contusões, dores, etc

fale quais as contusões q vcs já tiveram por causa do tenis de mesa

Isso é comigo mesmo! Posso falar com toda autoridade. :lol:
Eu, que nunca treinei à Vera, sempre tive dores terríveis no ombro direito e nos 2 joelhos. Meu ombro doía tanto que dificilmente eu conseguia jogar 2 dias em sequência. Tinha que ir na terça, sossegar na quarta, e só na quinta é que tinha condições novamente de entrar na mesa…
Agora imaginem se eu treinasse p/ valer… Acho que já teria mudado de esporte.

Olha ai Nakata, que nesse negocio de dor de treino eu so pareo duro hein?
To sempre quebrado, nas costas, nas pernas, debaixo do braco, e depois que comecei a jogar classineta, no pulso tambem (pulso eh uma m*). Por sorte, joelho eu raramente senti.

Depois de torneio (desses que varam o dia e vao noite adentro) entao, alemozinho jah me perguntou “Benötigen Sie etwas Unterstützung? (Do you need some support?)”, tal meu lastimavel estado.

Nunca lesionei nada pra valer. Mas direto tô sentindo fatiga muscular, também pudera, eu adoro treinar, fazer um monte de lançamento, bater bola até cair de cansado…

Treino às 2ª, 4ª e 6ª, esses dias o meu joelho esquerdo começou a doer. Acho q é pq tenho a mania, de por exemplo qdo efetuo um saque, bato o pé no chão, acho q isso tá me prejudicando…
Semana passada tive q interromper uma partida e colocar gelo, pq tava doendo pacas, tbm pudera, treinei praticamente todos os dias durante 2 semanas me preparando para um torneio na associação q participo, mas valeu a pena, ganhei a 2º divisão, agora sou nível A !! hehehehehehhe

Mas realmente o meu maior problema é joelho! Alias, os dois… o meu o ligamento do meu joelho direito está rompido há uns 4 anos, mas não foi por causa de tênis de mesa não!
Só dá pra jogar tênis de mesa pq sou destro, quero dizer meu pé de apoio é o esquerdo, senão tava fud…hehehehe agora estou tentando colocar menos força nos treinamentos, partidas sem valer nada, isso só faz desgastar o corpo… Tenho 22 anos, se não me cuidar, qdo chegar aos 30 estarei num cadeira de rodas! hehehehehehehe 8O :smiley:

t+

Ultimamente tenho sentido dores no ombro. É como se fosse fisgada, porém, ainda tenho condições de jogo em certos dias. Mas tem dias que eu não consigo nem bater bola.
Problemas como esse são frutos da falta de aquecimento, ou o mal aquecimento. Porém eu me preocupo, pois aqueço regularmente, sem erros, e sinto essas dores no ombro. Mais graças a deus ta melhorando, e vamo vê no que que da =]

Abraços

Bruno__

Legal ter tocado nesse ponto. O aproveitamento de treino e performance de jogo podem ser criticamente afetadas por falta de aquecimento e alongamento.
É incrível como consigo melhores resultados, mais disposição, velocidade e resistência quando faço um bom trabalho de alongamento antes e depois do treino.
Vou passar aqui umas dicas pra fazer isso, caso interesse a alguém:

Para aquecimento:

Antes de alongar os músculos, é importante aquecê-los, aumentando a elasticidade dos mesmos. Isso porque os grupos musculares são compostos por fibras, parecidas com fios. Ao realizar um movimento, o que ocorre é o tensionamento e relaxamento dessas fibras em determinados ritmo e intensidade. Caso a fibra muscular não esteja bem preparada para se deformar e recuperar a forma original de forma satisfatória, cãibras podem surgir. É mais fácil trabalhar um material aquecido e mais flexível do que um frio e rígido.
Correr por 5 minutos, é uma boa maneira de aquecer vários grupos musculares de uma só vez. Pular corda, também.

Para alongamento:

Depois que as fibras musculares atingiram boa elasticidade, podemos esticá-las, afim de condicioná-las aos esforços que se seguirão. É como a preparação para encher um balão de festa: primeiro você dá aquela esticada, para que ele não ofereça tanta resistência à deformação pela injeção de ar e não estoure antes de haver tomado o tamanho desejado.
Alongamento é uma atividade simples, à princípio. Basta dobrar alguns membros e você estará se alongando. Mas há algo importante a ser ressaltado aqui. O mais importante no alongamento é se alongar (não diga!). Não adianta seguir receitas de alongamento do tipo: estenda o braço em direção ao outro ombro, segurando-o pelo cotovelo e conte até 20. Se depois do 20, você ainda não estiver bem alongado, grande perda de tempo! O essecial é que você sinta o músculo sendo esticado e aquecido até um ponto confortável. A sensação de um alongamento bem feito é muito prazerosa.
Pra fechar, só uns pontos que devem ser observados:

  • não force demais, estique mais à medida que for sentindo o músculo ceder. Tensão grande repentina pode causar choque e mais dores.
  • não o faça se mexendo, para que o alongamento do grupo muscular em trabalho seja proveitoso é interessante que seja aplicada uma força contínua e constante sobre o mesmo. Ficar dando “puxões” não ajuda em nada.

Fora isso, existem alimentos que contribuem com substâncias extremamente benéficas para a atividade muscular. Como a banana que possui potássio, bom preventor e combatente da acidose lática. Boa quantidade de proteínas e carboidratos providenciam energia e precisam ser repostas constantemente.

Tem outro tipo de dor que eu sinto. Quando eu enfrento aquele jogador que acerta tudo e faz um ponto atrás do outro me dá uma dor de cabeça… :roll:

Na hora que de uma dor de cabeça em vc, vc pega e da um duplo twist carpado, q vc ate ganha de W.O aheuaeuhuaeh =P
Mais falando serio, as vezes pode ser nervosismo que causa essas dores em você. Fale com seu tecnico, para ver se ele te ajuda, eu falaria =]

Abraços

Bruno__

Já cansei de falar Bruno. Ele e todos os demais jogadores que treinavam comigo sempre disseram a mesma coisa: a causa das minhas dores no ombro é força que eu faço unicamente com o braço, ao invés de utilizar todo o corpo, num swing natural. E pq eu faço isso? Pq eu não sou rápido o bastante p/ fazer esse tipo de movimento e retornar à posição original a tempo de golpear bem equilibrado novamente (recovery time). Por isso msm eu tenho um melhor aproveitamento no início do treino, pq depois de algumas horas meu jogo não rende + nada.

Uhm, o aproveitamento dos treinos deve ser o melhor motivo para fazer um bom trabalho de aquecimento e alongamento, potencializa a resistência muscular.

O MItidieri tambem tocou no assunto. Depois que passei a jogar no estilo classineta, meu pulso foi pro espaco. Acho que e por ser um tipo de movimento que nao fazemos em nenhuma outra circunstancia.
Tambem ouvi de um amigo classineta que ele teve que fazer fisioterapia com acompanhamento medico pois havia perdido totalmente a forca da mao.

Tive problemas nos 2 joelhos, devido ao impacto e a falta de alongamento. Hoje, após alguns anos de fisioterapia, não tenho mais dores, claro que antes de qualquer jogo o alongamento é necessário.
Sobre o pulso dos classinetas, não tive esse problema ainda… Tenta alongar bem o pulso antes dos jogos, para evitar problemas futuros.

Bom, ultimamente, tinho tido fortes dores na panturrilha esquerda, umas fisgadas estranhas que realmente doem. E os dois joelhos estão começando a me preocupar. Eu faço alongamento, mas acho que pular corda está prejudicando meus joelhos.