Com a finalidade de ajudar em nossos treinamentos, buscando corrigir nossas principais falhas, os atletas da Unicap (meu clube) acordamos que a partir de agora realizaremos estatísticas dos nossos jogos. Fiquei responsável pela confecção da planilha uniformizada que será utilizada.
Consulto os companheiros para saber quais as opções que esta planilha deve ter. Já tenho algumas opções em mente (ex: erro de ataque, erro de saque, erro não forçado, falha em recepção e etc.). Quais opções esta planilha deverá conter?
Alguém aqui já trabalhou com estatísticas de Tênis de Mesa? Alguém tem algum modelo ou coisa do gênero?
Quando esta planilha estiver pronta, colocarei para download aqui no site, pois tenho certeza que será de grande utilidade para toda a comunidade.
Olá Mazinho, acho que será um planilha única porém individual por atleta, sendo assim, acredito ser importante, datas de 1 a 31 para controlar os dias de treinos, hora inicial e final, para calcular as horas de treino, desta forma se terá um indice “K” de erro e acerto, pela quantidade de treino, ou seja quanto mais treinar mais o “K” de um atleta se alterará.
Sendo que para erro o atleta deve procurar o “K” zero.
E para acerto o atleta deve procurar um “K” de 100.
esta planilha servirá para fazer estatísticas dos jogos em competições. Ex: analisaremos quantos foram os erros de ataque, de defesa, de recepção, quais os locais mais vulneráveis…
Neste caso deverá conter bolas recebidas em backside e foreside, recebimento de saques em backside e foreside, longos, curtos, terceiras bolas a favor e contra vixi… é dificil pois no jogo tem muitas variantes a serem analisadas, mais principio é uma otima ideia, porém é importantissimo a pessoa que vai avaliar, acho até dificil ser feita por apenas uma pessoa.
bem Mazinho, tenho uma sugestão que poderia ser agregada em algum ponto desta planilha tipo: ‘garantir a eficácia da 3ª bola em 80%’ traduzindo: faria um treinamento tipo saque/saida com 10 tentativas, para se atingir a meta o jogador deveria acertar 8
Alem de ter muitas variantes, ainda varia de adversário para adversário, neste caso eu acho que a planilha deveria privelegiar somente os erros cometidos e trabalhar estes erros pois em confrontos não se deve avaliar acerto, o acerto neste caso é sempre positivo, teremos então uma planilha de erros, ficará até mais facil de se conduzir a construção da mesma, além de identificar o nosso principal ponto fraco, onde, neste caso o maior número de adversarios diferentes é super benefico, pois ao cometermos os mesmos erros com adversários que tem jogos diferentes com certeza, saberemos onde realmente trabalharmos no treinamento.
Maza, nós do Itaim jah traalhamos com isso, o Lincon deve ter um modelo dessa planilha…A gente usou bem isso ano passado no regionais e abertos e isso ateh q ajudou um poko…
Eu acho que trabalhar em cima de estatística é que faz a diferença para o alto nível.Já vi técnicos em mundialitos trabalhando em cima disso, faltou tempo e disposição prá desenvolver algo.O importante é um sistema de marcações rápido , onde o assistente faz as anotações no decorrer de uma partida e treinos… É isso aí!!!
Minha opinião é que deveriam ser feitas 2 planilhas com estatísticas diferentes, 1 para treino e 1 para jogo… A de treino diria o que ele erra com mais freqüência em treino, seria mais para evolução pessoal. A de jogo seria para analise do jogo contra determinado oponente examinando o que fazer para jogar melhor contra esse oponente posteriormente…
outro ponto importante que eu esqueci poderia ser em relação ao adversário. se ele é destro ou canhoto; caneta, classico ou classineta; atacante, defensivo para ve em qual estilo está com mais dificuldade e melhorar em treino
hmm , meu professor fez algo semelhante , ele deu uma tabelinha pra cada jogador com os sets e tinha as bolas ( saque , segunda , terceira,quarta , quinta , recepção ) aih enquanto 2 jogavam outros 2 completavam a tabelinha pro pessoal que tava jogando ,aih marcavam os erros e acertos em cada bola… o resultado final foi muito interessante , mostrou onde estava a maioria dos erros …
Uma idéia que tive certa vez seria o atleta filmar todos os seus jogos em campeonatos e analizar com técnicos de tenis de mesa ou aqui mesmo no fórum, fariamos um banco de dados com partidas analisadas procurando identificar as falhas mais frequentes, erros de posicionamento, questões táticas e técnicas, a atuação dos técnicos e árbitros, se o material do jogador está adequado para seu estilo de jogo e como poderia melhorar. Quem está de fora analisa melhor. O ideal seria que os clubes de tenis de mesa tivessem filmadora, ou os atletas fariam uma “vaquinha” e comprariam.
Ola Masinho, segundo eu fui informado quando eu passei uma temporada em Fortaleza, e tambem ja havia observado…O Adriano deve ajudar nesse sentido, pois o mesmo nao larga de seu caderminho de estatisticas seja em treinamentos ou Jogos…
Ola Adriano, estamos esperando suas dicas!
abracos
Smorigo