Confiança no tênis de mesa

Na minha opinião,o tênis de mesa é um esporte em que a parte emocional é extremamente decisiva para se ganhar jogos e melhorar o nível técnico.
A confiança é muito importante…
Alguma vez vocês já perderam a confiança e começaram a errar coisas básicas?
E qual a opinião de vocês sobre a confiança?
No meu caso é tipo uma bola de neve:um erro pode gerar muitos outros

Se eu já perdi a confiança alguma vez? É mais fácil perguntar quantas vezes eu joguei confiante hahaha :smiley: meu desempenho seria melhor se eu não me preocupasse com resultado. Eu nunca começo confiante e depois perco a confiança. Ou eu começo muito lerdo, sem confiança e só errando, e permaneço assim até o fim(como em guarulhos no brasileiro) ou começo confiante e permaneço assim tb. Eu raramente perco o ritmo da partida se estiver bem, mas se estiver mal, dificilmente consigo voltar no set seguinte melhor psicologicamente.

Eu tenho mais confiança contra jogadores que já conheço. Quando enfrento um desconhecido sempre começo o jogo em ritmo mais lento para ver do que ele é capaz. Mas quando lidero com folga o início do jogo ocorre um problema comigo: começo a ter excesso de confiança e tentar jogadas mais difíceis, o que gera muitos erros. E isso pode levar a um caminho sem volta, depois pode ser difícil voltar ao estado mental original.

Exemplo disso ocorreu comigo, olha só o cara ganhou o 1° set depois fiz 2x1 no que era pra ser o ultimo 10x5 pra mim, saquei e fui querer fechar o ponto bonito, final da história… tomei uma baita virada… :cry:

Abraços,

Bob

Eu sou muito confiante no meu jogo.
São raras as vezes que fico inseguro (isso só acontece, quando erro bolas faceis): no ultimo torneio baiano teve uma partida que perdi por isso.
Não fico inseguro pelo adversário ser forte. Gosto de jogar bem, mesmo que eu perca.
Adoro ser favorito. Não sei porque, mas isso me motiva e jogo bem mais qu o normal.
E adoro torcida… hehehehe
Agora o que me deixa aborrecido e que faz com que o jogo perca a graça, é quando o adversário é desonesto. Isso me desmotiva. E eu não consigo jogar chateado.
Gosto de uma boa partida, mesmo quando sou derrotado.

Ola Jadson, acredito que alem de mim, outros tambem nao entenderam como um adversario pode ser desonesto num jogo…acredito que somente o juiz poderia ser desonesto num jogo e influir no resultado…para deixar mais claro, de uns exemplos para gente…

abracos

smorigo

Como o adversário pode ser desonesto?
Smorigo, vc não sabe?
vamos listar:

  • molhando a bola pra sacar;
  • dizendo que o saque do adversário foi net sem ter sido;
  • dizendo que a bola pegou na casquinha (sendo que a bola passou a mais de 30cm da mesa);
  • falando que uma bola da mesa ao lado que caiu na nossa área de jogo atrapalhou sua devolução, sendo que ele já havia rebatido a bola quando a outra bola adentrou na nossa área;
  • trocando de raquete nos intervalos do set (sem informar a ninguém);
  • sacando escondido (as vezes saca corretamente para ludibriar o juiz);
  • etc.
    Tudo isso influencia no resultado ou não? 8)

Olá!

Essa questão de confiança é uma questão muito complicada pra mim.
Nos meus jogos eu inicialmente estou sempre muito confiante, porém se um deternado set eu perder os 4 primeiros pontos, as coisas começam a desaber. Não é assim se eu fizer os primeiros e sofre 8, por exemplo e, nos sets seguintes tudo começa do zero com uma certa vantagem (confiança) pra mim se eu vencer o anterior.
A questão da desonestidade existe por exemplo seu adversário negar que sofreu uma casquinha. Isso me irrita muito. E quem atua bem irritado?

Até

particularmente eu gosto de atuar irritado, isso me motiva mais ainda a ganhar dele. qdo o adversário esta te ironizando, rindo da sua cara, fazendo gestos obcenos qdo vc vira p/ pegar a bolinha e vc so fika sabendo no final, com torcida contra e ainda + sde for uma pessoa q n tem bom relacionamento é tdo um estimulo maior ainda p/ vence-lo e desabar no final.

em relação a confiança tive o msm problema do bob em petropolis. o jogo tava pau a pau, 2 x 2, parcias apertadas. no ultimo set fui abrindo vantagem, cheguei a 10 a 2. qdo ele feiz 10 x 8, minha confiança caiu drasticamente, mas ainda s tive força psicologicamente pra acertar um drive mas o cara volta na casquinha, a partir dai meu psicologico acabou. resultado 13x 11, vaga nas quartas pra ele.

O pior é qdo o cara fala naqueles pontos decisivos:

  • pegou na casquinha.

sendo que não pegou. aí o cara ainda fala:

  • vc pode até ganhar mas vai ter a consciencia de que pegou e a partida será injusta

acreditam nisso? eu inclusive tenho o jogo filmado, e dá pra ver nitidamente que não pegou na casqunha.

Bom, eu tenho um problema sério com confiança. E o meu é contrário da maioria - Eu jogo melhor com torcida contra.
Antes de voltar a jogar TM, eu era goleiro de Handebol da minha cidade, e isso me tornava meio que inimigo dos adversários né, e aí acostumei a jogar com torcida contra, e hoje em dia jogo muito com torcida a favor, como ontem em um torneio que disputei, e aí acontecem duas coisas: 1º - Acabo sentindo o “peso” da torcida e jogando mau.
2º - Acabo perdendo a confiança por achar que tenho que ganhar por causa deles, é mole?

Mas é assim mesmo, devagar se controla o psicológico e aí a torcida some, pois você está tão concentrado que nem vê, e acho que isso o que é o ideal, hehehe
O problema é fazer né? Quem souber como nos ensine, por favor!!!

o meu problema é que no jogo eu fico meio preso…

nos treinamentos , batebola eu jogo mt bem e tal… mas no jogo mesmo eu fico com mais medo de arriscar um golpe mais forte.

Eu concordo com voces, todos nòs temos em algum momento crises de confianca no esporte. Sò conheco tres coisas que podem diminui-las: treinar, treinar e treinar. Isto te da seguranca nos fundamentos, e te permite concentrar no que està acontecendo no jogo: estrategias do adversario, pontos fortes e fracos, etc… (e nao porque o seu drive nao funciona, por exemplo).

Quanto a casquinha, certa ou errada, podemos perder o jogo porque nos desestabilizamos (è humano). Mas uma partida se ganha com 33 ou com 55 pontos ganhos, no minimo, entao um ponto - estatisticamente - faz pouca diferenca. Ficar com raiva de um ponto e perder a partida acontece com qualquer um, mas nao è sò isso que faria um adversario inferior ganhar.