Core Training -- Método Proprioceptivo

Recentemente integrei um método ao meu treinamento físico, com o qual estou tão entusiasmado, que resolvi postar aqui. Trata-se do treinamento proprioceptivo.

O treinamento proprioceptivo é um tipo de treinamento de força, que se focaliza no núcleo do corpo, e que traz enormes benefícios no campo da coordenação, velocidade de reação muscular e balanço. Muito do que a gente precisa no TM.

Teoria vcs encontram na internet, através da palavra chave ‘proprioceptivo’. Sem mais delongas, vejam do que se trata exatamente aqui nestes links:

http://www.youtube.com/watch?v=MUN2yjjKvZI&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=v39qmklaiVE&feature=related

Bom, vc, como eu, pode começar assim:

http://www.youtube.com/watch?v=rMxptr68bXQ&NR=1

Opa…eu ja faco uso dessa bola em casa, mas sao exercicios para a coluna…com excelentes resultados…indicacao medica.
abracos
smorigo

cara, posso estar errado, mas esse exercicio é mt bom pra equilibrio, coordenação motora. mas em termos de explosão muscular não e mt bom não (minha opinião), pois a pessoa não faz esforço algum.

Se não me engano esses exercícios são chamados de Pilates.

Faz 5 minutos em cima da bola, e depois me diz onde não dói no dia seguinte.

Mas vc não deixa de ter razão. Explosão muscular vc obtem, de maneira mais acentuada, através de treinamento de força com pesos (8RM), pliométricos e de velocidade. O que não quer dizer que proprioceptivos radicais como os mostrados no vídeo não trabalhem os músculos de maneira severa.

O benefício aqui é em tempo de reação e recuperação dos desbalanceamentos do corpo que ocorrem naturalmente durante a prática do TM. Quanto mais rápido vc recuperar o balanço do corpo depois de um topspin na extrema direita da mesa, por ex., maiores as tuas chances de continuar no controle do ponto.

Proprioceptivos são mais um componente possível do treinamento físico. Devem ser combinados com outros métodos como pesos, pliométricos, isométricos, etc, conforme o atleta evolui a forma física e em acordo com a periodização do treino.

Pilates é um sistema, isto é, um conjunto formal de práticas e métodos. Assim, o pilates se compõe de exercícios isométricos e proprioceptivos, mas nem todo exercício isométrico e proprioceptivo é propriamente pilates.

Yoga também inclui isométricos e proprioceptivos. Por exemplo, quando vc se equilibra de ponta cabeça ou sobre um pé em alguma posição exótica, etc.

Eu pratico proprioceptivos de uma forma mais livre, exatamente como mostrado nos vídeos postados acima. E uso elementos do TM, como ficar pingando a bolinha da raquete, ou rebatendo a bolinha que outro me joga. Não me atenho ao formalismo da yoga ou do pilates.

putz…se não me engano é o goleiro da seleção alemã e do arsenal Jens Lehmann que pratica yoga e essas coisas mais…ele falou que era muito bom para o equilibrio e outra coisas mais que não lembro…

goleiro tb precisa de algo parecido com os mesa-tenistas…