Em fóruns estrangeiros está acontecendo um debate interessante sobre os dois primeiros jogadores do ranking mundial. Uma das questões levantadas é o porque de Ma Long não conseguir títulos nos grandes eventos e Zhang Jike papar tudo.
Um hipótese foi citada: Ma Long foi levado ao CNT (China National Team) muito cedo, com 16 anos e preparado para ser campeão de tudo. Por isso ele teria crescido com a pressão constante para desempenhar e quando chega na hora H ele falha. Lembrando que ML já participou de 3 mundiais e 2 copas do mundo e não chegou na final em nenhuma destas 5 ocasiões.
Zhang Jike, na contramão, sempre foi o “rebelde”, tendo sido até afastado do CNT por algum tempo. Depois conseguiu retornar e o motivo se ser campeão em grandes eventos é que cresceu jogando sem pressão.
Mas no confronto direto Zhang é um autêntico freguês de Ma Long, tendo vencido pouquíssimas vezes seu concorrente.
E aí, o que acham? Ma Long é melhor que Zhang Jike por vencê-lo constantemente? Ou Zhang é melhor por ter os títulos mais importantes?
Acho que o melhor é quem consegue ser eficiente nos momentos decisivos.
Diversas vezes ganho do pessoal aqui da minha cidade, mas em torneios nao tenho o mesmo rendimento deles. É mais ou menos por aí. hahaah sou um fracassado
Bom dia caros mesatenista…
Na minha humilde opinião o que foi determinante para o ma long foi ter pego o wang hao na semi do mundial e tambem na eliminatórias para olimpíadas (me corrigem se estiver errado), por incrível q pareça o Wang Hao detona o Ma Long em contra partida o Ma Long destrói o Zhang Jike e Zhang Jike não deixa o Wang Hao nem respirar.
Concluindo parece um equilíbrio de forças entre os três melhores (China) do mundo, por tanto Ma long teve um pouco de falta de sorte no momento do sorteio das chave (falando do mundial, pois campeão esta automaticamente na copa do mundo e olimpíadas) só sobrou disputar vaga contra seu principal algoz.
Ma Long enfrentou Wang Hao nas semifinais do Mundial de 2011, de fato. Porém, não houveram “eliminatórias para olimpíadas” onde eles se enfrentaram, e afinal, Wang Hao conquistou sua vaga via ranking mundial, logo não participando de qualquer classificatória para as olimpíadas. E quanto ao “Wang Hao detonar o Ma Long”, se vc verificar o confronto direto, o equilíbrio é impressionante.
Enfim, acho natural o interesse geral em comparar e tentar chegar num denominador comum a respeito do “grande campeão”. Porém, na minha perspectiva em relação ao esporte (qualquer esporte), a questão “X é melhor que Y” só se aplica em casos extremos (quando o desnível é bastante grande), onde a chance de um vencer outro é mínima. Para mim, no esporte, o que vale é o momento do jogo, portanto eu acredito no “estar melhor” (naquele jogo) e não no “ser melhor”.
Desta forma, acredito que títulos fazem dos jogadores “grandes” e não “melhores”, pois isto deve se evidenciar na mesa e não nos podiums. No caso específico de Ma Long X Zhang Jike, não acho possível apontar os títulos do Zhang Jike como evidência de superioridade.
Abraços!!!
Realmente uma comparação difícil… mais é evidente que o Zhang Jike tem mais qualidades… pelo menos é o que acho! rsrsrs
Acontece algo parecido com alguns jogadores de Tenis de Campo.
O jogador não conseguir jogar bem contra um adversário específico. Eu lembro um caso do Sampras que dificilmente ganhava de um outro jogador (que nem era top 10) quando cruzava com ele antes da final. Mas esse outro jogador, no geral, perdia mais que ele.
Então acho que pode ser um caso desse, o Zhang Jike não encontra o jogo do Ma Long, mas no geral ele é melhor contra os outros jogadores.
E nesse caso, não seria um problema psicológico de pressão dos campeonatos.