendo…

Affffs que vergonha desculpa ai pessoal sempre eu confundo esta raquete com clássica falhas técnicas

Nakata complementando sua explicação segue em anexo imagem

Attachments:

[quote=“roger0305” post=107464]Nunca usei grip, pode ser uma ideia.
Já vi essa gambiarra com alguns veteranos. eles pegam um pedaço de cortiça de uma rolha de vinho, por exemplo, cortam com estilete e colam no cabo, assim o dedo indicador tem uma espécie de gatilho, como na caneta japonesa.[/quote]
Se o problema é “falta de encaixe” para o indicador, grip não vai resolver. Neste caso, este improviso que vc comentou é o que eu vejo mais comum por aqui, e parece que atende muito bem o pessoal. Apenas tome o cuidado de usar uma cola que faça bom contato, pois a peça vai sofrer um esforço razoável. Mas não acredito que vc precise fazer mais do que colar por cima do cabo mesmo, não precisando modificá-lo, cortá-lo ou qualquer coisa do tipo. E um pequeno pedaço de cortiça (e pode até ser de rolha mesmo) deve atender á sua necessidade.

Abraços!!!

1 Curtida

Mas Alcir como a raquete é feita para aquele tipo de cabo a pegada do Roger na raquete não seria prejudicada?Porque na japonesa o “gatilho” se encaixa bem porque o cabo tem maior largura

O que o colega sente falta é um apoio na ponta do indicador, que é justamente a função da cortiça do cabo das raquetes de caneta japonesa. Portanto, a largura do cabo não importa, até pq vc deve estar confundindo largura com altura, pois o cabo das classinetas é mais largo (ou “grosso”). Mas o que importa para ele é ter um ponto de apoio na ponta do indicador, como mostram as figuras que vcs colocaram aqui.

Abraços!!!

1 Curtida

Ah sim agora entendi.

Obrigado amigo, mas pelo que vi na foto o cabo foi parcialmente cerrado e não seria esse meu intuito, mas obrigado pelos exemplos, dará pra ter uma inspiração.

Exatamente Alcir, preciso mesmo é desse improviso. Recebi algumas fotos e me darão uma ideia de como fazer.
Me indicaram uma Super Bonder mesmo para colar a cortiça no cabo. Vou usar uma cola “sem vergonha” mesmo para testar a pegada e se der certo, finalizo com a Super Bonder mesmo.
Obrigado,

Otima ideia kkkk