Componentes de uma raquete

Boas!

Poderiam me indicar para que servem os diversos materiais das raquetes de TM?
Tipo, em que altera o nº de camada de madeira?que propriedades tem cada tipo de madeira? para que serve a esponja e a grossura da mesma? qual a diferença dos pinos? que tipo sde borracha existem?

Agradecia os esclarecimentos,
Cumprimentos.

São muitas informações que já foram postadas na seção de materiais, vá até lá e leia os tópicos antigos.

Eu sempre faço isto (ler todos os tópicos) e também utilizo a busca.

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Raquetes (Racket) – Tipos e Formas de uso

Os tipos de raquetes estão diretamente relacionados ao estilo de jogo e a intenção do atleta.

Podem ser fabricadas com uma, cinco ou sete lâminas e ter inserido nestes conjuntos até 15% (em relação à espessura) de fibras sintéticas como carbono, alumínio, kevlar, fiber glass, titânio entre outros materiais exóticos. Tais materiais proporcionam diferentes graus de rigidez ao conjunto, diferenciando a sensação dos golpes.

Estilos de empunhadura (Grip)

   Estilo Clássico (Shake hand)

As madeiras Clássicas (shakehand blades) têm características que servem a jogadores defensivos, atacantes e para aqueles que utilizam todos os tipos de golpe sem estilo especifico (All round).

•Defensivos - Madeiras com um shape (forma) mais alongado e feito com lâminas naturais que absorvem a velocidade da bola (DEF, defensive). São consideradas chochas ou lentas se comparadas com os outros tipos, pois produzem um som cavo, mais grave, quando golpeiam a bola.

•All Rounds – Como este tipo de jogador atua variando sua estratégia de acordo com a necessidade às vezes atacando e na seqüência seguinte defendendo, próximo e afastado da mesa, as lâminas (conjunto de camadas da raquete) são mais firmes e velozes que as defensivas, também sendo consideradas madeiras boas de controle (ALL). É um estilo generalista, ideal para desenvolver habilidades.

•Atacantes – As mais duras e sólidas, pois buscam imprimir velocidade nos golpes, dificultando o domínio e controle para jogadores iniciantes. Mesmo entre as madeiras consideradas OFF (Offensive) há grandes diferenças de toque e dureza, não sendo impossível encontrar madeiras ALL entre estas. O som produzido é extremamente agudo, próximo ao timbre metálico.

A denominação “estilo clássico” é uma alusão direta a forma tradicional de empunhar a raquete como no tênis, o esporte que originou o ping pong e posteriormente evolui-o para o TM, semelhante a um aperto de mão, em inglês shake hand.

Utiliza a face anterior (fore hand) e a face posterior (back hand) para efetuar os golpes, também conhecida como estilo europeu devido à sua esmagadora utilização neste continente. São oferecidas várias opções de acabamento e tipos de cabo (handle shape):

1.ST- Straight (reto)
2.FL- Flared (inclinado)
3.AN- Anatomic (anatômico)
4.Conic (Cônico)

Curiosamente, as raquetes desenvolvidas para jogadores defensivos absorvem a velocidade e imprimem pouca energia aos golpes, possuindo assim uma performance muito semelhante aos materiais comercializados para iniciantes, tendo apenas o acabamento aprimorado e custando vários dólares a mais. Preço médio: Us$ 10.00 - Us$ 170.00.

    Caneta chinesa (Chinese grip) 

Raquete arredondada, com o cabo visivelmente menor em relação à clássica, é fabricada em vários tamanhos e com diferentes combinações de materiais. Obviamente sua principal escola é a China.

O termo em inglês pen holder (segurando a pena, caneta) gerou o apelido garfinho (Brasil) e a denominação lapicero (caneta esferográfica) em espanhol. O material de cobertura tradicionalmente adotado nas décadas de 70, 80 e 90 foi o pino curto, os jogadores posicionados muito próximos à mesa, bloqueando e contra-atacando com golpes velozes e curtos no tempo um de bola.

As variações recentemente introduzidas (classineta) foram fundamentais para uma adaptação aos novos padrões de jogo. Formas de uso como utilizar as costas da raquete (reverse pen holder back hand) e a adoção de borrachas lisas nos dois lados colocam este estilo tradicional bem situado no cenário internacional. É também chamado “Estilo Asiático”.

Preço médio: Us$ 10.00 - Us$ 120.00

 Caneta japonesa (Japonese Grip)

Diferencia-se do estilo chinês principalmente pelo desenho mais retangular da lâmina (área menor) e pela empunhadura mais saliente, visando aumentar a capacidade de imprimir velocidade aos golpes (30%).

Os dedos posicionam-se um pouco mais profundamente na parte posterior e o dedo indicador fica encaixado no cabo. Esta empunhadura utilizada em combinação com borrachas de alta aderência permite execução de poderosos golpes de fore hand e exige aprimorado preparo físico, pois a movimentação busca ser intensa visto os golpes terem amplitude maior e distinta execução da esquerda para a direita quanto ao posicionamento do corpo.

A cobertura é utilizada somente na parte anterior da raquete e golpeia as bolas no lado direito, no centro e na esquerda com a mesma superfície.

As madeiras são fabricadas com todos as combinações de material, sendo as mais apreciadas as confeccionadas de uma única lâmina natural, com espessura entre 7mm e 10mm, extraída de árvores originárias do Japão as quais o tempo de desenvolvimento e amadurecimento beira os 200 anos, o hinoki.

Preço médio: Us$ 10.00 - Us$ 250.00

Obrigado hinoki pela explicaçao.
Desculpa mas nao encontrei um topico sobre o assunto, se calhar nao fiz pesquisa muito profunda…
Tenho outra duvida, a minha pega e classica e observo uma coisa curiosa em certas raquetes…
A vibraçao da madeira das raquetes e menor em certos sitios, tenho uma que bate a bola com menos força na ponta.
Será isto normal, e acontece em todas a raquetes? ou sera da ma qualidade da raquete?

Cumps.

Todas as madeiras próximo a borda externa tem mais ou menos vibração, a idéia de utilizar materiais como carbono, verniz (acabamento externo) e outros materiais é justamente para minimizar esta diferença.

O centro da raquete é a área mais firme, compacta e propícia a não vibrar, quando há este fenômeno pode ser irregularidade na lâmina ou característica do material.