cor da borracha

Acabo de adquirir uma donic baracuda para o forehand (preta) e uma acuda s2 para o backhand (vermelha) pois nao havia borracha vermelha para o forehand. Isso interfere em algo? Tem alguma restrição? Sei que é uma duvida idiota, porém fiquei com um medo rs… gostaria que pudessem tirar essa minha dúvida. Valeu.

Boa tarde Bruno.
O pessoal diz que a borracha preta dá mais efeito que a vermelha (comparando duas borrachas iguais, só de cor diferente), mas eu particularmente nunca percebi isso na prática. Para quem tem bastante experiência com Tênis de Mesa ou é profissional, pode ser que tenha alguma influência no jogo, mas para mim que sou pangaré, achei meio sem relevância.
Abraço.

Opa didio, acredito também que ambas sejam iguais quando novas quando comparamos borrachas iguais, porém de cores diferentes. Geralmente as pessoas utilizam a borracha vermelha no forehand enquanto a preta no backhand. Talvez seja por isso que elas dão efeitos diferentes, visto que utilizamos mais o forehand para dar drives, saques e etc.
Mas a minha verdadeira preocupação é quanto existir uma possível regra que me impossibilitaria de disputar torneios (creio que não exista, porém só pratico há 2 anos e nunca disputei taaantos campeonatos como hoje).

Boa tarde Bruno.

Fique tranquilo, não há nenhuma distinção de lados para usar, tanto que você pode inverter até mesmo durante o jogo o lado da raquete. A única regra que existe mesmo é que tem que ser cada uma de cor diferente.

Ok!?

Obrigado, colega. Não tinha pensado nisso nessa troca de lados. Creio que agora posso ficar tranquilo e em breve curtir meu novo material. Obrigado a todos do fórum que me ajudaram durante a pesquisa afim de que eu pudesse comprar o material. Espero que futuramente, quando eu adquirir mais conhecimentos acerca dos produtos de tênis de mesa irei compensá-los.

Bom a impressão que tenho é que as borrachas vermelhas tem maior durabilidade; as borrachas chinesas que tem espuma azul nas pretas e geralmente cor de abobora nas vermelhas eu sinto diferença pois as vermelhas tem maior controle talvez por isso os chineses usam pretas no FH e vermelhas no BH.

Eu pessoalmente nunca percebi diferenças entre as cores de borrachas no quesito controle ou efeito, porém, devo ressaltar que também nunca gostei de usar ao mesmo tempo duas borrachas iguais no conjunto. Isso torna a analise menos confiável.

Porém, não sei se por coincidência ou não todas as borrachas vermelhas que tive duraram menos que as pretas.

De forma alguma esta seria uma dúvida idiota. É uma curiosidade que até já foi bastante discutida aqui (https://mesatenista.net/forum/8-materiais/81867-pergunta-idiota-8d.html#81914).

Existem as evidências científicas, as quais não vale a pena ir a fundo aqui (mas dá uma olhada no tópico acima, pois tem alguma coisa), e as impressões práticas, que são mais palpáveis. Neste sentido, numa estatística bruta, senti a maioria das minhas borrachas pretas com um pouco mais de efeito, durabilidade e minimamente mais duras em relação aos mesmos modelos na cor vermelha, mas nada relevante ao ponto de definir por uma cor ou outra em virtude de suas diferenças. Como possíveis variáveis e margens de erro destas impressões, há de se considerar diferenças de fabricação entre exemplares (é praticamente impossível conseguir uniformidade total de fabricação quando o material em questão é borracha), que não sou um jogador de alto nível (logo não uso o material no limite do seu desempenho), possíveis desvios de interpretação do desempenho (sensibilidade), etc.

Resumindo? Se é só por curiosidade, vá a fundo, pois conhecimento é sempre bem vindo. Mas se a dúvida é por aspectos práticos, não se preocupe, porque estas diferenças não farão diferença no seu desempenho.

Abraços!!!

Hahah, obrigado pela milésima vez, Alcir.