E ai pessoal? Tem um robopong newgy 2000 aqui no clube onde bato uma bolinha, só que é para bolinhas de 38mm, to pensando em converter ele para 40mm sem ter que comprar peças, já dei uma olhada e algumas partes terão que ser torneadas para passar a bolinha de 40mm, mas estou aqui querendo saber se alguém já fez isso, ou se conhece alguém que já fez, sugestões são bem vindas.
Fizemos isso em um robô da ACEL- Londrina, vc terá que tornear em alguns pontos, vai ter que alargar o canal onde passam as bolas e vai ter que mudar levemente a posição da cabeça que joga as bolas alguns mm para frente, pois se não fizer isto as bolas costumam enroscar um pouco.
Já to trabalhando na conversão, tive que tornear aquela “roda” onde é preso as “pás” na base do robô, alarguei o “trilho” por onde as bolinhas são levadas para a cabeça, agora falta tornear a parte interna do cano que fica na cabeça. Por enquanto tá dando tudo certo, eu tenho um torno, mas se tivesse uma fresadora ai sim seria ótimo. Me diz uma coisa, vocês tornearam tbem o disco que impulsiona as bolinhas? Pergunto pq este disco é para 38mm, então, pelos meus calculos é preciso tirar 2mm do diâmetro dele para compensar os 2 mm a mais das bolinhas.
Zédubreju. O disco que impulsiona a bolinha, eu desgastei com ele ligado, e fui meio que torneando a “olho”. Penso que se vc tem um torno fica bem melhor.
Eu acho que não precisarei desbastar o disco, pois a cabeça lançadora tem uma base emborrachada que pressiona a bolinha contra o disco, eu diminui o tamanho dessa mola em 2mm e a base desceu então 2 mm. Já terminei e montei, falta agora levar ao clube e testar.
Beleza, depois conte como ficou, se funcionou bem.
Opa! Conto sim, enquanto isso se você ainda não viu então dê uma olhada no meu canal no youtube, eu já fiz um lançador de bolinhas apelidado de “Maria Fumaça”, também fiz um apanhador de bolas. Segue o link do robô: http://www.youtube.com/watch?v=HIMtHxMLO58
Ptz, vc é bom :lol:
Bem que poderia inventar um ipong nacional baratim :evil:
[quote=“Betimmm” post=97885]Ptz, vc é bom :lol:
Bem que poderia inventar um ipong nacional baratim :evil:[/quote]
ipong sem oscilação não é difícil de fazer não, se vc entrar no youtube vai achar um cara aki do Brasil que fez um robopong bem legal, parece que ele tá querendo industrializa-lo.
Não precisei avançar a cabeça, o que eu fiz foi rebaixar cerca de 2 mm aquela base que pressiona a bolinha contra o disco, pois esta base tem uma mola embaixo e qdo a bolinha esta sendo impulsionada pelo disco esta base sobe e é como se ela desse um chute na trazeira da bolinha fazendo com que a mesma bata na borda da saida da cabeça lançadora. O robô foi usado hoje e foi novidade aqui no clube, pois a maioria da molecada só tinha visto um na internet, está funcionando bem.
Conversão já concluida com sucesso, robô já está sendo usado nos treinos para iniciantes. Não posso dizer que foi fácil a conversão, pois tive que usar um torno para tornear algumas partes e também tive que construir peças cilindricas para lixar e prender algumas partes no torno, muito trabalhoso. Agora já tem alguns possíves “clientes” me procurando para fazer a tal conversão, atenderei, mas não será de graça, preciso valorizar o meu trabalho e visto que comprar um kit para upgrade sai por cerca de R$1.500,00 acho que cobrar uns R$300,00 tá bem barato. O que acham??
Acho R$ 300,00 um preço justo. Apanhamos muito até conseguir achar os ajustes certos. O Ernesto pai de um dos alunos, fez as adaptações e para fazer o ajuste final, foi muito trabalhoso. Hj o robot está no RS, na Colonia Japonesa de Ivoti, doada pela ACEL-Londrina.