Corte de borracha

Me perguntaram como eu corto borracha, entao vou responder aqui no forum.

Embora existam tesouras especiais para cortar borracha, eu prefiro cortar com estilete.
Para obter um corte bem acabado com o estilete, cola-se a borracha na madeira e corta-se com varias passadas, usando a borda da raquete como guia. Nao tente cortar a borracha de uma soh vez. Passe o estilete varias vezes, aprofundando o corte um pouco mais a cada passada, ateh vazar. Assim, o acabamento fica muito bom.

Exatamente como eu faço Mitidieri. Mas eu termino o corte com uma variação. Eu corto só a esponja dessa maneira que vc citou, com estilete (de lâmina nova, de preferência). Depois eu finalizo cortando o topsheet com tesoura. E dou + um acabamento de 45 graus no topsheet novamente com tesoura. Fica muito bom tbm. :wink:

eu conheci um cara que não era normal (ele era um especialista em esteiras transportadoras) ele cortava a borracha da raquete do filho dele com uma lâmina de Gillette quebrada ao meio, ele pegava um tampinha cheia de água, molhava a ponta da lâmina e ia passando sobre a borracha conforme o o amigo Mittidieri citou anteriormente, o acabamento ficava melhor que o acabamento daquelas raquetes emborrachadas (biriba 61 dx), eu tentei cortar assim uma vez, mas não deu certo, a borracha ficou como um babado.

eu corto com tesoura porém o meu corte fica perfeito acho que é o costume de cortar e a segurança em faze-lo o pessoal costuma até pedir para mim cortar para eles, acho que a tesoura que arrumei é que deu certo para o serviço. :lol: :lol:

Gostaria contribuir repassando minha larga experiência (20 anos).

No meu caso coloco a borracha, pino, com a face sobre uma superfície lisa (mesa de tampo de vidro), coloco a madeira sobre ela e risco com caneta esferográfica ao redor, desenhando na esponja o formato da raquete. Depois pego uma tesoura comum e afio numa chaira (sim, é aquela ferramenta de amolar facas de açougueiro mesmo!), é o suficiente. Finalmente vou cortando com segurança, firmeza e determinação, fica impecável.

Modéstia parte, o acabamento fica até parecendo corte industrial.

Abraços!

eu treinava no itaim e lah o marcos yamada cortava a borracha pra td mundo e ele cortava cum gillete e fikava mmmt bom mt bom meeeesmo
ai ele sempre cortava pra mim

depois q eu parei de treina lah comprei 3 borrachas e cortei da mesma maneira as 3 fikaram boas. eu acho mt + facilcom gillete do q cum tesoura…cortei uma flextra uma vez na tesoura e fikou horrivel

O corte pode ser feito de varias maneiras.Os profissionais cortam com tesoura,pois trocam a cada ± 5a7dias uma borracha.O importante eh ter uma tesoura boa ,se possivel aquelas de costureiras(grande).

Eu costumo cortar as borrachas que uso com gilete, um detalhe enteressante é que não é necessário fazer força, é um trabalho de paciencia e muito cuidado pois é muito facil de se acidentar mas a pratica leva a perfeição, as borrachas mais gostosas de serem cortadas são as borrachas com esponja do tipo hi-tension pois são bem macias e a gilete desliza bem na esponja, uma dica para quem quer utilizar gilete para corte de borracha, nunca reutilize uma gilete, para cada borracha a ser cortada utilize uma gilete nova, se estiver no começo quebre a gilete ao meio, para ter como apoio dos dedos na parte que não tem corte, para cada passada da gilete na esponja vire a gilete para que o fio da mesma não entorte e o acabamento fica a desejar, uma dica bem importante se a borracha nova vir com um acetato de proteção retire-o no momento do corte pois prejudica em demasia o trabalho manual. e favor não esquecer as dicas dadas por outros colegas deste forum com relação ao procedimento de colar a borracha.