Conjunto para treito / conjunto para jogo

Opa, manda que me interessa.

Só para descontrair, quando você estiver meio cabisbaixo porque não está conseguindo fazer algo durante o treino, pense como o Xu Xin está se sentindo:

https://www.youtube.com/watch?v=helMPXG0BYs

espero que não haja problema em postar o vídeo aqui já que é discussão sobre treino

Isso que é o mais importante Nasche. Veja o nível que o Xu Xin está e veja como ele se preocupa em melhorar fundamentos. Muitos atletas chegam num nível bom e param simplesmente. E digo mais, observe que ele está treinando fundamento básico (saque e recepção). Pareço um robô, mas quando digo que drive e volume de jogo por si só não ganha jogo é por causa disso. Mandei a foto a você por MP.

Bom pessoal, realmente treinar com uma raquete muito diferente da que se joga é complicado porque a dinâmica é outra e nesse esporte precisamos de uma memória mecânica apurada, mas no meu estágio atual senti ser mais produtivo no momento usar uma raquete mais lenta, ainda que com borrachas bastante rápidas.

Eu não vinha com problemas jogando com raquete de carbono, mas estavam me faltando algumas “marchas intermediárias”. Era bola forte ou muito passiva enquanto com uma madeira eu ainda tenho velocidade suficiente quando solto o braço, mas fica mais natural jogar ativamente sem ser necessariamente para definir os pontos e a colocação de bola também melhorou.

Outro ponto positivo é que fica mais tranquilo para o parceiro de treino manter a bola em jogo nessas bolas intermediárias propiciando mais repetições e logo melhor aproveitamento do tempo de treino.

Basicamente dei um tempo para as raquetes OFF e OFF+ para treinar com uma OFF- sem carbono na composição. Em um primeiro momento foi possível sentir um resultado positivo nos drills, mas com aproximadamente duas semanas de treino tenho conseguido bater adversários que não tinha conseguido bater anteriormente jogando clássico (minha bagagem maior era como caneteiro) e tenho feito partidas bem melhores com alguns colegas de treino comentando positivamente essa evolução.

Conclusão é que no momento a melhor opção não seria usar um material mais lento para o treino do que o utilizado para o jogo, mas para alguém que vinha de raquetes de madeira com borrachas antigas, agora usando borrachas tensionadas muito rápidas uma raquete mais lenta permite um jogo muito mais efetivo e consistente sem perder o poder de definição.