Considerações sobre a 16ª edição do Mundialito

Era minha intenção ter publicado algo sobre a competição anteriormente, mas por uma série de motivos (o principal a falta de paciência para escrever) isso não foi possível.

Publicarei uma série de mensagens, cada uma com um tema diferente, pois do contrário o texto ficaria muito extenso. Nesta primeira mensagem abordarei o nível técnico da competição:

Nível Técnico:

O nível técnico dos jogadores presentes ao evento foi muito bom. Uma competição internacional não precisa necessariamente de chineses para ser considerado um grande evento. Claro que os chineses sempre fazem falta, afinal são os melhores jogadores do mundo, mas a presença da China numa competição não significa que os jogos serão excelentes. Já cansei de assistir a jogos entre chineses que foram completamente enfadonhos (plasticamente falando). Na verdade foram poucos os grandes jogos aos quais assisti onde os chineses estivessem à mesa. Sob o ponto de vista técnico os jogos entre chineses são os melhores para serem assistidos, mas para “apreciar” uma partida prefiro 1000 vezes um jogo entre 2 europeus, que atuam com maior liberdade, onde os rallies são bem constantes.

Vladimir Samsonov deu um verdadeiro espetáculo na competição. É impressionante o controle que “Vladi” possui. Com todo aquele tamanho ele acaba se movimentando muito pouco e, mesmo com sua (apenas) aparente lerdeza, consegue chegar sempre inteiro na jogada. Samsonov não possui golpes muito potentes, mas sua regularidade e precisão são até irritantes! O camarada parece que não erra! Sempre coloca a bola onde o adversário é obrigado a fazer malabarismo para pegar a bolinha. É uma pena que eu tenha perdido (por estar fazendo turismo na manhã de sábado. Sair do Recife para o Rio apenas para ver bolinha num vale muito a pena…) exatamente seu jogo contra Adrian Crisan, onde o bielo-russo foi obrigado a salvar alguns match points. Comentou-se muito que este teria sido o melhor jogo da competição.

Schlager voltou a me surpreender, pois não esperava uma atuação tão boa do austríaco. Quem assistiu ao seu jogo contra Lundqvist pode notar toda sua versatilidade e principalmente sua frieza nos momentos mais adversos. Apesar da derrota perante Samsonov, ele voltou a mostrar que não foi campeão mundial por acaso.

Na competição feminina é que as chinesas não me fizeram nenhuma falta! Adoro ver as européias jogando, principalmente Tamara Boros e Mihaela Steff. Por sinal as duas se enfrentaram na primeira semifinal do domingo e considero que aquele foi o melhor jogo do dia. Eu estava muito curioso para ver uma tal de Renata Strbikova atuando. Não me decepcionei. A garota jogou muito! Seu jogo contra Aya Umemura foi simplesmente fantástico. Infelizmente a coitada levou uma pisa feia de Liu Jia, que por sinal esteve tecnicamente impecável e finalmente tirou o “pé da lama”.

Assim, fiquei extremamente satisfeito em ver atletas do porte de Vladimir Samsonov, Ryu Seung Min, Werner Schlager, Tamara Boros, Mihaela Steff, entre outros, em ação.

Na próxima mensagem falarei sobre o desempenho dos brasileiros. Quem quiser pode ir dando sua opinião.

Abraços,

Mazinho